Avaliação do impacto da implantação de sistemas de gerenciamento informatizado em laboratórios acadêmicos de pesquisa em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Timoteo, Margareth de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28457
http://dx.doi.org/10.22409/ppgcm.2021.d.20298811634
Resumo: Objetivos: Boas Práticas de Laboratório (BPL) aumentam a qualidade e a rastreabilidade dos resultados gerados nas pesquisas em Ciências Médicas. No entanto, fatores incluindo alta rotatividade de pessoal, recursos insuficientes e falta de formação de gestores para gerenciamento, podem limitar sua implementação em laboratórios de pesquisa e centros de saúde acadêmicos. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo avaliar a aplicabilidade de softwares e sistemas informatizados, como ferramentas no apoio ao gerenciamento de laboratórios e centros acadêmicos de pesquisa clínica e da saúde. Para tal, esse trabalho foi dividido em duas seções: (i) uma Revisão de Escopo visando identificar as evidências de utilização de ferramentas digitais no gerenciamento de laboratórios acadêmicos da área da saúde, e como estas se relacionam às diretrizes das BPL e BPLC; (ii) um Estudo de Caso, que investigou a implementação de um software de gerenciamento num laboratório de pesquisa clínica de um Hospital Universitário. Métodos: Para a Revisão de Escopo, foram seguidos os critérios do PRISMA-ScR e desenvolvidas estratégias para a busca de artigos em três bases de dados que respondessem a uma pergunta estruturada, utilizando uma variante da estratégia PICOS: “Quais são as ferramentas digitais para gerenciamento de laboratórios acadêmicos da área da Saúde?”. Critérios de exclusão foram aplicados, selecionando 21 estudos sobre os quais foram realizadas avaliações críticas e mapeamento dos dados. Para o Estudo de Caso, um sistema de gerenciamento de laboratório gratuito (Quartzy, Quartzy Inc., EUA) foi selecionado por oferecer módulos para a gestão de equipamentos, comunicações, inventário, documentos, pessoal e compras. Sua implementação na Unidade de Pesquisa Clínica do Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (UPC/HUAP/UFF), foi acompanhada desde a adaptação do programa de gerenciamento e treinamento de pessoal até o estabelecimento de uma plataforma de equipamentos multiusuários. A percepção da equipe sobre a implementação foi avaliada qualitativamente através de questionários estruturados e grupos focais. Resultados: A revisão de literatura identificou sistemas informatizados voltados a uma gama de diferentes funções gerenciais sendo desenvolvidos desde 1980. Ainda que poucos estudos apresentassem avaliação dos impactos de suas implementações, foram identificadas evidências de melhora ou modificações no fluxo de trabalho dos laboratórios testados, e todos puderam ser relacionados a algum item dos Princípios de Boas Práticas de Laboratório da OCDE. Os resultados do Estudo de Caso mostraram que o sistema de gerenciamento informatizado, combinado com uma gestão eficiente, conseguiu melhorar a organização, comunicação e envolvimento dos membros do laboratório, que relataram que o sistema é de fácil utilização e capaz de facilitar a independência dos membros do grupo. No entanto, também foram percebidos a necessidade de treinamento e gerenciamento constantes. Conclusão: Os resultados do Estudo de Caso mostraram que um sistema informatizado de gerenciamento laboratorial foi capaz de contribuir no cumprimento dos Princípios de Boas Práticas Laboratoriais em um laboratório acadêmico de pesquisa clínica, mesmo dentro de limitações de uma Instituição acadêmica pública.
