Educação permanente em um programa municipal de hipertensão e diabetes: estudo sociopoético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcondes, Fernanda Laxe
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5947
Resumo: Presenciamos, na atualidade, frequentes avanços nos campos científicos e tecnológicos, mudanças dos modelos assistenciais e também das necessidades em saúde. Por isso, faz-se necessária atenção constante à qualificação profissional como garantia da assistência de qualidade ao usuário. O enfermeiro é ator fundamental nesse processo. Sendo assim, como objetivo para esta pesquisa, teremos: Analisar a política de educação permanente (EP) no âmbito do Programa de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus da Fundação Municipal de Saúde de Niterói. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa na perspectiva sociopoética. O cenário do estudo foi constituído por 5 policlínicas regionais e 5 unidades básicas da rede de saúde do município de Niterói. Os sujeitos foram os enfermeiros integrantes da coordenação do programa e a equipe de enfermagem referida ao mesmo. A produção de dados se deu por meio do dispositivo grupo-pesquisador e utilizou-se a análise de conteúdo temático categorial para analisar os dados produzidos. Foram definidas as seguintes categorias: processos educativos individuais; desvelando sentidos atribuídos à EP; e EP como direito do profissional de saúde. Conclui-se que o desempenho profissional é influenciado por um ambiente de trabalho que valoriza as discussões sobre as problemáticas existentes nele. A EP é uma ferramenta necessária para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), mas há dificuldades na sua implementação prática, como: articulação entre gestão, profissionais da saúde, desarticulação da rede de serviços de saúde, falta de adesão destes profissionais, entre outras
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