Hip-hop – sujeito e(m) movimento: análise discursiva da imbricação entre as materialidades linguística, imagética e musical em um videoclipe publicado no Youtube.com

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trajano, Raphael de Morais
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3342
Resumo: Filiada ao aparato teórico metodológico da Análise do Discurso (PÊCHEUX (1969); ORLANDI, 1984a), esta tese analisa o funcionamento das determinações históricas que constituem discursos do e sobre o movimento hip hop. Para tal, toma como material de análise o videoclipe Causa e efeito (BILL, 2011), publicado no Youtube.com, além das apreciações e comentários de sujeitos-internautas. Pela observação dos efeitos de sentido produzidos na imbricação material significante (LAGAZZI, 2010) entre letra, imagem e música, perpassadas pelo discurso eletrônico enquanto fundamentalmente urbano (ORLANDI, 2010), observa-se o modo histórico de constituição, formulação e circulação dos sentidos e de sujeitos que assumem posições discursivas situadas na tensão entre a reprodução de e a resistência a sentidos dominantes. Com base nas compreensões obtidas a partir das análises, promove-se uma discussão a propósito da maneira como o sujeito-rapper significa escola e educação, o que conduz a reflexões possíveis no tocante à relação entre a produção de efeitos de sentido nos imaginários do discurso hip hop e os efeitos da ligação entre sujeito, escola e trabalho enquanto evidência ideológica neoliberal. Desse modo, discute-se o que uma análise discursiva teria a dizer acerca das possibilidades de deslocamento do professor em face de determinações ideológicas que atravessam as práticas de ensino no ambiente escolar. Ademais, diante da incumbência de analisar diferentes materialidades discursivas em composição, busca-se oferecer contribuições teórico-metodológicas que acarretem avanços, principalmente, no que concerne à análise do imagético e do que se nomeou, neste trabalho, como materialidade significante da musicalidade
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