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Para tal, esse trabalho foi dividido em duas seções: (i) uma Revisão de Escopo visando identificar as evidências de utilização de ferramentas digitais no gerenciamento de laboratórios acadêmicos da área da saúde, e como estas se relacionam às diretrizes das BPL e BPLC; (ii) um Estudo de Caso, que investigou a implementação de um software de gerenciamento num laboratório de pesquisa clínica de um Hospital Universitário. Métodos: Para a Revisão de Escopo, foram seguidos os critérios do PRISMA-ScR e desenvolvidas estratégias para a busca de artigos em três bases de dados que respondessem a uma pergunta estruturada, utilizando uma variante da estratégia PICOS: “Quais são as ferramentas digitais para gerenciamento de laboratórios acadêmicos da área da Saúde?”. Critérios de exclusão foram aplicados, selecionando 21 estudos sobre os quais foram realizadas avaliações críticas e mapeamento dos dados. Para o Estudo de Caso, um sistema de gerenciamento de laboratório gratuito (Quartzy, Quartzy Inc., EUA) foi selecionado por oferecer módulos para a gestão de equipamentos, comunicações, inventário, documentos, pessoal e compras. Sua implementação na Unidade de Pesquisa Clínica do Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (UPC/HUAP/UFF), foi acompanhada desde a adaptação do programa de gerenciamento e treinamento de pessoal até o estabelecimento de uma plataforma de equipamentos multiusuários. A percepção da equipe sobre a implementação foi avaliada qualitativamente através de questionários estruturados e grupos focais. Resultados: A revisão de literatura identificou sistemas informatizados voltados a uma gama de diferentes funções gerenciais sendo desenvolvidos desde 1980. Ainda que poucos estudos apresentassem avaliação dos impactos de suas implementações, foram identificadas evidências de melhora ou modificações no fluxo de trabalho dos laboratórios testados, e todos puderam ser relacionados a algum item dos Princípios de Boas Práticas de Laboratório da OCDE. Os resultados do Estudo de Caso mostraram que o sistema de gerenciamento informatizado, combinado com uma gestão eficiente, conseguiu melhorar a organização, comunicação e envolvimento dos membros do laboratório, que relataram que o sistema é de fácil utilização e capaz de facilitar a independência dos membros do grupo. No entanto, também foram percebidos a necessidade de treinamento e gerenciamento constantes. Conclusão: Os resultados do Estudo de Caso mostraram que um sistema informatizado de gerenciamento laboratorial foi capaz de contribuir no cumprimento dos Princípios de Boas Práticas Laboratoriais em um laboratório acadêmico de pesquisa clínica, mesmo dentro de limitações de uma Instituição acadêmica pública.Objectives: Good Laboratory Practice (GLP) increases the quality and traceability of results generated in medical sciences research. However, factors including high staff turnover, insufficient resources, and lack of training for management can limit its implementation in research laboratories and academic health centers. In this context, this work aimed to evaluate the applicability of software and computerized systems as tools to support the management of laboratories and academic centers for clinical and health research. To this end, this work was divided into two sections: (i) a Scoping Review aimed at identifying evidence of the use of digital tools in the management of academic laboratories in the health area, and how these relate to the GLP and GCLP guidelines; (ii) a Case Study, which investigated the implementation of a management software in a clinical research laboratory of a University Hospital. Methods: For the Scoping Review, the PRISMA-ScR criteria were followed, and strategies were developed to search for articles in three databases that answered a structured question, using a variant of the strategy PICOS: "What are the digital tools for management of academic laboratories in the health area?”. Exclusion criteria were applied, selecting 21 studies on which critical assessments and data mapping were performed. For the Case Study, a free Laboratory Management System (Quartzy, Quartzy Inc., USA) was selected for offering modules for managing equipment, communications, inventory, documents, personnel and purchasing. Its implementation in the Clinical Research Unit of the Antônio Pedro University Hospital of the Fluminense Federal University, was followed from the adaptation of the personnel management and training program to the establishment of a multi-user equipment platform. The team's perception of the implementation was qualitatively assessed through structured questionnaires and focus groups. Results: The literature review identified computerized systems aimed at a range of different managerial functions being developed since 1980. Although few studies presented an assessment of the impacts of their implementations, evidence of improvement or changes in the workflow of the tested laboratories was identified, and all could be linked to some item of the OECD Principles of Good Laboratory Practice. The results of the Case Study showed that the computerized management system, combined with efficient management, managed to improve the organization, communication, and involvement of laboratory members, who reported that the system is easy to use and able to facilitate the independence of the members of the group. However, the need for constant training and management was also perceived. Conclusion: The results of the Case Study showed that a computerized laboratory management system was able to contribute to the fulfillment of the Principles of Good Laboratory Practice in an academic clinical research laboratory, even within the limitations of a public academic institution.125 f.Cavalcanti, Ismar Limahttp://lattes.cnpq.br/3897507589015450Alves, Gutemberg Gomeshttp://lattes.cnpq.br/7503865274831337Cruz Filho, Rubens Antunes dahttp://lattes.cnpq.br/0698685289408113Xavier, Analúcia Rampazzohttp://lattes.cnpq.br/1450682878713091Pinto, Andréa Vaz Braga: http://lattes.cnpq.br/0091949675262370Caldas, Luiz Querino de Araújohttp://lattes.cnpq.br/5297504001053779Zambuzzi, Willian Fernandohttp://lattes.cnpq.br/9087428606376572http://lattes.cnpq.br/6220190873832236Timoteo, Margareth de Oliveira2023-04-05T11:58:40Z2023-04-05T11:58:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfTIMOTEO, Margareth de Oliveira. Avaliação do impacto da implantação de sistemas de gerenciamento informatizado em laboratórios acadêmicos de pesquisa em saúde. 2021. 125 f. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, Faculdade de Medicina, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28457http://dx.doi.org/10.22409/ppgcm.2021.d.20298811634CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-06-05T19:23:19Zoai:app.uff.br:1/28457Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:56:43.024792Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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