Lógica na matemática e no cotidiano: uma reflexão sobre o papel da lógica no ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13827 |
Resumo: | A mobilização do raciocínio lógico permeia diversas atividades do nosso dia a dia, entre elas, a leitura, as tomadas de decisões, as escolhas, entre outros. A partir da estruturação das formas corretas de argumentação, feita por Aristóteles, a lógica passou por diferentes processos ao decorrer dos anos, se tornando parte importante da matemática. Pela sua importância na Matemática e pelo seu caráter interdisciplinar, a Lógica pode ser utilizada para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de Matemática, não somente em relação ao simbolismo ou a fundamentação do campo, mas também na estruturação do pensamento. O intuito dessa monografia é trazer uma reflexão sobre o papel da Lógica na educação discutindo sobre seus aspectos e as possibilidades de trabalhar a Lógica no ensino de Matemática. Ao pensar em uma aprendizagem da Matemática de forma mais crítica e transformadora, o estudo da Lógica pode se fazer presente ao inserirmos conceitos de Lógica aos conteúdos matemáticos fixados no currículo da escola básica e utilizando-a como ferramenta para o ensino de outros conteúdos, fazendo correlações entre o cotidiano e a Matemática |
id |
UFF-2_ce030842069d747937b31639a9207be2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/13827 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Lógica na matemática e no cotidiano: uma reflexão sobre o papel da lógica no ensinoEnsino de lógicaLógica no cotidianoEducação críticaLógicaLógica matemáticaLogic teachingLogic in everyday lifeCitical educationA mobilização do raciocínio lógico permeia diversas atividades do nosso dia a dia, entre elas, a leitura, as tomadas de decisões, as escolhas, entre outros. A partir da estruturação das formas corretas de argumentação, feita por Aristóteles, a lógica passou por diferentes processos ao decorrer dos anos, se tornando parte importante da matemática. Pela sua importância na Matemática e pelo seu caráter interdisciplinar, a Lógica pode ser utilizada para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de Matemática, não somente em relação ao simbolismo ou a fundamentação do campo, mas também na estruturação do pensamento. O intuito dessa monografia é trazer uma reflexão sobre o papel da Lógica na educação discutindo sobre seus aspectos e as possibilidades de trabalhar a Lógica no ensino de Matemática. Ao pensar em uma aprendizagem da Matemática de forma mais crítica e transformadora, o estudo da Lógica pode se fazer presente ao inserirmos conceitos de Lógica aos conteúdos matemáticos fixados no currículo da escola básica e utilizando-a como ferramenta para o ensino de outros conteúdos, fazendo correlações entre o cotidiano e a MatemáticaThe use of logical reasoning permeates various activities of our day to day, among them, reading, making decisions, choices, among others. From the structuring of the correct forms of argumentation, made by Aristotle, logic went through different processes over the years, becoming an important part of mathematics. Because of its importance in Mathematics and its interdisciplinary nature, logic can be used to aid the teaching-learning process of mathematics, not only in relation to the symbolism or the grounding of the field, but also in the structuring of thought. The purpose of this monograph is to reflect on the role of logic in education by discussing its aspects and the possibilities of working logic in mathematics teaching. When thinking about a more critical and transformative learning of Mathematics, the study of logic can be made present when we introduce concepts of logic to the mathematical contents fixed in the curriculum of the basic school and using it as a tool for the teaching of other contents, making correlation between daily life and mathematicsSoares, Flávia dos SantosDassie, Bruno AlvesCorrêa, Marcelo da SilvaCasal, João Roberto Bêta2020-05-22T14:59:22Z2020-05-22T14:59:22Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCASAL, João Roberto Bêta. Lógica na matemática e no cotidiano: uma reflexão sobre o papel da lógica no ensino. 2018. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/13827Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-16T14:22:41Zoai:app.uff.br:1/13827Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-16T14:22:41Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lógica na matemática e no cotidiano: uma reflexão sobre o papel da lógica no ensino |
title |
Lógica na matemática e no cotidiano: uma reflexão sobre o papel da lógica no ensino |
spellingShingle |
Lógica na matemática e no cotidiano: uma reflexão sobre o papel da lógica no ensino Casal, João Roberto Bêta Ensino de lógica Lógica no cotidiano Educação crítica Lógica Lógica matemática Logic teaching Logic in everyday life Citical education |
title_short |
Lógica na matemática e no cotidiano: uma reflexão sobre o papel da lógica no ensino |
title_full |
Lógica na matemática e no cotidiano: uma reflexão sobre o papel da lógica no ensino |
title_fullStr |
Lógica na matemática e no cotidiano: uma reflexão sobre o papel da lógica no ensino |
title_full_unstemmed |
Lógica na matemática e no cotidiano: uma reflexão sobre o papel da lógica no ensino |
title_sort |
Lógica na matemática e no cotidiano: uma reflexão sobre o papel da lógica no ensino |
author |
Casal, João Roberto Bêta |
author_facet |
Casal, João Roberto Bêta |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Soares, Flávia dos Santos Dassie, Bruno Alves Corrêa, Marcelo da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casal, João Roberto Bêta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de lógica Lógica no cotidiano Educação crítica Lógica Lógica matemática Logic teaching Logic in everyday life Citical education |
topic |
Ensino de lógica Lógica no cotidiano Educação crítica Lógica Lógica matemática Logic teaching Logic in everyday life Citical education |
description |
A mobilização do raciocínio lógico permeia diversas atividades do nosso dia a dia, entre elas, a leitura, as tomadas de decisões, as escolhas, entre outros. A partir da estruturação das formas corretas de argumentação, feita por Aristóteles, a lógica passou por diferentes processos ao decorrer dos anos, se tornando parte importante da matemática. Pela sua importância na Matemática e pelo seu caráter interdisciplinar, a Lógica pode ser utilizada para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de Matemática, não somente em relação ao simbolismo ou a fundamentação do campo, mas também na estruturação do pensamento. O intuito dessa monografia é trazer uma reflexão sobre o papel da Lógica na educação discutindo sobre seus aspectos e as possibilidades de trabalhar a Lógica no ensino de Matemática. Ao pensar em uma aprendizagem da Matemática de forma mais crítica e transformadora, o estudo da Lógica pode se fazer presente ao inserirmos conceitos de Lógica aos conteúdos matemáticos fixados no currículo da escola básica e utilizando-a como ferramenta para o ensino de outros conteúdos, fazendo correlações entre o cotidiano e a Matemática |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-05-22T14:59:22Z 2020-05-22T14:59:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CASAL, João Roberto Bêta. Lógica na matemática e no cotidiano: uma reflexão sobre o papel da lógica no ensino. 2018. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. https://app.uff.br/riuff/handle/1/13827 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
CASAL, João Roberto Bêta. Lógica na matemática e no cotidiano: uma reflexão sobre o papel da lógica no ensino. 2018. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13827 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1819053626315767808 |