Interdisciplinaridade e Deficiência Intelectual na Educação Especial: uma Revisão Sistemática Integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30150 |
Resumo: | A presente pesquisa pretendeu Realizar uma Revisão Sistemática Integrativa de artigos sobre Educação Especial, com foco na Interdisciplinaridade, Formação de Professores e Deficiência Intelectual. O crescente número de alunos com deficiência intelectual matriculados nas escolas regulares desafia os profissionais da educação quanto à adequação do currículo escolar e da escola, para que estes estudantes tenham condições de desenvolver suas funções intelectuais e adaptativas, de acordo com suas necessidades individuais. A associação dos dois termos, interdisciplinaridade e deficiência intelectual, são os eixos norteadores deste trabalho de revisão sistemática. Este estudo analisou, em um primeiro momento, artigos do ano de 1980 a 2020, na Biblioteca virtual do Portal de Periódicos CAPES, utilizando os seguintes descritores em inglês: Deficiência Intelectual, Interdisciplinaridade e Formação de Professores. Foram encontrados 275 artigos, onde 16 artigos foram selecionados para leitura na íntegra. Em um segundo momento, foram realizadas buscas utilizando os mesmos descritores e critérios na pesquisa anterior, na página do CMPDI da UFF, a fim de verificar quantas dissertações estavam atreladas a este tema de pesquisa. Entre os anos de 2015 a 2018, foram defendidas 100 dissertações lançadas na página do curso. Foram selecionadas 07 dissertações para serem lidas na íntegra. A literatura mostrou a necessidade de capacitação de professores sobre a inclusão escolar. A formação continuada é necessária para que o educando tenha um profissional mediador do desenvolvimento cognitivo apropriado aos alunos com NEE e para que tenham condições de propor outras estratégias de ensino a esses alunos. O trabalho interdisciplinar, apesar de ser reconhecido por vários teóricos como uma ferramenta de trabalho que poderia colaborar para uma aprendizagem significativa dos alunos da educação especial, ainda precisa ser reconhecida como elemento facilitador da aprendizagem entre os profissionais da educação. Porém, é necessário que os educadores se apropriem desta nova forma de ensinar. Por fim, as escolas precisam se adequar para receber alunos com diferentes tipos de deficiência, entre elas a D.I. Tais questões dificultam a efetivação dos princípios inclusivos. |
id |
UFF-2_cf0b4fd963f108b20750aa24f7477f26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/30150 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Interdisciplinaridade e Deficiência Intelectual na Educação Especial: uma Revisão Sistemática IntegrativaInterdisciplinaridade, Deficiência Intelectual, Formação de Professores, Educação Especial, Revisão Sistemática Integrativa.Educação especial, Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação, Processo de ensino-aprendizagem, Pessoa com deficiênciaInterdisciplinarity, Intellectual Disability,Teacher Training, Special Education, Integrative Systematical ReviewA presente pesquisa pretendeu Realizar uma Revisão Sistemática Integrativa de artigos sobre Educação Especial, com foco na Interdisciplinaridade, Formação de Professores e Deficiência Intelectual. O crescente número de alunos com deficiência intelectual matriculados nas escolas regulares desafia os profissionais da educação quanto à adequação do currículo escolar e da escola, para que estes estudantes tenham condições de desenvolver suas funções intelectuais e adaptativas, de acordo com suas necessidades individuais. A associação dos dois termos, interdisciplinaridade e deficiência intelectual, são os eixos norteadores deste trabalho de revisão sistemática. Este estudo analisou, em um primeiro momento, artigos do ano de 1980 a 2020, na Biblioteca virtual do Portal de Periódicos CAPES, utilizando os seguintes descritores em inglês: Deficiência Intelectual, Interdisciplinaridade e Formação de Professores. Foram encontrados 275 artigos, onde 16 artigos foram selecionados para leitura na íntegra. Em um segundo momento, foram realizadas buscas utilizando os mesmos descritores e critérios na pesquisa anterior, na página do CMPDI da UFF, a fim de verificar quantas dissertações estavam atreladas a este tema de pesquisa. Entre os anos de 2015 a 2018, foram defendidas 100 dissertações lançadas na página do curso. Foram selecionadas 07 dissertações para serem lidas na íntegra. A literatura mostrou a necessidade de