Frederick Wiseman ruptura e transformações no cinema documentário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18111 |
Resumo: | The present dissertation investigates transformations undergone by the field of documentary cinema, especially from the sixties onwards, as of the emergence of Direct Cinema and Cinéma Vérité. The analysis subject is the work of American filmmaker Frederik Wiseman and its central role in the weakening process of the hegemonic documentary order, established during the 2nd world war. We brought under more detailed scrutiny the film Titicut Follies (1967), bringing to attention its narrative and dramatic aspects and its critical positioning towards power relations in the documented institution. |
id |
UFF-2_d0e516ed23e1992d2fd0ccc1f4a2e427 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/18111 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Frederick Wiseman ruptura e transformações no cinema documentárioComunicaçãoDocumentário (Cinema)Wiseman, Frederick, 1930-CinemaDocumentárioDocumentaryCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOThe present dissertation investigates transformations undergone by the field of documentary cinema, especially from the sixties onwards, as of the emergence of Direct Cinema and Cinéma Vérité. The analysis subject is the work of American filmmaker Frederik Wiseman and its central role in the weakening process of the hegemonic documentary order, established during the 2nd world war. We brought under more detailed scrutiny the film Titicut Follies (1967), bringing to attention its narrative and dramatic aspects and its critical positioning towards power relations in the documented institution.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorA presente dissertação investiga as transformações ocorridas no domínio do cinema documentário, especialmente a partir da década de 60, com a emergência dos chamados Cinema Direto e Cinema Verdade. Tomamos como exemplo a obra do cineasta norte-americano Frederick Wiseman e seu papel central no processo de abalo da ordem documental hegemônica, consolidada no período da guerra. Analisamos de forma mais detida o filme Titicut Follies (1967), destacando os seus aspectos narrativos, dramáticos seu caráter crítico das relações de poder na instituição filmada.Programa de Pós-graduação em ComunicaçãoComunicaçãoMachado, HildaCPF:32200560222http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787415T5Queiroz, André Luis dos SantosCPF:22291187522http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773196D6Moura, Roberto Marchon Lemos deCPF:27252272753http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787883U7Freire, Marcius Cesar SoaresCPF:64587852122http://lattes.cnpq.br/2555563107004269Weller, Fernando2021-03-10T20:43:38Z2008-10-022021-03-10T20:43:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18111porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:43:38Zoai:app.uff.br:1/18111Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:40.510857Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Frederick Wiseman ruptura e transformações no cinema documentário |
title |
Frederick Wiseman ruptura e transformações no cinema documentário |
spellingShingle |
Frederick Wiseman ruptura e transformações no cinema documentário Weller, Fernando Comunicação Documentário (Cinema) Wiseman, Frederick, 1930- Cinema Documentário Documentary CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
Frederick Wiseman ruptura e transformações no cinema documentário |
title_full |
Frederick Wiseman ruptura e transformações no cinema documentário |
title_fullStr |
Frederick Wiseman ruptura e transformações no cinema documentário |
title_full_unstemmed |
Frederick Wiseman ruptura e transformações no cinema documentário |
title_sort |
Frederick Wiseman ruptura e transformações no cinema documentário |
author |
Weller, Fernando |
author_facet |
Weller, Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Machado, Hilda CPF:32200560222 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787415T5 Queiroz, André Luis dos Santos CPF:22291187522 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773196D6 Moura, Roberto Marchon Lemos de CPF:27252272753 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787883U7 Freire, Marcius Cesar Soares CPF:64587852122 http://lattes.cnpq.br/2555563107004269 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weller, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Documentário (Cinema) Wiseman, Frederick, 1930- Cinema Documentário Documentary CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
Comunicação Documentário (Cinema) Wiseman, Frederick, 1930- Cinema Documentário Documentary CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
The present dissertation investigates transformations undergone by the field of documentary cinema, especially from the sixties onwards, as of the emergence of Direct Cinema and Cinéma Vérité. The analysis subject is the work of American filmmaker Frederik Wiseman and its central role in the weakening process of the hegemonic documentary order, established during the 2nd world war. We brought under more detailed scrutiny the film Titicut Follies (1967), bringing to attention its narrative and dramatic aspects and its critical positioning towards power relations in the documented institution. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-10-02 2021-03-10T20:43:38Z 2021-03-10T20:43:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/18111 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/18111 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Comunicação Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Comunicação Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823653625528320 |