Alfabetização científica no ensino de fissão e fusão nuclear para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Suami João Martins
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4434
Resumo: Energia é um dos temas mais importantes no estudo da física no ensino básico. No atual currículo da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, o tema energia é estudado em todo o segundo ano do ensino médio. No quarto bimestre são estudados particularmente os temas energia nuclear e reações nucleares. Neste contexto, nossa proposta está focada neste bimestre. A importância deste tema é marcante, haja vista as pesquisas para o desenvolvimento da fissão nuclear controlada, à época da Segunda Guerra Mundial, terem sido um marco na história da humanidade, pois culminaram com o lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, inaugurando, assim uma nova era, a Era Nuclear. A fusão nuclear, por sua vez, é tema de pesquisas atuais devido especialmente, ao seu potencial de produção de energia e também é importante em outras áreas do conhecimento, pois em última análise, é a grande responsável pela existência e manutenção da vida em nosso planeta. Para o estudo deste importante tema da física propomos a abordagem que preconiza o uso da alfabetização científica (AC). Dentro dessa proposta mesclamos aulas mais tradicionais, quase transmissivas, com explicações na lousa e aulas com experimentos em sala de aula e também o uso de programa de computador que usa simulações. Analisamos os aspectos éticos e políticos relativos a estas pesquisas, que tiveram seu ápice durante a Segunda Guerra Mundial, e realizamos um debate cujo tema provocava a discussão entre as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Com o uso da abordagem proposta pela AC, queremos colaborar para que os estudantes, além de consolidarem os conceitos de fissão e fusão nuclear, tenham mais uma oportunidade de, através de seus estudos, se tornarem, cidadãos mais críticos, conscientes e participativos na sociedade na qual vivemos. Como produto associado a esta dissertação, elaboramos um documento a parte, capaz de ser usado por docentes do ensino básico para aplicar essa proposta em sala de aula
id UFF-2_cc3f30bfb99de14236a3eac424eaf355
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4434
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Alfabetização científica no ensino de fissão e fusão nuclear para o ensino médioEnsino de físicaAlfabetização científicaFissão e fusão nuclearEnsino de físicaEnsino médioFusão nuclearFissão nuclearEnsino de físicaAlfabetização científicaFissão e fusão nuclearEnergia é um dos temas mais importantes no estudo da física no ensino básico. No atual currículo da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, o tema energia é estudado em todo o segundo ano do ensino médio. No quarto bimestre são estudados particularmente os temas energia nuclear e reações nucleares. Neste contexto, nossa proposta está focada neste bimestre. A importância deste tema é marcante, haja vista as pesquisas para o desenvolvimento da fissão nuclear controlada, à época da Segunda Guerra Mundial, terem sido um marco na história da humanidade, pois culminaram com o lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, inaugurando, assim uma nova era, a Era Nuclear. A fusão nuclear, por sua vez, é tema de pesquisas atuais devido especialmente, ao seu potencial de produção de energia e também é importante em outras áreas do conhecimento, pois em última análise, é a grande responsável pela existência e manutenção da vida em nosso planeta. Para o estudo deste importante tema da física propomos a abordagem que preconiza o uso da alfabetização científica (AC). Dentro dessa proposta mesclamos aulas mais tradicionais, quase transmissivas, com explicações na lousa e aulas com experimentos em sala de aula e também o uso de programa de computador que usa simulações. Analisamos os aspectos éticos e políticos relativos a estas pesquisas, que tiveram seu ápice durante a Segunda Guerra Mundial, e realizamos um debate cujo tema provocava a discussão entre as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Com o uso da abordagem proposta pela AC, queremos colaborar para que os estudantes, além de consolidarem os conceitos de fissão e fusão nuclear, tenham mais uma oportunidade de, através de seus estudos, se tornarem, cidadãos mais críticos, conscientes e participativos na sociedade na qual vivemos. Como produto associado a esta dissertação, elaboramos um documento a parte, capaz de ser usado por docentes do ensino básico para aplicar essa proposta em sala de aulaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEnergy is one of the most important themes int he study of physics in the basic school. In the current minimum curriculum of the Rio de Janeiro State Education Secretary energy is studied in the whole second year of the high school. In the fourth bimester, nuclear energy and nuclear reactions are main themes. In this context, our proposal is limited to this bimester. These themes are very important, once the researches to devellop the controlled nuclear fission become a historical mark with the bombardment of Hiroshima e Nagasaki, installing the Nuclear Age. Nuclear