“O poder popular não precisa mais de intermediação”: populismo como estratégia comunicativa de Jair Bolsonaro nas eleições de 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Karina
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28639
Resumo: Esta dissertação se propõe a lançar luz sobre as estratégias de construção do personagem Jair Bolsonaro e de projeção de imagem pública que tornaram a sua vitória factível. Na tentativa de olhar para além de fatores tecnológicos, buscou-se demonstrar a complexidade ao redor da popularização do político Bolsonaro. Para tanto, investigou-se a centralidade de três estratégias político-comunicacionais: 1) a construção de um estilo político populista do personagem; 2) a correspondência entre este estilo e a sua circularidade em programas televisivos de dimensão similar; 3) a construção de alianças com nichos políticos das bancadas políticas como base em sua lógica comunicativa. Assim, defende-se como hipótese a centralidade estratégica e forte correlação entre a circularidade do Jair Bolsonaro em programas populares em meios de comunicação e a formação de sua imagem pública e de sua clientela política na última década. Para elaboração das chaves de leitura desta análise, empregou-se a discussão sobre populismo como um ferramental analítico e explicitou-se as narrativas que circundaram Bolsonaro e potencializaram seu impacto eleitoral. As discussões elaboradas são fundamentais para compreender a ascensão de um político de nicho, atrelado ao corporativismo e à pauta moral, para um político de massas e os fenômenos populistas de extrema-direita no Brasil e no mundo.
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