O que fica quando o poeta se vai?: sujeito e sociedade nos sambas de Cartola e Nelson Cavaquinho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10127 |
Resumo: | O primeiro objetivo desta análise é investigar a tematização frequente da tristeza nas relações estabelecidas entre eu e outro nos sambas de Cartola e Nelson Cavaquinho. O outro costuma assumir a posição de interlocutor do eu nesses sambas, gerando diálogos cancionais. Chego, assim, ao segundo objetivo da dissertação: analisar a presença da estrutura dialógica e seu funcionamento na construção dessas canções. Com isso, os conceitos de endereçamento e alteridade têm fundamental importância para se definir o papel do outro nessa poética e analisar suas implicações nas relações sociais e afetivas |
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O que fica quando o poeta se vai?: sujeito e sociedade nos sambas de Cartola e Nelson CavaquinhoCartolaNelson CavaquinhoSubjetividadeSociedadeAlteridadeLiteratura brasileira - crítica e interpretaçãoTeoria da literaturaAnálise do discursoCartolaNelson CavaquinhoSubjetivitySocietyAlterityO primeiro objetivo desta análise é investigar a tematização frequente da tristeza nas relações estabelecidas entre eu e outro nos sambas de Cartola e Nelson Cavaquinho. O outro costuma assumir a posição de interlocutor do eu nesses sambas, gerando diálogos cancionais. Chego, assim, ao segundo objetivo da dissertação: analisar a presença da estrutura dialógica e seu funcionamento na construção dessas canções. Com isso, os conceitos de endereçamento e alteridade têm fundamental importância para se definir o papel do outro nessa poética e analisar suas implicações nas relações sociais e afetivasThe first objective of the analysis is to investigate the frequent thematization of sadness in the relationships between the self and the other in Cartola’s and Nelson Cavaquinho’s sambas. The other usually assumes the position of the interlocutor of the self in these sambas, creating song dialogues. Thereby, I arrive at the second objective of this dissertation: analysing the presence of a dialogical structure and its functioning in the construction of these songs. Thus, the concepts of addressing and alterity gain fundamental importance to define the role of the other in this poetics and to analyse its implications in social and affective relationships113 f.Matos, Claudia Neiva deNavarro, Roberto José BozzettiPedrosa, Celia de Moraes RegoBraga, Tatiane de Andrade2019-06-26T13:01:56Z2019-06-26T13:01:56Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10127http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-08T21:53:46Zoai:app.uff.br:1/10127Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:06:41.100409Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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