Reflexões multiculturais na educação: Contribuições de um projeto da UFRRJ através do PRONERA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Guilherme da Cunha Maurey de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24177
Resumo: A monografia visa discutir a respeito da educação do campo, tendo como indagações norteadoras: Qual a relação entre o processo de elaboração de políticas públicas educativas e movimentos sociais no sentido de defender a educação do campo como um direito social inclusivo e intercultural? Em que medida as perspectivas multiculturais educacionais em debate no contexto brasileiro superam o modelo heteronormativo existente? Como o Projeto da Licenciatura em Educação do Campo (LEC) da UFFRJ se configura como uma alternativa intercultural adotando metodologicamente a Pedagogia da Alternância? Metodologicamente, analistas clássicos da Sociologia da Educação como Marx, Durkheim e Weber servem para explicitar o papel da educação. Assim também, as contribuições de Bourdieu com os conceitos de habitus, capital cultural e capital econômico mostram a relevância das condições materiais para gerar o distanciamento social nas formas de aprendizagem no sistema escolar entre os grupos discentes. Giddens e Mills revelam a finalidade da Sociologia Escolar no currículo em termos da construção da imaginação sociológica como ferramenta epistemológica para o estranhamento e a desnaturalização dos fatos sociais, recolocando-os em sua totalidade histórica. No campo da educação, Paulo Freire, Vera Candau, Luiz Fernandes de Oliveira, Alice Akemi Yamasaki e Suely Caldart serviram para explicitar o projeto da Licenciatura de Educação do Campo (LEC) da UFFRJ, como resultado das parcerias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e dos encontros do PRONERA. Parte-se do suposto de que a Pedagogia da Alternância é uma proposta dialógica de ensino originada na didática de Paulo Freire, empregada no Projeto de Licenciatura da Educação do Campo da UFRRJ, defendendo uma política pública inclusiva e intercultural, que atende com pertinência as peculiaridades dos participantes.
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