“No good, brave causes left”? : O fim do império e o teatro de John Osborne na Inglaterra dos anos 1950

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Thiago Romão de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15842
Resumo: A dissertação analisa a percepção social e os impactos causados pelo fim do império na Inglaterra dos anos 1950, principalmente com relação aos impactos no âmbito ideológico. Levando em conta as diversas modificações na economia e na política capitalistas de fins do século XIX, abordarei, a partir da noção gramsciana de hegemonia, a maneira que o fim do império no pós-Segunda Guerra repercutiu nessa sociedade. Para isso, são utilizadas como fontes as peças e escritos de John Osborne, controverso dramaturgo da época, precursor de um novo movimento teatral que possui relações específicas com o tema do fim do império. A partir da biografia de John Osborne, buscando ressaltar a especificidade, a riqueza e as contradições de sua obra, inserindo-a no contexto do cenário teatral inglês da época, tratarei de dissecar os principais aspectos da visão de mundo do autor que, a meu ver, sintetiza as contradições do seu tempo, apontando seus principais pontos de crítica à sua época, as rupturas e permanências presentes em sua obra com relação à ideologia imperial nesse crucial período da história do Império Britânico. A dissertação analisa a percepção social e os impactos causados pelo fim do império na Inglaterra dos anos 1950, principalmente com relação aos impactos no âmbito ideológico. Levando em conta as diversas modificações na economia e na política capitalistas de fins do século XIX, abordarei, a partir da noção gramsciana de hegemonia, a maneira que o fim do império no pós-Segunda Guerra repercutiu nessa sociedade. Para isso, são utilizadas como fontes as peças e escritos de John Osborne, controverso dramaturgo da época, precursor de um novo movimento teatral que possui relações específicas com o tema do fim do império. A partir da biografia de John Osborne, buscando ressaltar a especificidade, a riqueza e as contradições de sua obra, inserindo-a no contexto do cenário teatral inglês da época, tratarei de dissecar os principais aspectos da visão de mundo do autor que, a meu ver, sintetiza as contradições do seu tempo, apontando seus principais pontos de crítica à sua época, as rupturas e permanências presentes em sua obra com relação à ideologia imperial nesse crucial período da história do Império Britânico
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