Lógica na matemática e no cotidiano: uma reflexão sobre o papel da lógica no ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casal, João Roberto Bêta
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13827
Resumo: A mobilização do raciocínio lógico permeia diversas atividades do nosso dia a dia, entre elas, a leitura, as tomadas de decisões, as escolhas, entre outros. A partir da estruturação das formas corretas de argumentação, feita por Aristóteles, a lógica passou por diferentes processos ao decorrer dos anos, se tornando parte importante da matemática. Pela sua importância na Matemática e pelo seu caráter interdisciplinar, a Lógica pode ser utilizada para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de Matemática, não somente em relação ao simbolismo ou a fundamentação do campo, mas também na estruturação do pensamento. O intuito dessa monografia é trazer uma reflexão sobre o papel da Lógica na educação discutindo sobre seus aspectos e as possibilidades de trabalhar a Lógica no ensino de Matemática. Ao pensar em uma aprendizagem da Matemática de forma mais crítica e transformadora, o estudo da Lógica pode se fazer presente ao inserirmos conceitos de Lógica aos conteúdos matemáticos fixados no currículo da escola básica e utilizando-a como ferramenta para o ensino de outros conteúdos, fazendo correlações entre o cotidiano e a Matemática
id UFF-2_ce030842069d747937b31639a9207be2
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/13827
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Lógica na matemática e no cotidiano: uma reflexão sobre o papel da lógica no ensinoEnsino de lógicaLógica no cotidianoEducação críticaLógicaLógica matemáticaLogic teachingLogic in everyday lifeCitical educationA mobilização do raciocínio lógico permeia diversas atividades do nosso dia a dia, entre elas, a leitura, as tomadas de decisões, as escolhas, entre outros. A partir da estruturação das formas corretas de argumentação, feita por Aristóteles, a lógica passou por diferentes processos ao decorrer dos anos, se tornando parte importante da matemática. Pela sua importância na Matemática e pelo seu caráter interdisciplinar, a Lógica pode ser utilizada para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de Matemática, não somente em relação ao simbolismo ou a fundamentação do campo, mas também na estruturação do pensamento. O intuito dessa monografia é trazer uma reflexão sobre o papel da Lógica na educação discutindo sobre seus aspectos e as possibilidades de trabalhar a Lógica no ensino de Matemática. Ao pensar em uma aprendizagem da Matemática de forma mais crítica e transformadora, o estudo da Lógica pode se fazer presente ao inserirmos conceitos de Lógica aos conteúdos matemáticos fixados no currículo da escola básica e utilizando-a como ferramenta para o ensino de outros conteúdos, fazendo correlações entre o cotidiano e a MatemáticaThe use of logical reasoning permeates various activities of our day to day, among them, reading, making decisions, choices, among others. From the structuring of the correct forms of argumentation, made by Aristotle, logic went through different processes over the years, becoming an important part of mathematics. Because of its importance in Mathematics and its interdisciplinary nature, logic can be used to aid the teaching-learning process of mathematics, not only in relation to the symbolism or the grounding of the field, but also in the structuring of thought. The purpose of this monograph is to reflect on the role of logic in education by discussing its aspects and the possibilities of working logic in mathematics teaching. When thinking about a more critical and transformative learning of Mathematics, the study of logic can be made present when we introduce concepts of logic to the mathematical contents fixed in the curriculum of the basic school and using it as a tool for the teaching of other contents, making correlation between daily life and mathematicsSoares, Flávia dos SantosDassie, Bruno AlvesCorrêa, Marcelo da SilvaCasal, João Roberto Bêta2020-05-22T14:59:22Z2020-05-22T14:59:22Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCASAL, João Roberto Bêta. Lógica na matemática e no cotidiano: uma reflexão sobre o papel da lógica no ensino. 2018. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/13827Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-16T14:22:41Zoai:app.uff.br:1/13827Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-16T14:22:41Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Lógica na matemática e no cotidiano: uma reflexão sobre o papel da lógica no ensino
title Lógica na matemática e no cotidiano: uma reflexão sobre o papel da lógica no ensino
spellingShingle Lógica na matemática e no cotidiano: uma reflexão sobre o papel da lógica no ensino
Casal, João Roberto Bêta
Ensino de lógica
Lógica no cotidiano
Educação crítica
Lógica
Lógica matemática
Logic teaching
Logic in everyday life
Citical education
title_short Lógica na matemática e no cotidiano: uma reflexão sobre o papel da lógica no ensino
title_full Lógica na matemática e no cotidiano: uma reflexão sobre o papel da lógica no ensino
title_fullStr Lógica na matemática e no cotidiano: uma reflexão sobre o papel da lógica no ensino
title_full_unstemmed Lógica na matemática e no cotidiano: uma reflexão sobre o papel da lógica no ensino
title_sort Lógica na matemática e no cotidiano: uma reflexão sobre o papel da lógica no ensino
author Casal, João Roberto Bêta
author_facet Casal, João Roberto Bêta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Flávia dos Santos
Dassie, Bruno Alves
Corrêa, Marcelo da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Casal, João Roberto Bêta
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de lógica
Lógica no cotidiano
Educação crítica
Lógica
Lógica matemática
Logic teaching
Logic in everyday life
Citical education
topic Ensino de lógica
Lógica no cotidiano
Educação crítica
Lógica
Lógica matemática
Logic teaching
Logic in everyday life
Citical education
description A mobilização do raciocínio lógico permeia diversas atividades do nosso dia a dia, entre elas, a leitura, as tomadas de decisões, as escolhas, entre outros. A partir da estruturação das formas corretas de argumentação, feita por Aristóteles, a lógica passou por diferentes processos ao decorrer dos anos, se tornando parte importante da matemática. Pela sua importância na Matemática e pelo seu caráter interdisciplinar, a Lógica pode ser utilizada para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de Matemática, não somente em relação ao simbolismo ou a fundamentação do campo, mas também na estruturação do pensamento. O intuito dessa monografia é trazer uma reflexão sobre o papel da Lógica na educação discutindo sobre seus aspectos e as possibilidades de trabalhar a Lógica no ensino de Matemática. Ao pensar em uma aprendizagem da Matemática de forma mais crítica e transformadora, o estudo da Lógica pode se fazer presente ao inserirmos conceitos de Lógica aos conteúdos matemáticos fixados no currículo da escola básica e utilizando-a como ferramenta para o ensino de outros conteúdos, fazendo correlações entre o cotidiano e a Matemática
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-05-22T14:59:22Z
2020-05-22T14:59:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CASAL, João Roberto Bêta. Lógica na matemática e no cotidiano: uma reflexão sobre o papel da lógica no ensino. 2018. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13827
Aluno de Graduação
identifier_str_mv CASAL, João Roberto Bêta. Lógica na matemática e no cotidiano: uma reflexão sobre o papel da lógica no ensino. 2018. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/13827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135312944594944