fusion is a current research topic due to the potential of producing energy and to its importance to other fields of science, once ultimately the existence and maintenance of life on Earth depends on this process. In order to study these themes, we used the approach adopted by the scientific literacy. In this approach, we used tradictional classes, as well as experiments and computer simulations. We have also analyzed the ethic and political aspects concerning the research on nuclear physics during the II World War. Finally we realized a debate whose theme sparked the discussion among the relations of science, technology, society and enviroment. Using this approach we intend to improve the awareness and the critical judgment of our students. As a result of this dissertation, we produced another document which is able to be used by Basic School teachers in order to apply this proposal in classrooms.Silva, Ladário daOliveira, Alexandre Lopes deGonçalves, NeideBemfeito, Ana Paula DamatoRamos, Suami João Martins2017-09-05T19:34:47Z2017-09-05T19:34:47Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4434Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-17T20:06:30Zoai:app.uff.br:1/4434Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-17T20:06:30Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização científica no ensino de fissão e fusão nuclear para o ensino médio
title Alfabetização científica no ensino de fissão e fusão nuclear para o ensino médio
spellingShingle Alfabetização científica no ensino de fissão e fusão nuclear para o ensino médio
Ramos, Suami João Martins
Ensino de física
Alfabetização científica
Fissão e fusão nuclear
Ensino de física
Ensino médio
Fusão nuclear
Fissão nuclear
Ensino de física
Alfabetização científica
Fissão e fusão nuclear
title_short Alfabetização científica no ensino de fissão e fusão nuclear para o ensino médio
title_full Alfabetização científica no ensino de fissão e fusão nuclear para o ensino médio
title_fullStr Alfabetização científica no ensino de fissão e fusão nuclear para o ensino médio
title_full_unstemmed Alfabetização científica no ensino de fissão e fusão nuclear para o ensino médio
title_sort Alfabetização científica no ensino de fissão e fusão nuclear para o ensino médio
author Ramos, Suami João Martins
author_facet Ramos, Suami João Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ladário da
Oliveira, Alexandre Lopes de
Gonçalves, Neide
Bemfeito, Ana Paula Damato
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Suami João Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Alfabetização científica
Fissão e fusão nuclear
Ensino de física
Ensino médio
Fusão nuclear
Fissão nuclear
Ensino de física
Alfabetização científica
Fissão e fusão nuclear
topic Ensino de física
Alfabetização científica
Fissão e fusão nuclear
Ensino de física
Ensino médio
Fusão nuclear
Fissão nuclear
Ensino de física
Alfabetização científica
Fissão e fusão nuclear
description Energia é um dos temas mais importantes no estudo da física no ensino básico. No atual currículo da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, o tema energia é estudado em todo o segundo ano do ensino médio. No quarto bimestre são estudados particularmente os temas energia nuclear e reações nucleares. Neste contexto, nossa proposta está focada neste bimestre. A importância deste tema é marcante, haja vista as pesquisas para o desenvolvimento da fissão nuclear controlada, à época da Segunda Guerra Mundial, terem sido um marco na história da humanidade, pois culminaram com o lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, inaugurando, assim uma nova era, a Era Nuclear. A fusão nuclear, por sua vez, é tema de pesquisas atuais devido especialmente, ao seu potencial de produção de energia e também é importante em outras áreas do conhecimento, pois em última análise, é a grande responsável pela existência e manutenção da vida em nosso planeta. Para o estudo deste importante tema da física propomos a abordagem que preconiza o uso da alfabetização científica (AC). Dentro dessa proposta mesclamos aulas mais tradicionais, quase transmissivas, com explicações na lousa e aulas com experimentos em sala de aula e também o uso de programa de computador que usa simulações. Analisamos os aspectos éticos e políticos relativos a estas pesquisas, que tiveram seu ápice durante a Segunda Guerra Mundial, e realizamos um debate cujo tema provocava a discussão entre as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Com o uso da abordagem proposta pela AC, queremos colaborar para que os estudantes, além de consolidarem os conceitos de fissão e fusão nuclear, tenham mais uma oportunidade de, através de seus estudos, se tornarem, cidadãos mais críticos, conscientes e participativos na sociedade na qual vivemos. Como produto associado a esta dissertação, elaboramos um documento a parte, capaz de ser usado por docentes do ensino básico para aplicar essa proposta em sala de aula
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-05T19:34:47Z
2017-09-05T19:34:47Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4434
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4434
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044764811460608