SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: desafios para a efetivação do direito à educação na graduação dos estudantes com deficiência.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: QUEIROGA, FERNANDA LAURINDO COUTINHO
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28268
Resumo: O presente trabalho vai abordar a relação entre Serviço Social e a educação inclusiva, dessa forma tem o intuito de trazer uma breve exposição da história da pessoa com deficiência desde os tempos primordiais até a atualidade. Além disso, o estudo traz também uma breve exposição sobre a educação inclusiva para as pessoas com deficiência. Atualmente, a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva é respaldada por leis, documentos internacionais e políticas voltadas à inclusão. Assim, compreendendo toda essa trajetória de lutas e conquistas das pessoas com deficiência, principalmente na educação, torna-se importante pesquisar os caminhos que vêm sendo percorridos para o alcance de um sistema educacional realmente inclusivo. Pois, entende-se que as mudanças propostas pela inclusão de estudantes com deficiência são importantes na garantia de direitos, porém, para a consolidação de um sistema educacional inclusivo, torna-se fundamental o acesso e permanência mediante um ensino de qualidade. Nesse sentido, para a apreensão do processo de efetivação desse direito, foi realizado um estudo de caso de acompanhamento pelo Serviço Social da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF.
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