capacitação de professores sobre a inclusão escolar. A formação continuada é necessária para que o educando tenha um profissional mediador do desenvolvimento cognitivo apropriado aos alunos com NEE e para que tenham condições de propor outras estratégias de ensino a esses alunos. O trabalho interdisciplinar, apesar de ser reconhecido por vários teóricos como uma ferramenta de trabalho que poderia colaborar para uma aprendizagem significativa dos alunos da educação especial, ainda precisa ser reconhecida como elemento facilitador da aprendizagem entre os profissionais da educação. Porém, é necessário que os educadores se apropriem desta nova forma de ensinar. Por fim, as escolas precisam se adequar para receber alunos com diferentes tipos de deficiência, entre elas a D.I. Tais questões dificultam a efetivação dos princípios inclusivos.The present research aimed to accomplish an Integrative Systematical Review about Special Education articles, focused on Interdisciplinary, Teacher Training and Intellectual Disability.The growing number of students with intellectual disabilities enrolled in regular schools challenges the education professionals as school’s adequacy and school’s curriculum, in order for students to be able to develop their intellectual and adaptive functions, according to their individual needs. The association of two terms, interdisciplinarity and intellectual disability, are the guiding axes of this systematic review work. This study analyzed, in first moment, articles from 1980 to 2020, in the CAPES Virtual Library Portal, using the following English descriptors: Intellectual Disability, Interdisciplinarity and Teacher Training. Were found 275 articles, from which 16 articles were selected for full reading. In a second step, were performed searches using the same criterion and descriptors were used at the CMPDI-UFF homepage, in order to verify how many dissertations were linked to this research. Between 2015 and 2018, were defended 100 dissertations launched on the course homepage. Seven dissertations were selected to be entirely read. The literature showed a needing for teacher training about schools’ inclusion. The continued education is necessary so the student has an appropriate mediator professional of cognitive development to pupils with SEN and so that they can be able to propose other teaching strategies to these students. The interdisciplinary work, even though it is recognised by many theorists as one work tool that could collaborate for a significative learning of the special education students, still needs to be recognised as a facilitating learning element among educational professionals. However, it is necessary that educators adapt this into this new way of teaching. Lastly, schools need to be adapted to receive students with different types of disabilities, including ID. Such issues make it difficult to implement inclusive principles.92 p.Gomes, Suzete Araújo OliveiraYamasaki, Alice AkemiLehmann, Lúcia de Mello e SouzaOliveira, Aimi TanikawaSilva, Janie Garcia daCavalcanti, Diana NegrãoCarvalho, Débora Barbosa de2023-08-31T13:13:24Z2023-08-31T13:13:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO, Débora Barbosa de. Interdisciplinaridade e Deficiência Intelectual na Educação Especial : uma Revisão Sistemática Integrativa. 2020. 92 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30150CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-31T13:13:28Zoai:app.uff.br:1/30150Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:14:00.742077Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade e Deficiência Intelectual na Educação Especial: uma Revisão Sistemática Integrativa |
title |
Interdisciplinaridade e Deficiência Intelectual na Educação Especial: uma Revisão Sistemática Integrativa |
spellingShingle |
Interdisciplinaridade e Deficiência Intelectual na Educação Especial: uma Revisão Sistemática Integrativa Carvalho, Débora Barbosa de Interdisciplinaridade, Deficiência Intelectual, Formação de Professores, Educação Especial, Revisão Sistemática Integrativa. Educação especial, Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação, Processo de ensino-aprendizagem, Pessoa com deficiência Interdisciplinarity, Intellectual Disability,Teacher Training, Special Education, Integrative Systematical Review |
title_short |
Interdisciplinaridade e Deficiência Intelectual na Educação Especial: uma Revisão Sistemática Integrativa |
title_full |
