Modelo de regressão logística aplicado a dados das áreas de Cardiologia (HUAP-UFF) e Geriatria (PNAD 2008)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobo, Viviana das Graças Ribeiro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14804
Resumo: Este trabalho teve como objetivo a aplicação do modelo de regressão logística binária multivariada na análise de dados cardiológicos (HUAP-UFF) e geriátricos (PNAD 2008). Nas duas análises, procurou-se identificar as variáveis associadas aos desfechos dicotômicos: hipertenso ou normotenso, idoso internado ou não nos ´ultimos doze meses, espectivamente. Variáveis obtidas através do Teste de Esforço (TE), tais como VO2 máx, PAS, além de outras, foram estudadas na identificação de fatores de risco para hipertensão arterial sistêmica. Nesse caso, após a análise, houve interesse em conhecer o poder preditivo do modelo, uma vez que o TE é um exame de baixo custo, disponível em muitos centros hospitalares. Verificou-se, através de algumas técnicas estatísticas, que o modelo discrimina satisfatoriamente. No caso dos idosos, vinte variáveis sócio-demográficas e relacionadas à saúde dos mesmos foram utilizadas no ajuste do modelo, levando em consideração os pesos amostrais e as informações estruturais do plano amostral da PNAD. Nenhuma análise subsequente foi levada adiante para esses dados.
id UFF-2_cc9ae73ad501461dbeef8c17b5e31f58
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14804
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Modelo de regressão logística aplicado a dados das áreas de Cardiologia (HUAP-UFF) e Geriatria (PNAD 2008)Regressão logísticaHipertensão arterialInternação de idososEstatística de saúdeRegressão logísticaHipertensãoIdosoEste trabalho teve como objetivo a aplicação do modelo de regressão logística binária multivariada na análise de dados cardiológicos (HUAP-UFF) e geriátricos (PNAD 2008). Nas duas análises, procurou-se identificar as variáveis associadas aos desfechos dicotômicos: hipertenso ou normotenso, idoso internado ou não nos ´ultimos doze meses, espectivamente. Variáveis obtidas através do Teste de Esforço (TE), tais como VO2 máx, PAS, além de outras, foram estudadas na identificação de fatores de risco para hipertensão arterial sistêmica. Nesse caso, após a análise, houve interesse em conhecer o poder preditivo do modelo, uma vez que o TE é um exame de baixo custo, disponível em muitos centros hospitalares. Verificou-se, através de algumas técnicas estatísticas, que o modelo discrimina satisfatoriamente. No caso dos idosos, vinte variáveis sócio-demográficas e relacionadas à saúde dos mesmos foram utilizadas no ajuste do modelo, levando em consideração os pesos amostrais e as informações estruturais do plano amostral da PNAD. Nenhuma análise subsequente foi levada adiante para esses dados.Santos, Dirley Moreira dosSantos, Dirley Moreira dosSanfins, Marco Aurélio dos SantosMoraes, José Rodrigo deLobo, Viviana das Graças Ribeiro2020-08-28T14:45:47Z2020-08-28T14:45:47Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLOBO, Viviana das Graças Ribeiro. Modelo de regressão logística aplicado a dados das áreas de Cardiologia (HUAP-UFF) e Geriatria (PNAD 2008). 2011 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14804http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-16T15:01:01Zoai:app.uff.br:1/14804Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:39.613867Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo de regressão logística aplicado a dados das áreas de Cardiologia (HUAP-UFF) e Geriatria (PNAD 2008)
title Modelo de regressão logística aplicado a dados das áreas de Cardiologia (HUAP-UFF) e Geriatria (PNAD 2008)
spellingShingle Modelo de regressão logística aplicado a dados das áreas de Cardiologia (HUAP-UFF) e Geriatria (PNAD 2008)
Lobo, Viviana das Graças Ribeiro
Regressão logística
Hipertensão arterial
Internação de idosos
Estatística de saúde
Regressão logística
Hipertensão
Idoso
title_short Modelo de regressão logística aplicado a dados das áreas de Cardiologia (HUAP-UFF) e Geriatria (PNAD 2008)
title_full Modelo de regressão logística aplicado a dados das áreas de Cardiologia (HUAP-UFF) e Geriatria (PNAD 2008)
title_fullStr Modelo de regressão logística aplicado a dados das áreas de Cardiologia (HUAP-UFF) e Geriatria (PNAD 2008)
title_full_unstemmed Modelo de regressão logística aplicado a dados das áreas de Cardiologia (HUAP-UFF) e Geriatria (PNAD 2008)
title_sort Modelo de regressão logística aplicado a dados das áreas de Cardiologia (HUAP-UFF) e Geriatria (PNAD 2008)
author Lobo, Viviana das Graças Ribeiro
author_facet Lobo, Viviana das Graças Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Dirley Moreira dos
Santos, Dirley Moreira dos
Sanfins, Marco Aurélio dos Santos
Moraes, José Rodrigo de
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobo, Viviana das Graças Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Regressão logística
Hipertensão arterial
Internação de idosos
Estatística de saúde
Regressão logística
Hipertensão
Idoso
topic Regressão logística
Hipertensão arterial
Internação de idosos
Estatística de saúde
Regressão logística
Hipertensão
Idoso
description Este trabalho teve como objetivo a aplicação do modelo de regressão logística binária multivariada na análise de dados cardiológicos (HUAP-UFF) e geriátricos (PNAD 2008). Nas duas análises, procurou-se identificar as variáveis associadas aos desfechos dicotômicos: hipertenso ou normotenso, idoso internado ou não nos ´ultimos doze meses, espectivamente. Variáveis obtidas através do Teste de Esforço (TE), tais como VO2 máx, PAS, além de outras, foram estudadas na identificação de fatores de risco para hipertensão arterial sistêmica. Nesse caso, após a análise, houve interesse em conhecer o poder preditivo do modelo, uma vez que o TE é um exame de baixo custo, disponível em muitos centros hospitalares. Verificou-se, através de algumas técnicas estatísticas, que o modelo discrimina satisfatoriamente. No caso dos idosos, vinte variáveis sócio-demográficas e relacionadas à saúde dos mesmos foram utilizadas no ajuste do modelo, levando em consideração os pesos amostrais e as informações estruturais do plano amostral da PNAD. Nenhuma análise subsequente foi levada adiante para esses dados.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2020-08-28T14:45:47Z
2020-08-28T14:45:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOBO, Viviana das Graças Ribeiro. Modelo de regressão logística aplicado a dados das áreas de Cardiologia (HUAP-UFF) e Geriatria (PNAD 2008). 2011 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14804
identifier_str_mv LOBO, Viviana das Graças Ribeiro. Modelo de regressão logística aplicado a dados das áreas de Cardiologia (HUAP-UFF) e Geriatria (PNAD 2008). 2011 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823561788096512