Diálogos da diferença: alteridade e preconceito a partir da narrativa ficcional infantojuvenil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venancio, Milena de Azeredo Pacheco
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4012
Resumo: A pesquisa “Diálogos da diferença: alteridade e preconceito a partir da narrativa ficcional infantojuvenil” tem como objetivo compreender como se configura, nas relações de alteridade presentes em narrativas ficcionais infantojuvenis, o potencial educativo sobre a questão do preconceito, sendo o objeto de estudo a série de filmes Harry Potter. Parte-se das definições sobre aspectos do preconceito, tendo nas relações de alteridade um ponto focal. Busca-se discutir como a narrativa ficcional pode enunciar possibilidades de discussão sobre o preconceito, sob a perspectiva da hexis educativa proposta por Sodré (2013). Por fim, a abordagem teórica sustentará o estudo de caso que analisa falas específicas ao longo dos oito filmes da série Harry Potter, com base nos conceitos da sociolinguística interacional. Busca-se, portanto, mostrar como a pesquisa proposta responde à hipótese de que Harry Potter pode ser um caso que mostre como determinados elementos constitutivos da narrativa ficcional infantojuvenil podem ser vistos sob uma perspectiva educativa que propicie a reflexão sobre o tema do preconceito junto ao público
id UFF-2_cd9e2c389a6dc838d5f4730cbbea6bda
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4012
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Diálogos da diferença: alteridade e preconceito a partir da narrativa ficcional infantojuvenilComunicaçãoEducaçãoMídiaAlteridadePreconceitoNarrativa ficcional infantojuvenilComunicaçãoMídiaLiteratura infantojuvenilNarrativaPreconceitoFicçãoComunicationEducationMediaOthernessPrejudiceFictional narrative for children and teenagersA pesquisa “Diálogos da diferença: alteridade e preconceito a partir da narrativa ficcional infantojuvenil” tem como objetivo compreender como se configura, nas relações de alteridade presentes em narrativas ficcionais infantojuvenis, o potencial educativo sobre a questão do preconceito, sendo o objeto de estudo a série de filmes Harry Potter. Parte-se das definições sobre aspectos do preconceito, tendo nas relações de alteridade um ponto focal. Busca-se discutir como a narrativa ficcional pode enunciar possibilidades de discussão sobre o preconceito, sob a perspectiva da hexis educativa proposta por Sodré (2013). Por fim, a abordagem teórica sustentará o estudo de caso que analisa falas específicas ao longo dos oito filmes da série Harry Potter, com base nos conceitos da sociolinguística interacional. Busca-se, portanto, mostrar como a pesquisa proposta responde à hipótese de que Harry Potter pode ser um caso que mostre como determinados elementos constitutivos da narrativa ficcional infantojuvenil podem ser vistos sob uma perspectiva educativa que propicie a reflexão sobre o tema do preconceito junto ao públicoThe research "Dialogues of difference: otherness and prejudice from fictional farrative for children and teenagers" aims to understandhow the educational potential on the question of prejudice is configured in the relations of otherness in fictional narratives of children and teenagers, being Harry Potter film series an object of study. It starts from aspects of prejudice, having the relations of otherness as a focal point. It aims to discuss if a fictional narrative can enunciate possibilities of discussion about the prejudice, from the perspective of educational hexis by Sodré (2013). Finally, a theoretical approach supports a study that analyzes specific speeches throughout the eight Harry Potter films based on the concepts of interactional sociolinguistics. Therefore, it aims to show how the research can proves the hypothesis that Harry Potter can be an example that shows how the constituent elements of the fiction narrative for children and teenagers can be seen from an educational perspective that provides a reflection on the theme of the prejudice close to the audienceFarbiarz, AlexandreSaldanha, Patrícia GonçalvesFarbiarz, AlexandreGamba Junior, Nilton GonçalvesVenancio, Milena de Azeredo Pacheco2017-07-14T14:59:34Z2017-07-14T14:59:34Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4012Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-10T03:07:37Zoai:app.uff.br:1/4012Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:14:06.208556Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos da diferença: alteridade e preconceito a partir da narrativa ficcional infantojuvenil
title Diálogos da diferença: alteridade e preconceito a partir da narrativa ficcional infantojuvenil
spellingShingle Diálogos da diferença: alteridade e preconceito a partir da narrativa ficcional infantojuvenil
Venancio, Milena de Azeredo Pacheco
Comunicação
Educação
Mídia
Alteridade
Preconceito
Narrativa ficcional infantojuvenil
Comunicação
Mídia
Literatura infantojuvenil
Narrativa
Preconceito
Ficção
Comunication
Education
Media
Otherness
Prejudice
Fictional narrative for children and teenagers
title_short Diálogos da diferença: alteridade e preconceito a partir da narrativa ficcional infantojuvenil
title_full Diálogos da diferença: alteridade e preconceito a partir da narrativa ficcional infantojuvenil
title_fullStr Diálogos da diferença: alteridade e preconceito a partir da narrativa ficcional infantojuvenil
title_full_unstemmed Diálogos da diferença: alteridade e preconceito a partir da narrativa ficcional infantojuvenil
title_sort Diálogos da diferença: alteridade e preconceito a partir da narrativa ficcional infantojuvenil
author Venancio, Milena de Azeredo Pacheco
author_facet Venancio, Milena de Azeredo Pacheco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Farbiarz, Alexandre
Saldanha, Patrícia Gonçalves
Farbiarz, Alexandre
Gamba Junior, Nilton Gonçalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Venancio, Milena de Azeredo Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Educação
Mídia
Alteridade
Preconceito
Narrativa ficcional infantojuvenil
Comunicação
Mídia
Literatura infantojuvenil
Narrativa
Preconceito
Ficção
Comunication
Education
Media
Otherness
Prejudice
Fictional narrative for children and teenagers
topic Comunicação
Educação
Mídia
Alteridade
Preconceito
Narrativa ficcional infantojuvenil
Comunicação
Mídia
Literatura infantojuvenil
Narrativa
Preconceito
Ficção
Comunication
Education
Media
Otherness
Prejudice
Fictional narrative for children and teenagers
description A pesquisa “Diálogos da diferença: alteridade e preconceito a partir da narrativa ficcional infantojuvenil” tem como objetivo compreender como se configura, nas relações de alteridade presentes em narrativas ficcionais infantojuvenis, o potencial educativo sobre a questão do preconceito, sendo o objeto de estudo a série de filmes Harry Potter. Parte-se das definições sobre aspectos do preconceito, tendo nas relações de alteridade um ponto focal. Busca-se discutir como a narrativa ficcional pode enunciar possibilidades de discussão sobre o preconceito, sob a perspectiva da hexis educativa proposta por Sodré (2013). Por fim, a abordagem teórica sustentará o estudo de caso que analisa falas específicas ao longo dos oito filmes da série Harry Potter, com base nos conceitos da sociolinguística interacional. Busca-se, portanto, mostrar como a pesquisa proposta responde à hipótese de que Harry Potter pode ser um caso que mostre como determinados elementos constitutivos da narrativa ficcional infantojuvenil podem ser vistos sob uma perspectiva educativa que propicie a reflexão sobre o tema do preconceito junto ao público
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-14T14:59:34Z
2017-07-14T14:59:34Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4012
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4012
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823697790500864