São Bernardo, Vidas Secas e Levantado do Chão: sagas da terra sob(re) o jugo do capital
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6571 |
Resumo: | Apoiando-se no fato de que a literatura não é mero reflexo do real, mas uma forma de representação composta por denominadores internos e externos, passível de desempenhar um papel social, o presente trabalho tem como objetivo buscar no âmbito da configuração do espaço, das personagens e dos temas mais enfáticos de São Bernardo, Vidas secas e Levantado do chão a menção simbólico-crítica ao capitalismo, responsável por relevar a noção de humanidade fomentada pelas ficções. Com isso, almeja-se investigar o modo como estas escritas do chão exprimem a vida e as relações estabelecidas no campo por influência dos mecanismos de poder, articulados para a manutenção da diferença de classes, a subordinação dos mais humildes e o estabelecimento do lucro pelo grupo dominante. Para tal, importa relativizar a capacidade das obras de viabilizar antes uma avaliação sobre o homem modificado e norteado pelo capital, do que examinar problemas e discussões estritamente regionais para, então, compreendermos o que dá forma e impulsiona as vozes humanizadoras que se erguem nas/das narrativas em questão, vencendo o silêncio imperativo do tempo em que estas foram publicadas |
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São Bernardo, Vidas Secas e Levantado do Chão: sagas da terra sob(re) o jugo do capitalConfiguração do espaçoPersonagensTemasMenção simbólico-crítica ao capitalismoNoção de humanidadeLiteratura comparadaCrítica literáriaRamos, Graciliano, 1892-1953, Vidas secas - história e críticaRamos, Graciliano, 1892-1953, São Bernanrdo - história e críticaSaramago, José, 1922-2010, Levantando do chão - história e críticaSpace configurationCharactersThemesSymbolic-critical mention of capitalismNotion of humanityApoiando-se no fato de que a literatura não é mero reflexo do real, mas uma forma de representação composta por denominadores internos e externos, passível de desempenhar um papel social, o presente trabalho tem como objetivo buscar no âmbito da configuração do espaço, das personagens e dos temas mais enfáticos de São Bernardo, Vidas secas e Levantado do chão a menção simbólico-crítica ao capitalismo, responsável por relevar a noção de humanidade fomentada pelas ficções. Com isso, almeja-se investigar o modo como estas escritas do chão exprimem a vida e as relações estabelecidas no campo por influência dos mecanismos de poder, articulados para a manutenção da diferença de classes, a subordinação dos mais humildes e o estabelecimento do lucro pelo grupo dominante. Para tal, importa relativizar a capacidade das obras de viabilizar antes uma avaliação sobre o homem modificado e norteado pelo capital, do que examinar problemas e discussões estritamente regionais para, então, compreendermos o que dá forma e impulsiona as vozes humanizadoras que se erguem nas/das narrativas em questão, vencendo o silêncio imperativo do tempo em que estas foram publicadasConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoRelying on the fact that literature is not merely a reflection of the real but a form of representation composed of internal and external denominators, capable of playing a social role, the present work aims to seek within the scope of the configuration of space, characters and the most emphatic themes of São Bernardo, Barren Lives and Raised from the ground the symbolic-critical mention of capitalism, which is responsible for highlighting the notion of humanity fomented by fictions. Thereby, the aim is to investigate the way in which these writings of the ground express the live and the relations established in the country by the influence of the mechanisms of power, articulated for the maintenance of the class difference, the subordination of the humblest and the establishment of the profit by the dominant group. In order to do so, it is important to relativize the capacity of the works to enable an evaluation of the modified and guided man by capital, rather than to examine strictly regional problems and discussions, for then to understand what shapes and promotes the humanizing voices that appear in / of the narratives in question, overcoming the imperative silence of the time in which they were publishedFonseca, José Luís Jobim de SallesAbdala Jr., BenjaminJorge, Silvio RenatoLima, André Luiz DiasRibas, Maria Cristina CardosoAlves, Ida Maria Santos FerreiraSouza, Nabil Araújo deSilva, Juliana Garcia Santos da2018-06-05T13:36:17Z2018-06-05T13:36:17Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6571CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-14T23:56:07Zoai:app.uff.br:1/6571Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-14T23:56:07Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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São Bernardo, Vidas Secas e Levantado do Chão: sagas da terra sob(re) o jugo do capital Silva, Juliana Garcia Santos da Configuração do espaço Personagens Temas Menção simbólico-crítica ao capitalismo Noção de humanidade Literatura comparada Crítica literária Ramos, Graciliano, 1892-1953, Vidas secas - história e crítica Ramos, Graciliano, 1892-1953, São Bernanrdo - história e crítica Saramago, José, 1922-2010, Levantando do chão - história e crítica Space configuration Characters Themes Symbolic-critical mention of capitalism Notion of humanity |
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