SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: desafios para a efetivação do direito à educação na graduação dos estudantes com deficiência.
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28268 |
Resumo: | O presente trabalho vai abordar a relação entre Serviço Social e a educação inclusiva, dessa forma tem o intuito de trazer uma breve exposição da história da pessoa com deficiência desde os tempos primordiais até a atualidade. Além disso, o estudo traz também uma breve exposição sobre a educação inclusiva para as pessoas com deficiência. Atualmente, a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva é respaldada por leis, documentos internacionais e políticas voltadas à inclusão. Assim, compreendendo toda essa trajetória de lutas e conquistas das pessoas com deficiência, principalmente na educação, torna-se importante pesquisar os caminhos que vêm sendo percorridos para o alcance de um sistema educacional realmente inclusivo. Pois, entende-se que as mudanças propostas pela inclusão de estudantes com deficiência são importantes na garantia de direitos, porém, para a consolidação de um sistema educacional inclusivo, torna-se fundamental o acesso e permanência mediante um ensino de qualidade. Nesse sentido, para a apreensão do processo de efetivação desse direito, foi realizado um estudo de caso de acompanhamento pelo Serviço Social da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF. |
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SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: desafios para a efetivação do direito à educação na graduação dos estudantes com deficiência.Pessoa com deficiência; Educação Inclusiva; Serviço Social; UENFPerson with disability; Inclusive education; Social Service ;UENF.O presente trabalho vai abordar a relação entre Serviço Social e a educação inclusiva, dessa forma tem o intuito de trazer uma breve exposição da história da pessoa com deficiência desde os tempos primordiais até a atualidade. Além disso, o estudo traz também uma breve exposição sobre a educação inclusiva para as pessoas com deficiência. Atualmente, a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva é respaldada por leis, documentos internacionais e políticas voltadas à inclusão. Assim, compreendendo toda essa trajetória de lutas e conquistas das pessoas com deficiência, principalmente na educação, torna-se importante pesquisar os caminhos que vêm sendo percorridos para o alcance de um sistema educacional realmente inclusivo. Pois, entende-se que as mudanças propostas pela inclusão de estudantes com deficiência são importantes na garantia de direitos, porém, para a consolidação de um sistema educacional inclusivo, torna-se fundamental o acesso e permanência mediante um ensino de qualidade. Nesse sentido, para a apreensão do processo de efetivação desse direito, foi realizado um estudo de caso de acompanhamento pelo Serviço Social da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF.The present work will approach the relationship between Social Work and inclusive education, in this way it intends to bring a brief exposition of the history of the person with disability from the primordial times to the present day. In addition, the study also brings a brief exposition on inclusive education for people with disabilities. Currently, Special Education from the Perspective of Inclusive Education is supported by laws, international documents and policies aimed at inclusion. Thus, understanding this entire trajectory of struggles and achievements of people with disabilities, especially in education, it becomes important to research the paths that have been taken to achieve a truly inclusive educational system. Therefore, it is understood that the changes proposed by the inclusion of students with disabilities are important in guaranteeing rights, however, for the consolidation of na inclusive educational system, access and permanence through quality education is essential. In this sense, to apprehend the process of realizing this right, a follow-up case study was carried out by the Social Service of Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF.61Lima, Neusa Cavalcante Limahttp://lattes.cnpq.br/1660057998709043Maria Helena Ribeiro de Barros BarbosaAna Cláudia de Jesus Barretohttp://lattes.cnpq.br/6392783227787113http://lattes.cnpq.br/7333440125163954QUEIROGA, FERNANDA LAURINDO COUTINHO2023-03-20T14:59:27Z2023-03-20T14:59:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfQUEIROGA, Fernanda Laurindo Coutinho. SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: desafios para a efetivação do direito à educação na graduação dos estudantes com deficiência. 2022. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28268CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-20T14:59:31Zoai:app.uff.br:1/28268Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-03-20T14:59:31Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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