O processo de comunicação em enfermagem no HPV e no câncer de colo de útero: uma revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Isabella Medeiros de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3309
Resumo: O estudo tem como objeto o processo de comunicação, entre o enfermeiro e as mulheres, com relação ao HPV e ao câncer de colo de útero. Os objetivos foram os seguintes: Identificar nas evidências científicas o processo de comunicação em relação ao HPV e Câncer de Colo de Útero, descrever as ações do enfermeiro e discutir a relação entre o processo de comunicação realizado pelo enfermeiro indicado pelas evidências científicas e o que é preconizado na literatura. Quanto a abordagem metodológica foi realizado uma revisão bibliográfica integrativa, com abordagem qualitativa, nas bases de dados LILACS, SCIELO, PubMed, CINAHL, entre os anos de 2004 a 2014. O resultado foi dividido em duas categorias, são elas: 1) Barreiras existentes no processo de comunicação entre o enfermeiro e o paciente e 2) O empoderamento da mulher no seu processo de saúde. Na primeira foi evidenciada as barreiras existentes de forma intrínseca no processo de comunicação do enfermeiro com as mulheres usuárias do serviço, que são: desconhecimento da mulher acerca do câncer, o baixo nível de escolaridade, a falta de conhecimento sobre o próprio corpo, a vergonha e o medo de fazer o exame, que incluem o medo dos resultados, a falta de privacidade nos exames e de humanização no atendimento, dessensibilização profissional para rotina de exames e baixa prioridade do profissional no atendimento integral das mulheres. Na segunda, o empoderamento da mulher foi apresentado como uma forma de oportunizar o engajamento das usuárias no sistema de saúde, nas ações desenvolvidas no campo da educação em saúde, para que assim se reconheçam e promovam o seu autocuidado. A conclusão quanto à atuação do enfermeiro é que há a necessidade de mudança no modelo atual das políticas públicas voltadas para a educação em saúde, mas para que isso aconteça, é preciso investir na formação de profissionais comprometidos e preparados para atuar na educação em saúde, assim como nos diferentes ciclos de vida, com os diversos determinantes do processo saúde-doença, com abordagem integral do sujeito nos muitos pontos da rede de atenção à saúde
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O resultado foi dividido em duas categorias, são elas: 1) Barreiras existentes no processo de comunicação entre o enfermeiro e o paciente e 2) O empoderamento da mulher no seu processo de saúde. Na primeira foi evidenciada as barreiras existentes de forma intrínseca no processo de comunicação do enfermeiro com as mulheres usuárias do serviço, que são: desconhecimento da mulher acerca do câncer, o baixo nível de escolaridade, a falta de conhecimento sobre o próprio corpo, a vergonha e o medo de fazer o exame, que incluem o medo dos resultados, a falta de privacidade nos exames e de humanização no atendimento, dessensibilização profissional para rotina de exames e baixa prioridade do profissional no atendimento integral das mulheres. Na segunda, o empoderamento da mulher foi apresentado como uma forma de oportunizar o engajamento das usuárias no sistema de saúde, nas ações desenvolvidas no campo da educação em saúde, para que assim se reconheçam e promovam o seu autocuidado. A conclusão quanto à atuação do enfermeiro é que há a necessidade de mudança no modelo atual das políticas públicas voltadas para a educação em saúde, mas para que isso aconteça, é preciso investir na formação de profissionais comprometidos e preparados para atuar na educação em saúde, assim como nos diferentes ciclos de vida, com os diversos determinantes do processo saúde-doença, com abordagem integral do sujeito nos muitos pontos da rede de atenção à saúdeThe object of this study is the communication process between the nurse and the women relative to the HPV as well the cervical cancer. It aimed to identify scientific evidence based about the communication process related to HPV and cervical cancer, to describe the actions taken by the nursing team and to discuss the relationship between the communication processes conducted by the nursing according to the patterns found in scientific literature related to this topic. The study had a qualitative research in which was made a bibliography revision on the following databases: LILACS, SCIELO, PubMed, and CINAHL with a time rage from 2004 to 2014. The results were divided in two main categories, 1) Existing barriers on the communication process between the nurse and the patient; and 2) The empowerment of the women in their health process. Firstly barriers were encountered intrinsically evidenced by communication among nursing towards the women that often use the health services. These barriers are: lack of awareness about cervical cancer; low level of education and a lack of consciousness about their own bodies with an embarrassed and worrying feelings of taking the screening exams. Worrying feeling, about the screening is due to the lack of privacy during the exams as well the absence of humanization of care during treatment, professional desensitization throughout routinely screening exams and low priority during integrated care of women. Secondly, the empowerment of women was presented as a good opportunity was to engage the users of health services in the developing health education actions and focusing on increasing self-care. In summary, it is possible to conclude that the nursing action towards the patient in this context has a huge relevance and there is a need of a change on the current model of public policies focused on health education. In order to make it happen, it is necessary to invest in professional health education creating committed professionals that are able to act as health educators on this topic as well all cycles of life. They also need to be able to deal with all variety of determinants of the health process, as well as the holistic approach of care to the patients in all health care levelsBraga, André Luiz de SouzaSanchez, Maritza Consuelo OrtizAlves, Marcia Rocha da SilvaSouza, Deise Ferreira deOliveira, Isabella Medeiros de2017-04-11T13:49:24Z2017-04-11T13:49:24Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOliveira, Isabella Medeiros de. O processo de comunicação em enfermagem no HPV e no câncer de colo de útero: uma revisão de literatura. 2014. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, 2014.https://app.uff.br/riuff/handle/1/3309http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-21T19:18:48Zoai:app.uff.br:1/3309Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-09-21T19:18:48Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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