Interdisciplinaridade e Deficiência Intelectual na Educação Especial: uma Revisão Sistemática Integrativa |
title_fullStr |
Interdisciplinaridade e Deficiência Intelectual na Educação Especial: uma Revisão Sistemática Integrativa |
title_full_unstemmed |
Interdisciplinaridade e Deficiência Intelectual na Educação Especial: uma Revisão Sistemática Integrativa |
title_sort |
Interdisciplinaridade e Deficiência Intelectual na Educação Especial: uma Revisão Sistemática Integrativa |
author |
Carvalho, Débora Barbosa de |
author_facet |
Carvalho, Débora Barbosa de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Suzete Araújo Oliveira Yamasaki, Alice Akemi Lehmann, Lúcia de Mello e Souza Oliveira, Aimi Tanikawa Silva, Janie Garcia da Cavalcanti, Diana Negrão |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Débora Barbosa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade, Deficiência Intelectual, Formação de Professores, Educação Especial, Revisão Sistemática Integrativa. Educação especial, Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação, Processo de ensino-aprendizagem, Pessoa com deficiência Interdisciplinarity, Intellectual Disability,Teacher Training, Special Education, Integrative Systematical Review |
topic |
Interdisciplinaridade, Deficiência Intelectual, Formação de Professores, Educação Especial, Revisão Sistemática Integrativa. Educação especial, Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação, Processo de ensino-aprendizagem, Pessoa com deficiência Interdisciplinarity, Intellectual Disability,Teacher Training, Special Education, Integrative Systematical Review |
description |
A presente pesquisa pretendeu Realizar uma Revisão Sistemática Integrativa de artigos sobre Educação Especial, com foco na Interdisciplinaridade, Formação de Professores e Deficiência Intelectual. O crescente número de alunos com deficiência intelectual matriculados nas escolas regulares desafia os profissionais da educação quanto à adequação do currículo escolar e da escola, para que estes estudantes tenham condições de desenvolver suas funções intelectuais e adaptativas, de acordo com suas necessidades individuais. A associação dos dois termos, interdisciplinaridade e deficiência intelectual, são os eixos norteadores deste trabalho de revisão sistemática. Este estudo analisou, em um primeiro momento, artigos do ano de 1980 a 2020, na Biblioteca virtual do Portal de Periódicos CAPES, utilizando os seguintes descritores em inglês: Deficiência Intelectual, Interdisciplinaridade e Formação de Professores. Foram encontrados 275 artigos, onde 16 artigos foram selecionados para leitura na íntegra. Em um segundo momento, foram realizadas buscas utilizando os mesmos descritores e critérios na pesquisa anterior, na página do CMPDI da UFF, a fim de verificar quantas dissertações estavam atreladas a este tema de pesquisa. Entre os anos de 2015 a 2018, foram defendidas 100 dissertações lançadas na página do curso. Foram selecionadas 07 dissertações para serem lidas na íntegra. A literatura mostrou a necessidade de capacitação de professores sobre a inclusão escolar. A formação continuada é necessária para que o educando tenha um profissional mediador do desenvolvimento cognitivo apropriado aos alunos com NEE e para que tenham condições de propor outras estratégias de ensino a esses alunos. O trabalho interdisciplinar, apesar de ser reconhecido por vários teóricos como uma ferramenta de trabalho que poderia colaborar para uma aprendizagem significativa dos alunos da educação especial, ainda precisa ser reconhecida como elemento facilitador da aprendizagem entre os profissionais da educação. Porém, é necessário que os educadores se apropriem desta nova forma de ensinar. Por fim, as escolas precisam se adequar para receber alunos com diferentes tipos de deficiência, entre elas a D.I. Tais questões dificultam a efetivação dos princípios inclusivos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-31T13:13:24Z 2023-08-31T13:13:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARVALHO, Débora Barbosa de. Interdisciplinaridade e Deficiência Intelectual na Educação Especial : uma Revisão Sistemática Integrativa. 2020. 92 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. http://app.uff.br/riuff/handle/1/30150 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, Débora Barbosa de. Interdisciplinaridade e Deficiência Intelectual na Educação Especial : uma Revisão Sistemática Integrativa. 2020. 92 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823697248387072 |