Diálogos da diferença: alteridade e preconceito a partir da narrativa ficcional infantojuvenil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4012 |
Resumo: | A pesquisa “Diálogos da diferença: alteridade e preconceito a partir da narrativa ficcional infantojuvenil” tem como objetivo compreender como se configura, nas relações de alteridade presentes em narrativas ficcionais infantojuvenis, o potencial educativo sobre a questão do preconceito, sendo o objeto de estudo a série de filmes Harry Potter. Parte-se das definições sobre aspectos do preconceito, tendo nas relações de alteridade um ponto focal. Busca-se discutir como a narrativa ficcional pode enunciar possibilidades de discussão sobre o preconceito, sob a perspectiva da hexis educativa proposta por Sodré (2013). Por fim, a abordagem teórica sustentará o estudo de caso que analisa falas específicas ao longo dos oito filmes da série Harry Potter, com base nos conceitos da sociolinguística interacional. Busca-se, portanto, mostrar como a pesquisa proposta responde à hipótese de que Harry Potter pode ser um caso que mostre como determinados elementos constitutivos da narrativa ficcional infantojuvenil podem ser vistos sob uma perspectiva educativa que propicie a reflexão sobre o tema do preconceito junto ao público |
id |
UFF-2_cd9e2c389a6dc838d5f4730cbbea6bda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/4012 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Diálogos da diferença: alteridade e preconceito a partir da narrativa ficcional infantojuvenilComunicaçãoEducaçãoMídiaAlteridadePreconceitoNarrativa ficcional infantojuvenilComunicaçãoMídiaLiteratura infantojuvenilNarrativaPreconceitoFicçãoComunicationEducationMediaOthernessPrejudiceFictional narrative for children and teenagersA pesquisa “Diálogos da diferença: alteridade e preconceito a partir da narrativa ficcional infantojuvenil” tem como objetivo compreender como se configura, nas relações de alteridade presentes em narrativas ficcionais infantojuvenis, o potencial educativo sobre a questão do preconceito, sendo o objeto de estudo a série de filmes Harry Potter. Parte-se das definições sobre aspectos do preconceito, tendo nas relações de alteridade um ponto focal. Busca-se discutir como a narrativa ficcional pode enunciar possibilidades de discussão sobre o preconceito, sob a perspectiva da hexis educativa proposta por Sodré (2013). Por fim, a abordagem teórica sustentará o estudo de caso que analisa falas específicas ao longo dos oito filmes da série Harry Potter, com base nos conceitos da sociolinguística interacional. Busca-se, portanto, mostrar como a pesquisa proposta responde à hipótese de que Harry Potter pode ser um caso que mostre como determinados elementos constitutivos da narrativa ficcional infantojuvenil podem ser vistos sob uma perspectiva educativa que propicie a reflexão sobre o tema do preconceito junto ao públicoThe research "Dialogues of difference: otherness and prejudice from fictional farrative for children and teenagers" aims to understandhow the educational potential on the question of prejudice is configured in the relations of otherness in fictional narratives of children and teenagers, being Harry Potter film series an object of study. It starts from aspects of prejudice, having the relations of otherness as a focal point. It aims to discuss if a fictional narrative can enunciate possibilities of discussion about the prejudice, from the perspective of educational hexis by Sodré (2013). Finally, a theoretical approach supports a study that analyzes specific speeches throughout the eight Harry Potter films based on the concepts of interactional sociolinguistics. Therefore, it aims to show how the research can proves the hypothesis that Harry Potter can be an example that shows how the constituent elements of the fiction narrative for children and teenagers can be seen from an educational perspective that provides a reflection on the theme of the prejudice close to the audienceFarbiarz, AlexandreSaldanha, Patrícia GonçalvesFarbiarz, AlexandreGamba Junior, Nilton GonçalvesVenancio, Milena de Azeredo Pacheco2017-07-14T14:59:34Z2017-07-14T14:59:34Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4012Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-10T03:07:37Zoai:app.uff.br:1/4012Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:14:06.208556Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogos da diferença: alteridade e preconceito a partir da narrativa ficcional infantojuvenil |
title |
Diálogos da diferença: alteridade e preconceito a partir da narrativa ficcional infantojuvenil |
spellingShingle |
Diálogos da diferença: alteridade e preconceito a partir da narrativa ficcional infantojuvenil Venancio, Milena de Azeredo Pacheco Comunicação Educação Mídia Alteridade Preconceito Narrativa ficcional infantojuvenil Comunicação Mídia Literatura infantojuvenil Narrativa Preconceito Ficção Comunication Education Media Otherness Prejudice Fictional narrative for children and teenagers |
title_short |
Diálogos da diferença: alteridade e preconceito a partir da narrativa ficcional infantojuvenil |
title_full |
Diálogos da diferença: alteridade e preconceito a partir da narrativa ficcional infantojuvenil |
title_fullStr |
Diálogos da diferença: alteridade e preconceito a partir da narrativa ficcional infantojuvenil |
title_full_unstemmed |
Diálogos da diferença: alteridade e preconceito a partir da narrativa ficcional infantojuvenil |
title_sort |
Diálogos da diferença: alteridade e preconceito a partir da narrativa ficcional infantojuvenil |
author |
Venancio, Milena de Azeredo Pacheco |
author_facet |
Venancio, Milena de Azeredo Pacheco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Farbiarz, Alexandre Saldanha, Patrícia Gonçalves Farbiarz, Alexandre Gamba Junior, Nilton Gonçalves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Venancio, Milena de Azeredo Pacheco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Educação Mídia Alteridade Preconceito Narrativa ficcional infantojuvenil Comunicação Mídia Literatura infantojuvenil Narrativa Preconceito Ficção Comunication Education Media Otherness Prejudice Fictional narrative for children and teenagers |
topic |
Comunicação Educação Mídia Alteridade Preconceito Narrativa ficcional infantojuvenil Comunicação Mídia Literatura infantojuvenil Narrativa Preconceito Ficção Comunication Education Media Otherness Prejudice Fictional narrative for children and teenagers |
description |
A pesquisa “Diálogos da diferença: alteridade e preconceito a partir da narrativa ficcional infantojuvenil” tem como objetivo compreender como se configura, nas relações de alteridade presentes em narrativas ficcionais infantojuvenis, o potencial educativo sobre a questão do preconceito, sendo o objeto de estudo a série de filmes Harry Potter. Parte-se das definições sobre aspectos do preconceito, tendo nas relações de alteridade um ponto focal. Busca-se discutir como a narrativa ficcional pode enunciar possibilidades de discussão sobre o preconceito, sob a perspectiva da hexis educativa proposta por Sodré (2013). Por fim, a abordagem teórica sustentará o estudo de caso que analisa falas específicas ao longo dos oito filmes da série Harry Potter, com base nos conceitos da sociolinguística interacional. Busca-se, portanto, mostrar como a pesquisa proposta responde à hipótese de que Harry Potter pode ser um caso que mostre como determinados elementos constitutivos da narrativa ficcional infantojuvenil podem ser vistos sob uma perspectiva educativa que propicie a reflexão sobre o tema do preconceito junto ao público |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-14T14:59:34Z 2017-07-14T14:59:34Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4012 Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4012 |
identifier_str_mv |
Aluno de Mestrado |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823697790500864 |