Análise de custo-efetividade da teleconsulta realizada pelo enfermeiro na recuperação cirúrgica de idosos submetidos à facectomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Tallita Mello Delphino
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25233
Resumo: Introdução: A cirurgia de catarata tem sido cada vez mais frequente, principalmente devido ao aumento da população idosa. Com isso, torna-se necessário a utilização de tecnologias para o monitoramento de pacientes em pós-operatório de cirurgia de catarata e detecção precoce e eficiente de complicações que, por sua vez, aumentam os custos hospitalares. Dentre as tecnologias, destaca-se a Teleconsulta, regulamentada pela Resolução COFEN de nº 634/2020. Objetivo: Realizar uma análise de custo-efetividade do modelo assistencial, utilizando a tecnologia da teleconsulta realizada pelo enfermeiro a idosos submetidos à facectomia. Método: Trata-se de uma análise de custo-efetividade realizada na perspectiva do Sistema Único de Saúde (SUS) e baseada em dados de um Ensaio Clínico Randomizado anteriormente realizado. O modelo escolhido foi a Árvore de Decisão, com horizonte temporal de sete dias, cuja mediada de efetividade foi a existência de complicações pós-operatórias. Foram resgatados no setor de arquivo de um hospital público universitário, em Niterói-RJ, 61 prontuários de pacientes que participaram do Ensaio Clínico Randomizado, dos quais 32 são de pacientes que tiveram acompanhamento médico ambulatorial somado a Teleconsulta realizado pelo Enfermeiro (tratamento A), enquanto 29 são de pacientes idosos que tiveram apenas o acompanhamento médico ambulatorial (tratamento B). A coleta de informações referentes aos pacientes, como sexo, idade, comorbidades, complicações pós-operatórias, medicamentos utilizados pelos pacientes e realização de exames foram obtidas mediante avaliação dos registros em prontuários. Dados relacionados aos custos diretos dos materiais para o tratamento (curativos, medicamentos e exames) foram coletados a partir do Banco de Preços em Saúde do Ministério da Saúde. Os custos do profissional de enfermagem foram calculados segundo salários-base obtido na Secretaria de Estado de Trabalho e Renda e de acordo com o Conselho Federal de Enfermagem. Para análise dos dados inseridos no modelo de decisão, utilizou-se o Software Treeage Pro versão 2015. Resultados: O acompanhamento médico ambulatorial somado a teleconsulta apresentou um custo médio de R$19.625,31 para tratar 168,33 complicações pós-operatórias. Logo, o custo para tratar cada complicação foi de R$116,59 neste grupo, enquanto que o acompanhamento médico ambulatorial (sem a teleconsulta) apresentou um custo de R$ 36.062,03 para tratar 249,4 complicações pós-operatórias, logo, um custo de R$ 144,59 reais para tratar cada complicação pós-operatória neste grupo. Ao avaliar a diferença do custo para tratar cada complicação nos dois grupos, conclui-se que com a teleconsulta houve uma economia de custo de R$ 28,00 reais por complicação. Verifica-se um custo incremental de R$ 16.436,72 e uma ocorrência de 81,07 complicações incrementais no grupo que teve o acompanhamento médico ambulatorial sem a teleconsulta. Além disso, observa-se que a razão custo-efetividade incremental (RCEI) no grupo acompanhado sem a teleconsulta foi de R$202,75. Conclusão: A assistência de enfermagem realizada através da teleconsulta na primeira semana de pós-operatório é mais custo-efetiva na recuperação cirúrgica de idosos submetidos à facectomia quando comparado ao acompanhamento médico convencional. O modelo de assistência através da teleconsulta mostrou-se como uma importante tecnologia, por prevenir complicações pós-operatórias e reduzir os custos para instituição, permitindo uma melhor alocação dos recursos disponíveis.
