Denunciar e anunciar?: tendências da produção de conhecimento sobre bibliotecas escolares no Brasil – 1972 a 2013

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Debora Santos de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2449
Resumo: Aborda através de artigos sobre biblioteca escolar encontrados na Base Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação, Biblioteconomia e Arquivologia (BRAPCI) a presença e/ou ausência sobre a questão na pesquisa científica e as vertentes discutidas nos periódicos dos anos de 1972 a 1976 e 2009 a 2013. Aponta os fundamentos e conceitos do tema biblioteca escolar e a importância do assunto a ser discutido nos cursos de graduação em Biblioteconomia. Distingue os artigos sobre biblioteca escolar dos cinco primeiros anos (1972 a 1976) inseridos na base de dados e posteriormente realiza-se uma análise comparativa com os cinco últimos anos (2009 a 2013) inseridos na base sobre a temática. Por meio dos resultados revela a produção de artigos sobre o tema bibliotecas escolares no campo informacional, como também analisa suas formas de abordagens. Em suma, propõe que a questão das bibliotecas escolares seja discutida e evidenciada nas universidades e indica que novas alternativas de forma criativa e ousada sejam colocadas por meio dos bibliotecários escolares para a resolução dos problemas apontados nas discussões em artigos
id UFF-2_cc0315f955feba4d149fd55aeabb0722
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/2449
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Denunciar e anunciar?: tendências da produção de conhecimento sobre bibliotecas escolares no Brasil – 1972 a 2013BiblioteconomiaBiblioteca escolarBibliotecário escolarBiblioteconomiaBiblioteca escolarBibliotecárioBiblioteconomiaBiblioteca escolarBibliotecário en la escuelaAborda através de artigos sobre biblioteca escolar encontrados na Base Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação, Biblioteconomia e Arquivologia (BRAPCI) a presença e/ou ausência sobre a questão na pesquisa científica e as vertentes discutidas nos periódicos dos anos de 1972 a 1976 e 2009 a 2013. Aponta os fundamentos e conceitos do tema biblioteca escolar e a importância do assunto a ser discutido nos cursos de graduação em Biblioteconomia. Distingue os artigos sobre biblioteca escolar dos cinco primeiros anos (1972 a 1976) inseridos na base de dados e posteriormente realiza-se uma análise comparativa com os cinco últimos anos (2009 a 2013) inseridos na base sobre a temática. Por meio dos resultados revela a produção de artigos sobre o tema bibliotecas escolares no campo informacional, como também analisa suas formas de abordagens. Em suma, propõe que a questão das bibliotecas escolares seja discutida e evidenciada nas universidades e indica que novas alternativas de forma criativa e ousada sejam colocadas por meio dos bibliotecários escolares para a resolução dos problemas apontados nas discussões em artigosDirección a través de los artículos sobre la biblioteca escolar que se encuentran en la Base Referencial de artículos de periódicos en Ciência de la Información, Biblioteconomía y Arquivologia (BRAPCI) la presencia y/o ausencia sobre el tema en la investigación científica y los aspectos que se tratan em los periódicos de años desde 1972 a 1976 y de 2009 a 2013. Señala los fundamentos y conceptos del tema biblioteca escolar y la importância del cuestión a tratar en los cursos del graduación en Biblioteconomia. Distingue los artículos sobre la biblioteca escolar de los primeros cinco años (1972 a 1976) insertado en la base de datos y despúes realiza un análisis comparativo con los últimos cinco años (2009 a 2013) insertado en la base sobre el tema. Por medio de los resultados revela la producción de artículos sobre el tema de las bibliotecas escolares en el campo informativo, como también analiza sus formas de enfoques. En resumen, propone que la cuestión de las bibliotecas escolares se discute y se pone de manifiesto en las universidades e indica que nuevas alternativas creativamente y con valentía se colocan a través del bibliotecários escolares para la resolución de los problemas mencionados en las discusiones de los artículosFreitas, Lídia Silva deSouza, Joice Cleide Cardoso Ennes deCabral, Rosimere MendesOliveira, Debora Santos de2016-10-13T17:01:56Z2016-10-13T17:01:56Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2449Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-21T19:54:29Zoai:app.uff.br:1/2449Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-21T19:54:29Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Denunciar e anunciar?: tendências da produção de conhecimento sobre bibliotecas escolares no Brasil – 1972 a 2013
title Denunciar e anunciar?: tendências da produção de conhecimento sobre bibliotecas escolares no Brasil – 1972 a 2013
spellingShingle Denunciar e anunciar?: tendências da produção de conhecimento sobre bibliotecas escolares no Brasil – 1972 a 2013
Oliveira, Debora Santos de
Biblioteconomia
Biblioteca escolar
Bibliotecário escolar
Biblioteconomia
Biblioteca escolar
Bibliotecário
Biblioteconomia
Biblioteca escolar
Bibliotecário en la escuela
title_short Denunciar e anunciar?: tendências da produção de conhecimento sobre bibliotecas escolares no Brasil – 1972 a 2013
title_full Denunciar e anunciar?: tendências da produção de conhecimento sobre bibliotecas escolares no Brasil – 1972 a 2013
title_fullStr Denunciar e anunciar?: tendências da produção de conhecimento sobre bibliotecas escolares no Brasil – 1972 a 2013
title_full_unstemmed Denunciar e anunciar?: tendências da produção de conhecimento sobre bibliotecas escolares no Brasil – 1972 a 2013
title_sort Denunciar e anunciar?: tendências da produção de conhecimento sobre bibliotecas escolares no Brasil – 1972 a 2013
author Oliveira, Debora Santos de
author_facet Oliveira, Debora Santos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Lídia Silva de
Souza, Joice Cleide Cardoso Ennes de
Cabral, Rosimere Mendes
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Debora Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteconomia
Biblioteca escolar
Bibliotecário escolar
Biblioteconomia
Biblioteca escolar
Bibliotecário
Biblioteconomia
Biblioteca escolar
Bibliotecário en la escuela
topic Biblioteconomia
Biblioteca escolar
Bibliotecário escolar
Biblioteconomia
Biblioteca escolar
Bibliotecário
Biblioteconomia
Biblioteca escolar
Bibliotecário en la escuela
description Aborda através de artigos sobre biblioteca escolar encontrados na Base Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação, Biblioteconomia e Arquivologia (BRAPCI) a presença e/ou ausência sobre a questão na pesquisa científica e as vertentes discutidas nos periódicos dos anos de 1972 a 1976 e 2009 a 2013. Aponta os fundamentos e conceitos do tema biblioteca escolar e a importância do assunto a ser discutido nos cursos de graduação em Biblioteconomia. Distingue os artigos sobre biblioteca escolar dos cinco primeiros anos (1972 a 1976) inseridos na base de dados e posteriormente realiza-se uma análise comparativa com os cinco últimos anos (2009 a 2013) inseridos na base sobre a temática. Por meio dos resultados revela a produção de artigos sobre o tema bibliotecas escolares no campo informacional, como também analisa suas formas de abordagens. Em suma, propõe que a questão das bibliotecas escolares seja discutida e evidenciada nas universidades e indica que novas alternativas de forma criativa e ousada sejam colocadas por meio dos bibliotecários escolares para a resolução dos problemas apontados nas discussões em artigos
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-13T17:01:56Z
2016-10-13T17:01:56Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/2449
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/2449
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044688898752512