Podcast como tecnologia educacional para o autocuidado de pessoas idosas com diagnóstico de hipertensão arterial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jakélly Lourenço da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23486
Resumo: Introdução: A Hipertensão Arterial (HA) é uma das doenças crônicas mais prevalentes em pessoas idosas e suas complicações podem levar à necessidade de hospitalização. O tratamento da HA inclui práticas farmacológicas e não farmacológicas que visam favorecer o controle da pressão arterial e a adesão terapêutica. Objetivo: Desenvolver um podcast educativo para o autocuidado de pessoas idosas com HA. Método: Trata-se de um estudo metodológico realizado nas seguintes etapas: revisão integrativa para caracterizar a produção científica sobre a educação em saúde para o autocuidado em pessoas idosas hipertensas e elaboração de um podcast educativo para o autocuidado de pessoas idosas com HA. Resultados: Os resultados encontrados nesta pesquisa, considerando a busca inicial no banco de dados, foram 2.409 artigos. Após os critérios de inclusão, restaram 23 artigos para leitura na íntegra e assim foram identificados os temas emergentes para a discussão, subdividindo-se em 03 categorias. Após a realização da revisão integrativa foi apresentado, portanto, um instrumento de educação em saúde, o podcast, com o objetivo de orientar o paciente e estimular seu autocuidado na busca de uma melhor adesão ao tratamento. As etapas da criação e desenvolvimento do podcast são: identificação do público-alvo, escolha das temáticas, desenvolvimento do roteiro e construção do descritivo. O podcast será divulgado por meio das plataformas digitais: Websites, WhatsApp, Telegram e Facebook. Também será divulgado no Projeto Cuidar e Espaço Saúde: Ambulatório de práticas alternativas para idosos (UFFESPA/UFF), após autorização prévia do diretor da unidade e do gerente de enfermagem. Conclusão: As limitações identificadas no estudo estão na necessidade de melhor orientar profissionais e pessoas idosas no uso de novas tecnologias, visto que existe uma defasagem nesta área do conhecimento que, quando sanada, permite que a diversificação dos instrumentos de educação em saúde e estímulo à autonomia oferecidos à população. Quanto à pesquisa e ensino, esse estudo conseguiu perceber uma lacuna no que diz respeito ao uso do podcast como uma tecnologia da informação dentro da educação em saúde à disposição dos enfermeiros. Tal fato foi amplamente percebido principalmente pela carência de artigos e publicações relacionados ao tema, o que aponta a necessidade de expandir esta área de conhecimento entre os profissionais.
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Resultados: Os resultados encontrados nesta pesquisa, considerando a busca inicial no banco de dados, foram 2.409 artigos. Após os critérios de inclusão, restaram 23 artigos para leitura na íntegra e assim foram identificados os temas emergentes para a discussão, subdividindo-se em 03 categorias. Após a realização da revisão integrativa foi apresentado, portanto, um instrumento de educação em saúde, o podcast, com o objetivo de orientar o paciente e estimular seu autocuidado na busca de uma melhor adesão ao tratamento. As etapas da criação e desenvolvimento do podcast são: identificação do público-alvo, escolha das temáticas, desenvolvimento do roteiro e construção do descritivo. O podcast será divulgado por meio das plataformas digitais: Websites, WhatsApp, Telegram e Facebook. Também será divulgado no Projeto Cuidar e Espaço Saúde: Ambulatório de práticas alternativas para idosos (UFFESPA/UFF), após autorização prévia do diretor da unidade e do gerente de enfermagem. Conclusão: As limitações identificadas no estudo estão na necessidade de melhor orientar profissionais e pessoas idosas no uso de novas tecnologias, visto que existe uma defasagem nesta área do conhecimento que, quando sanada, permite que a diversificação dos instrumentos de educação em saúde e estímulo à autonomia oferecidos à população. Quanto à pesquisa e ensino, esse estudo conseguiu perceber uma lacuna no que diz respeito ao uso do podcast como uma tecnologia da informação dentro da educação em saúde à disposição dos enfermeiros. Tal fato foi amplamente percebido principalmente pela carência de artigos e publicações relacionados ao tema, o que aponta a necessidade de expandir esta área de conhecimento entre os profissionais.Introduction: Arterial Hypertension (AH) is one of the most prevalent chronic diseases in elderly people and its complications can lead to the need for hospitalization. The treatment of AH includes pharmacological and non-pharmacological practices aimed at favoring blood pressure control and therapeutic adherence. Objective: To develop an educational podcast for the self-care of elderly people with hypertension. Method: This is a methodological study carried out in the following stages: an integrative review to characterize the scientific production on health education for self-care in hypertensive elderly people and development of an educational podcast for self-care for elderly people with AH. Results: The results found in this research in the initial search in the database were 2,409 articles, after the inclusion criteria, 23 articles remained for full reading and thus emerging themes for discussion were identified, subdividing into 03 categories. After performing the integrative review, therefore, a health education instrument was presented, a podcast that aims to guide the patient and encourage their self-care, aiming at better adherence to treatment. The stages of podcast creation and development are: target audience identification, theme choice, script development and descriptive construction. The podcast will be disseminated through digital platforms: Websites, WhatsApp, Telegram and Facebook. It will also be disclosed in the Care and Health Space Project: Outpatient Clinic of Alternative Practices for the Elderly (UFFESPA/UFF), after prior authorization from the unit director and the nursing manager. Conclusion: The limitations identified in the study are the need to better guide professionals and elderly people in the use of new technologies, since there is a gap in this area of knowledge that, when remedied, allows a wide range of possibilities for health education and encouragement of autonomy to be offered to the population. As for research and teaching, this study was able to perceive a gap with regard to the use of Podcast as an information technology within health education available to nurses. This was widely perceived mainly due to the lack of articles and publications on the subject, which indicates the need to expand this area of knowledge among professionals.65f.NiteróiEspírito Santo, Fátima Helena doRibeiro, Maria de Nazaré de SouzaBarbosa, Gleyce Morenohttp://lattes.cnpq.br/4329234976900877http://lattes.cnpq.br/8549284765290566http://lattes.cnpq.br/3723160806551061http://lattes.cnpq.br/2548588402135708Silva, Jakélly Lourenço da2021-10-05T22:58:34Z2021-10-05T22:58:34Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Jakélly Lourenço da. Podcast como tecnologia educacional para o autocuidado de pessoas idosas com diagnóstico de hipertensão arterial. 2021. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021https://app.uff.br/riuff/handle/1/23486Aluno de MestradoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-05T22:58:34Zoai:app.uff.br:1/23486Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-05T22:58:34Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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