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Com isso, torna-se necessário a utilização de tecnologias para o monitoramento de pacientes em pós-operatório de cirurgia de catarata e detecção precoce e eficiente de complicações que, por sua vez, aumentam os custos hospitalares. Dentre as tecnologias, destaca-se a Teleconsulta, regulamentada pela Resolução COFEN de nº 634/2020. Objetivo: Realizar uma análise de custo-efetividade do modelo assistencial, utilizando a tecnologia da teleconsulta realizada pelo enfermeiro a idosos submetidos à facectomia. Método: Trata-se de uma análise de custo-efetividade realizada na perspectiva do Sistema Único de Saúde (SUS) e baseada em dados de um Ensaio Clínico Randomizado anteriormente realizado. O modelo escolhido foi a Árvore de Decisão, com horizonte temporal de sete dias, cuja mediada de efetividade foi a existência de complicações pós-operatórias. Foram resgatados no setor de arquivo de um hospital público universitário, em Niterói-RJ, 61 prontuários de pacientes que participaram do Ensaio Clínico Randomizado, dos quais 32 são de pacientes que tiveram acompanhamento médico ambulatorial somado a Teleconsulta realizado pelo Enfermeiro (tratamento A), enquanto 29 são de pacientes idosos que tiveram apenas o acompanhamento médico ambulatorial (tratamento B). A coleta de informações referentes aos pacientes, como sexo, idade, comorbidades, complicações pós-operatórias, medicamentos utilizados pelos pacientes e realização de exames foram obtidas mediante avaliação dos registros em prontuários. Dados relacionados aos custos diretos dos materiais para o tratamento (curativos, medicamentos e exames) foram coletados a partir do Banco de Preços em Saúde do Ministério da Saúde. Os custos do profissional de enfermagem foram calculados segundo salários-base obtido na Secretaria de Estado de Trabalho e Renda e de acordo com o Conselho Federal de Enfermagem. Para análise dos dados inseridos no modelo de decisão, utilizou-se o Software Treeage Pro versão 2015. Resultados: O acompanhamento médico ambulatorial somado a teleconsulta apresentou um custo médio de R$19.625,31 para tratar 168,33 complicações pós-operatórias. Logo, o custo para tratar cada complicação foi de R$116,59 neste grupo, enquanto que o acompanhamento médico ambulatorial (sem a teleconsulta) apresentou um custo de R$ 36.062,03 para tratar 249,4 complicações pós-operatórias, logo, um custo de R$ 144,59 reais para tratar cada complicação pós-operatória neste grupo. Ao avaliar a diferença do custo para tratar cada complicação nos dois grupos, conclui-se que com a teleconsulta houve uma economia de custo de R$ 28,00 reais por complicação. Verifica-se um custo incremental de R$ 16.436,72 e uma ocorrência de 81,07 complicações incrementais no grupo que teve o acompanhamento médico ambulatorial sem a teleconsulta. Além disso, observa-se que a razão custo-efetividade incremental (RCEI) no grupo acompanhado sem a teleconsulta foi de R$202,75. Conclusão: A assistência de enfermagem realizada através da teleconsulta na primeira semana de pós-operatório é mais custo-efetiva na recuperação cirúrgica de idosos submetidos à facectomia quando comparado ao acompanhamento médico convencional. O modelo de assistência através da teleconsulta mostrou-se como uma importante tecnologia, por prevenir complicações pós-operatórias e reduzir os custos para instituição, permitindo uma melhor alocação dos recursos disponíveis.Introduction: Cataract surgery has been increasingly frequent, mainly due to the increase in the elderly population. Thus, it is necessary to use technologies to monitor patients in the postoperative period of cataract surgery and early and efficient detection of complications that, in turn, increase hospital costs. Among the technologies, the Teleconsultation regulated by COFEN Resolution No. 634/2020 stands out. Objective: To carry out a cost-effectiveness analysis of the care model using teleconsultation technology performed by nurses for elderly patients undergoing cataract surgery. Method: This is a cost-effectiveness analysis carried out from the perspective of the Unified Health System (SUS) and based on data from a previously performed Randomized Clinical Trial. The model chosen was the Decision Tree, with a time horizon of 7 days, whose effectiveness measure was the existence of postoperative complications. Sixty-one medical records of patients who participated in the Randomized Clinical Trial were retrieved from the archive sector of a public university hospital in Niterói-RJ, of which 32 are patients who had outpatient medical follow-up plus the Teleconsultation performed by the Nurse (treatment A), while 29 are from elderly patients who had only outpatient medical follow-up (treatment B). The collection of information regarding the patients, such as gender, age, comorbidities, postoperative complications, medications used by the patients and the performance of tests were obtained by evaluating the records in medical records. Data related to the direct costs of materials for treatment (dressings, drugs and tests) were collected from the Health Price Database of the Ministry of Health. The costs of the nursing professional were calculated according to base salaries obtained from the State Department of Labor and Income and according to the Federal Council of Nursing. To analyze the data inserted in the decision model, the Software Treeage Pro version 2015 was used. Results: Outpatient medical follow-up plus teleconsultation had an average cost of BRL 19,625.31 to treat 168.33 postoperative complications. Therefore, the cost to treat each complication