Políticas públicas de atendimento à infância : a resistência das creches conveniadas na perspectiva do município de Niterói

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Isabela Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5141
Resumo: A assistência à infância vem vivendo transformações na sua concepção ao longo do tempo. O advento da Constituição Federal de 1988 marcou formalmente a sua nova concepção, agora relacionada à dimensão educacional. Porém, a forma com que tradicionalmente se prestava assistência às crianças das camadas populares estava associada à assistência social, por meio das Creches Comunitárias que formalmente pertencem à rede privada de ensino. Os desafios impostos às Creches Comunitárias na incorporação ao sistema educacional serão analisados na perspectiva do município de Niterói. Em um contexto político cuja diretriz é a de ampliação do acesso à educação infantil, o município trabalha por meio da ampliação das Unidades Municipais de Educação (UMEI). O que pode ser analisado em contraste com o processo de desmonte vivido pelas creches comunitárias. As dificuldades encontradas pelas Creches Comunitárias no seu reconhecimento como instituições educacionais puderam ser examinadas a partir dos significados com que esse tipo de atendimento foi compreendido ao longo de sua trajetória histórica, na qual sua associação a um atendimento inferior repercute ainda nos dias atuais
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