Fábulas de uma Neverneverland: globalização, melodrama e absurdo no cinema de Aki Kaurismäki
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21788 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo analisar os melodramas de Aki Kaurismäki, especificamente a trilogia dos "vencidos": Nuvens Passageiras (1996), O Homem Sem Passado (2002) e Luzes na Escuridão (2006). Tendo como lastro os conceitos de "absurdo" e "globalização" propostos, respectivamente, por Albert Camus e Milton Santos, perceberemos como esses filmes retratam o paradoxo entre a gratuidade da existência, proposta pela filosofia existencialista, e o pragmatismo do tempo presente. Ao mesmo tempo, observaremos como o diretor se faz valer da noção de absurdo como potência política para desvelar contradições do mundo globalizado. Neste sentido, buscaremos compreender como Kaurismäki transforma tais aspectos em linguagem cinematográfica, além de analisarmos em que medida seus filmes dialogam com o gênero melodramático. |
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Fábulas de uma Neverneverland: globalização, melodrama e absurdo no cinema de Aki KaurismäkiGlobalizaçãoAbsurdoMelodramaLinguagem cinematográficaMelodrama no cinemaGlobalizaçãoKaurismäki, Aki, 1957-GlobalizationAbsurdityMelodramaO presente estudo tem por objetivo analisar os melodramas de Aki Kaurismäki, especificamente a trilogia dos "vencidos": Nuvens Passageiras (1996), O Homem Sem Passado (2002) e Luzes na Escuridão (2006). Tendo como lastro os conceitos de "absurdo" e "globalização" propostos, respectivamente, por Albert Camus e Milton Santos, perceberemos como esses filmes retratam o paradoxo entre a gratuidade da existência, proposta pela filosofia existencialista, e o pragmatismo do tempo presente. Ao mesmo tempo, observaremos como o diretor se faz valer da noção de absurdo como potência política para desvelar contradições do mundo globalizado. Neste sentido, buscaremos compreender como Kaurismäki transforma tais aspectos em linguagem cinematográfica, além de analisarmos em que medida seus filmes dialogam com o gênero melodramático.This study aims to analyze the melodramas of Aki Kaurismäki, specifically the “looser trilogy": Drifiting Clouds (1996), The Man Without a Past (2002) and Lights in the Dusk (2006). Taking as a basis the concepts of "absurdity" and "globalization" proposed by Albert Camus and Milton Santos, we will see how these films reflect the paradox between the gratuitousness of existence proposed by existentialist philosophy and the pragmatism of the present time. At the same time, we will observe how the director makes use of the notion of absurdity as a political power to unveil contradictions of the globalized world. In this sense, we will try to understand how Kaurismäki transforms these aspects into cinematographic language, besides analyzing to what extent his films dialog with the melodramatic genre.145f.Bragança, MaurícioBaltar, MarianaPinto, PedroCastro, Caio Neves2021-04-28T17:12:46Z2021-04-28T17:12:46Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCASTRO, Caio Neves de. Fábulas de uma Neverneverland: globalização, absurdo e melodrama no cinema de Aki Kaurismaki. 2017. 145f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) ) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21788Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-30T20:54:12Zoai:app.uff.br:1/21788Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:15:16.022844Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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