MEMÓRIAS DISCENTES DE UM GRÊMIO ESTUDANTIL: gestão, democracia e juventudes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AMARAL, Larissa Martins Fernandes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28198
Resumo: A presente pesquisa aborda a relação estabelecida entre o grêmio estudantil e a gestão escolar em um colégio público estadual do Rio de Janeiro. Para tanto, são propostas reflexões a partir de experiências discentes de antigos membros do grêmio estudantil, atuantes entre os anos de 2017 e 2018, através da realização de grupos focais. Com o objetivo de compreender e rememorar a qualidade das relações constituídas entre os alunos membros do grêmio e a gestão, a pesquisa busca realizar análises sobre os relatos e falas dos entrevistados a fim de desvelar se a postura adotada pela gestão escolar nos anos de foco da pesquisa impactava positiva ou negativamente a atuação ativa e autônoma do grêmio. Aportada nos conceitos de memória, juventudes, cidadania e democracia, a pesquisa analisa através da revisão de literatura o contexto histórico brasileiro que constituiu a atuação dos movimentos juvenis e estudantis, com destaque para o período de ditadura cívico-militar no Brasil (1964-1985) e o processo de redemocratização da República. Tendo em vista a vivência da pesquisadora em movimentos estudantis na educação básica, aliada a produção bibliográfica envolta do tema, defende-se a importância da cogestão para a concretização da democracia nas escolas e para o desenvolvimento de uma postura crítica estudantil.
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spelling MEMÓRIAS DISCENTES DE UM GRÊMIO ESTUDANTIL: gestão, democracia e juventudesMemórias Discentes. Grêmio Estudantil. Gestão Escolar. Democracia. JuventudesStudent Memories. Student Guild. School Management. Democracy. YouthsA presente pesquisa aborda a relação estabelecida entre o grêmio estudantil e a gestão escolar em um colégio público estadual do Rio de Janeiro. Para tanto, são propostas reflexões a partir de experiências discentes de antigos membros do grêmio estudantil, atuantes entre os anos de 2017 e 2018, através da realização de grupos focais. Com o objetivo de compreender e rememorar a qualidade das relações constituídas entre os alunos membros do grêmio e a gestão, a pesquisa busca realizar análises sobre os relatos e falas dos entrevistados a fim de desvelar se a postura adotada pela gestão escolar nos anos de foco da pesquisa impactava positiva ou negativamente a atuação ativa e autônoma do grêmio. Aportada nos conceitos de memória, juventudes, cidadania e democracia, a pesquisa analisa através da revisão de literatura o contexto histórico brasileiro que constituiu a atuação dos movimentos juvenis e estudantis, com destaque para o período de ditadura cívico-militar no Brasil (1964-1985) e o processo de redemocratização da República. Tendo em vista a vivência da pesquisadora em movimentos estudantis na educação básica, aliada a produção bibliográfica envolta do tema, defende-se a importância da cogestão para a concretização da democracia nas escolas e para o desenvolvimento de uma postura crítica estudantil.The present research addresses the relationship established between the student body and school management in a state public school in Rio de Janeiro. To this end, reflections are proposed based on student experiences of former members of the student council, working between 2017 and 2018, through semi-structured interviews and focus groups. With the objective of understanding and remembering the quality of the relationships established between the student members of the guild and the management, the research seeks to carry out analyzes on the reports and speeches of the interviewees in order to reveal whether the posture adopted by the school management in the focus years of the The research had a positive or negative impact on the union's active and autonomous action. Based on the concepts of memory, youth, citizenship and democracy, the research analyzes, through a literature review, the Brazilian historical context that constituted the performance of youth and student movements, with emphasis on the period of civic-military dictatorship in Brazil (1964-1985). ) and the process of redemocratization of the Republic. In view of the researcher's experience in student movements in basic education, combined with the bibliographic production around the theme, the importance of co-management is defended for the realization of democracy in schools and for the development of a critical student posture.80Paiva, A. L. S.http://lattes.cnpq.br/0993142677246044Coutinho, G.G.http://lattes.cnpq.br/3816115320336044Fernandes, R. B.http://lattes.cnpq.br/8021613526346249Ferreira, Ricardo Bruno S.http://lattes.cnpq.br/9199448333883628AMARAL, Larissa Martins Fernandes2023-03-13T20:12:27Z2023-03-13T20:12:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAMARAL, Larissa Martins Fernandes. Memórias discentes de um grêmio estudantil: gestão, democracia e juventudes. 2022. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28198CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-13T20:12:31Zoai:app.uff.br:1/28198Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:54:38.761523Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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