As pastilhas termopar nas aulas experimentais de termologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4221 |
Resumo: | Diante da situação atual da educação brasileira, principalmente na área das ciências naturais e suas tecnologias, mais pontualmente em física, é inquestionável a necessidade de novas abordagens, novas práticas capazes de levar a uma potencial aprendizagem significativa. Neste trabalho, após discutir a atual crise na educação e o aparecimento de novas metodologias, enfatizamos a importância da experimentação no ensino de física e como essa prática é justificada pela teoria sócio-histórica de Vygotsck. Em seguida, sugerimos como inovação, o uso das partilhas termopar nas atividades experimentais de termologia, que além de tornarem esses experimentos mais seguros e baratos, ainda torna conhecido um dispositivo presente em diversos aparelhos de nosso dia a dia, como bebedouros, por exemplo; permitindo também o aprofundamento em vários conceitos de termologia e eletricidade, a partir do conhecimento de um efeito já conhecido desde o século XIX, mas ainda ignorado pela maioria dos professores de física. Após apresentar as pastilhas e descrever umas práticas que foram muito bem sucedidas, deixaremos uma apostila para auxiliar os professores que resolvam utilizá-las |
id |
UFF-2_d1502d1d09b2c69b194ecced93b78405 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/4221 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
As pastilhas termopar nas aulas experimentais de termologiaEnsino de físicaExperimentos de termologiaPeltier-SeebeckEnsino de físicaTermologiaPhysics teachingThermology experimentsPeltier-SeebeckDiante da situação atual da educação brasileira, principalmente na área das ciências naturais e suas tecnologias, mais pontualmente em física, é inquestionável a necessidade de novas abordagens, novas práticas capazes de levar a uma potencial aprendizagem significativa. Neste trabalho, após discutir a atual crise na educação e o aparecimento de novas metodologias, enfatizamos a importância da experimentação no ensino de física e como essa prática é justificada pela teoria sócio-histórica de Vygotsck. Em seguida, sugerimos como inovação, o uso das partilhas termopar nas atividades experimentais de termologia, que além de tornarem esses experimentos mais seguros e baratos, ainda torna conhecido um dispositivo presente em diversos aparelhos de nosso dia a dia, como bebedouros, por exemplo; permitindo também o aprofundamento em vários conceitos de termologia e eletricidade, a partir do conhecimento de um efeito já conhecido desde o século XIX, mas ainda ignorado pela maioria dos professores de física. Após apresentar as pastilhas e descrever umas práticas que foram muito bem sucedidas, deixaremos uma apostila para auxiliar os professores que resolvam utilizá-lasCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDue to current situation of Brazilian education in natural sciences area and their technologies, more punctually in physics, it is unquestionable the need for new approaches, new practices able to lead to a true meaningful learning. In this work, after discussing their current crisis in education and the emergence of new methodologies, emphasizes the importance of experimentation in teaching of physics and how this practice is justified by the theory of the Vygotsky. And then I suggest as innovation the use of thermocouples in thermology experimental activities, which in addiction make these experiments safer and cheaper and still, becomes a known device present in various devices in our daily life like water fountains, for example; also allowing the deepening in various concepts from thermology and electricity, from the knowledge of an effect that has been known since the nineteen century, but still ignored by most physics teachers. After presenting the thermocouples and describe their practices were very successful, I leave a handout to support teachers who want to use themPenna, Thadeu Josino PereiraAlves, Marcos VeríssimoGonçalves, Marcelo Albano Moret SimõesSantos, Aguinaldo Valdecir dos2017-08-21T15:42:31Z2017-08-21T15:42:31Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4221Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-19T18:05:46Zoai:app.uff.br:1/4221Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:50:42.189654Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As pastilhas termopar nas aulas experimentais de termologia |
title |
As pastilhas termopar nas aulas experimentais de termologia |
spellingShingle |
As pastilhas termopar nas aulas experimentais de termologia Santos, Aguinaldo Valdecir dos Ensino de física Experimentos de termologia Peltier-Seebeck Ensino de física Termologia Physics teaching Thermology experiments Peltier-Seebeck |
title_short |
As pastilhas termopar nas aulas experimentais de termologia |
title_full |
As pastilhas termopar nas aulas experimentais de termologia |
title_fullStr |
As pastilhas termopar nas aulas experimentais de termologia |
title_full_unstemmed |
As pastilhas termopar nas aulas experimentais de termologia |
title_sort |
As pastilhas termopar nas aulas experimentais de termologia |
author |
Santos, Aguinaldo Valdecir dos |
author_facet |
Santos, Aguinaldo Valdecir dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Penna, Thadeu Josino Pereira Alves, Marcos Veríssimo Gonçalves, Marcelo Albano Moret Simões |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Aguinaldo Valdecir dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Experimentos de termologia Peltier-Seebeck Ensino de física Termologia Physics teaching Thermology experiments Peltier-Seebeck |
topic |
Ensino de física Experimentos de termologia Peltier-Seebeck Ensino de física Termologia Physics teaching Thermology experiments Peltier-Seebeck |
description |
Diante da situação atual da educação brasileira, principalmente na área das ciências naturais e suas tecnologias, mais pontualmente em física, é inquestionável a necessidade de novas abordagens, novas práticas capazes de levar a uma potencial aprendizagem significativa. Neste trabalho, após discutir a atual crise na educação e o aparecimento de novas metodologias, enfatizamos a importância da experimentação no ensino de física e como essa prática é justificada pela teoria sócio-histórica de Vygotsck. Em seguida, sugerimos como inovação, o uso das partilhas termopar nas atividades experimentais de termologia, que além de tornarem esses experimentos mais seguros e baratos, ainda torna conhecido um dispositivo presente em diversos aparelhos de nosso dia a dia, como bebedouros, por exemplo; permitindo também o aprofundamento em vários conceitos de termologia e eletricidade, a partir do conhecimento de um efeito já conhecido desde o século XIX, mas ainda ignorado pela maioria dos professores de física. Após apresentar as pastilhas e descrever umas práticas que foram muito bem sucedidas, deixaremos uma apostila para auxiliar os professores que resolvam utilizá-las |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-21T15:42:31Z 2017-08-21T15:42:31Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4221 Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4221 |
identifier_str_mv |
Aluno de Mestrado |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823586371960832 |