was R$ 116.59 in this group. While outpatient medical follow-up (without teleconsultation) had a cost of BRL 36,062.03 to treat 249.4 postoperative complications, therefore, a cost of BRL 144.59 to treat each postoperative complication in this group . When evaluating the difference in the cost to treat each complication in the two groups, it was concluded that with the teleconsultation there was a cost saving of R$ 28.00 per complication. There is an incremental cost of R$ 16,436.72 and an occurrence of 81.07 incremental complications in the group that had outpatient medical follow-up without teleconsultation. In addition, it is observed that the incremental cost-effectiveness ratio (ICER) in the group monitored without teleconsultation was R$ 202.75. Conclusion: Nursing care provided through teleconsultation in the first postoperative week is more cost-effective in the surgical recovery of elderly patients undergoing cataract surgery when compared to conventional medical follow-up. The assistance model through teleconsultation proved to be an important technology, for preventing postoperative complications and reducing costs for the institution, allowing a better allocation of available resources.Introducción: La cirugía de catarata ha sido cada vez más frecuente, principalmente por el aumento de la población anciana. Por ello, es necesario el uso de tecnologías para el seguimiento de los pacientes en el postoperatorio de la cirugía de cataratas y la detección precoz y eficiente de las complicaciones que, a su vez, incrementan los costes hospitalarios. Entre las tecnologías se destaca la Teleconsulta regulada por la Resolución COFEN N° 634/2020. Objetivo: Realizar un análisis de costo-efectividad del modelo de atención mediante tecnología de teleconsulta realizada por enfermeras a pacientes adultos mayores operados de catarata. Método: Se trata de un análisis de costo-efectividad realizado en la perspectiva del Sistema Único de Salud (SUS) y basado en datos de un Ensayo Clínico Aleatorizado realizado previamente. El modelo elegido fue el Árbol de Decisión, con un horizonte temporal de 7 días, cuya medida de efectividad fue la existencia de complicaciones postoperatorias. Sesenta y un prontuarios de pacientes que participaron del Ensayo Clínico Aleatorizado fueron recuperados del sector de archivo de un hospital público universitario de Niterói-RJ, de los cuales 32 son pacientes que tuvieron seguimiento médico ambulatorio más la Teleconsulta realizada por Enfermera (tratamiento A), mientras que 29 son de pacientes de edad avanzada que solo tuvieron seguimiento médico ambulatorio (tratamiento B). La recolección de información sobre los pacientes, como sexo, edad, comorbilidades, complicaciones postoperatorias, medicamentos utilizados por los pacientes y la realización de exámenes, se obtuvo mediante la evaluación de los registros en las historias clínicas. Los datos relacionados con los costos directos de los materiales para el tratamiento (apósitos, medicamentos y pruebas) fueron recopilados de la Base de Datos de Precios en Salud del Ministerio de Salud. Los costos del profesional de enfermería fueron calculados según salarios base obtenidos de la Secretaría del Trabajo e Ingresos del Estado y según el Consejo Federal de Enfermería. Para el análisis de los datos insertados en el modelo de decisión se utilizó el Software Treeage Pro versión 2015. Resultados: El seguimiento médico ambulatorio más la teleconsulta tuvo un costo promedio de R$ 19.625,31 para tratar 168,33 complicaciones posoperatorias. Por lo tanto, el costo de tratar cada complicación fue de R$ 116,59 reales en este grupo. Mientras que el seguimiento médico ambulatorio (sin teleconsulta) tuvo un costo de R$ 36.062,03 para tratar 249,4 complicaciones posoperatorias, por lo tanto, un costo de R$ 144,59 para tratar cada complicación posoperatoria en este grupo. Al evaluar la diferencia en el costo de tratar cada complicación en los dos grupos, se concluye que con la teleconsulta hubo un ahorro de costos de R$ 28,00 reales por complicación. Hay un costo incremental de R$ 16.436,72 y una ocurrencia de 81,07 complicaciones incrementales en el grupo que tuvo seguimiento médico ambulatorio sin teleconsulta. Además, se observa que la relación costo-efectividad incremental (ICER) en el grupo monitoreado sin teleconsulta fue de R$ 202,75 reales. Conclusión: La atención de enfermería brindada a través de la teleconsulta en la primera semana del postoperatorio es más costo-efectiva en la recuperación quirúrgica de los pacientes ancianos operados de cataratas en comparación con el seguimiento médico convencional. El modelo de asistencia a través de la teleconsulta demostró ser una tecnología importante, para la prevención de complicaciones postoperatorias y reducción de costos para la institución, permitiendo una mejor asignación de los recursos disponibles.111 f.Santana, Rosimere Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/7325445135879520Peregrino, Antônio Augusto de Freitashttp://lattes.cnpq.br/5575333376636622Cavalcanti, Ana Carla Dantashttp://lattes.cnpq.br/3880490619399289Souza, Priscilla Alfradique dehttp://lattes.cnpq.br/9738709190307614Cassiano, Keila Marahttp://lattes.cnpq.br/7556362887428678http://lattes.cnpq.br/5367853428854017Machado, Tallita Mello Delphino2022-06-14T20:41:24Z2022-06-14T20:41:24Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMACHADO, Tallita Mello Delphino. Análise de custo-efetividade da teleconsulta realizada pelo enfermeiro na recuperação cirúrgica de idosos submetidos à facectomia. 2022. 111 f. 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