Denunciar e anunciar?: tendências da produção de conhecimento sobre bibliotecas escolares no Brasil – 1972 a 2013

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Debora Santos de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2449
Resumo: Aborda através de artigos sobre biblioteca escolar encontrados na Base Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação, Biblioteconomia e Arquivologia (BRAPCI) a presença e/ou ausência sobre a questão na pesquisa científica e as vertentes discutidas nos periódicos dos anos de 1972 a 1976 e 2009 a 2013. Aponta os fundamentos e conceitos do tema biblioteca escolar e a importância do assunto a ser discutido nos cursos de graduação em Biblioteconomia. Distingue os artigos sobre biblioteca escolar dos cinco primeiros anos (1972 a 1976) inseridos na base de dados e posteriormente realiza-se uma análise comparativa com os cinco últimos anos (2009 a 2013) inseridos na base sobre a temática. Por meio dos resultados revela a produção de artigos sobre o tema bibliotecas escolares no campo informacional, como também analisa suas formas de abordagens. Em suma, propõe que a questão das bibliotecas escolares seja discutida e evidenciada nas universidades e indica que novas alternativas de forma criativa e ousada sejam colocadas por meio dos bibliotecários escolares para a resolução dos problemas apontados nas discussões em artigos