A importância da Fenomenologia sociológica de Alfred Schutz para a Sociologia: contribuições para a ideia de socialização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24081 |
Resumo: | Alfred Schutz é mais conhecido pelas suas contribuições para os fundamentos da sociologia. Sua principal preocupação consistia em trazer uma elucidação dos pressupostos tomados ingenuamente como evidentes pelos cientistas sociais de sua época, no qual consideravam o fenômeno da intersubjetividade enquanto um dado objetivo do mundo, sem possibilidade de dúvida. Assim, a intersubjetividade ao ser tematizada dentro do mundo da vida como um dado objetivo, se restringiria a um fato da experiência causal fundada em processos psicológicos, perdendo seu caráter originário enquanto uma categoria ontológica fundamental do ser do homem, que efetua a possibilidade de toda e qualquer experiência vivida daquilo que é ser social, isto é, de experimentar, interpretar e compartilhar o mundo com os outros. Portanto, vemos uma tarefa crítica alinhado a uma tarefa positiva nas ciências sociais, recuperando os ideais de Husserl, no qual, a filosofia tem a função de servir como base para as demais ciências, Schutz vê no projeto da fenomenologia a grande oportunidade de trazer uma clareza metodológica e guiar as ciências sociais em um caminho profícuo para o aprimoramento das pesquisas empíricas e teóricas. Ancorando-se nessa lição propedêutica, a pesquisa se debruça em como essa intenção originária pode contribuir para a ampliação da ideia de socialização, um conceito fundamental paras diversas sociologias, como a sociologia da educação e da infância. |
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A importância da Fenomenologia sociológica de Alfred Schutz para a Sociologia: contribuições para a ideia de socializaçãoFenomenologia socialSociologiaMetodologiaSociologia da educaçãoSociologia educacionalFenomenologiaSocializaçãoSocial PhenomenologySociologyMethodologySociology of educationAlfred Schutz é mais conhecido pelas suas contribuições para os fundamentos da sociologia. Sua principal preocupação consistia em trazer uma elucidação dos pressupostos tomados ingenuamente como evidentes pelos cientistas sociais de sua época, no qual consideravam o fenômeno da intersubjetividade enquanto um dado objetivo do mundo, sem possibilidade de dúvida. Assim, a intersubjetividade ao ser tematizada dentro do mundo da vida como um dado objetivo, se restringiria a um fato da experiência causal fundada em processos psicológicos, perdendo seu caráter originário enquanto uma categoria ontológica fundamental do ser do homem, que efetua a possibilidade de toda e qualquer experiência vivida daquilo que é ser social, isto é, de experimentar, interpretar e compartilhar o mundo com os outros. Portanto, vemos uma tarefa crítica alinhado a uma tarefa positiva nas ciências sociais, recuperando os ideais de Husserl, no qual, a filosofia tem a função de servir como base para as demais ciências, Schutz vê no projeto da fenomenologia a grande oportunidade de trazer uma clareza metodológica e guiar as ciências sociais em um caminho profícuo para o aprimoramento das pesquisas empíricas e teóricas. Ancorando-se nessa lição propedêutica, a pesquisa se debruça em como essa intenção originária pode contribuir para a ampliação da ideia de socialização, um conceito fundamental paras diversas sociologias, como a sociologia da educação e da infância.Alfred Schutz is best known for his contributions to the foundations of sociology. His main concern is to bring an elucidation of the assumptions naively taken as evident by the social scientists of his time, in which they considered the phenomenon of intersubjectivity as an objective fact of the world, without the possibility of doubt. Thus, intersubjectivity, when inserted within the world of life as an objective datum, would be restricted to a fact of causal experience based on psychological processes, losing its original character as a fundamental ontological category of human being, which effects a possibility of all and any lived experience of what is social, that is, of experiencing, interpreting and sharing the world with others. We recognize a critical task aligned with a positive task in the social sciences, recovering Husserl's ideals, in which a philosophy has the function of serving as a basis for other projects, Schutz comprehends phenomenology as a great opportunity to bring methodological and guiding clarity the social sciences in a fruitful way for the improvement of empirical and theoretical research. Anchored in this introductory lesson, a research focuses on how this original intention can contribute to the expansion of the idea of socialization, a fundamental concept for various sociologies, such as the sociology of education and childhood.Universidade Federal FluminenseNiteróiCarvalho, Lucas CorreiaLopes, Aline MarinhoFelgueiras, Carmen Lucia TavaresAlves, Carlos Eduardo David Rodrigues2021-12-27T12:46:38Z2021-12-27T12:46:38Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24081Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-27T12:46:42Zoai:app.uff.br:1/24081Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:56.759166Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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