Pra agora e pro futuro: desafios da escolarização e projetos de jovens do Ensino Médio com percursos acadêmicos acidentados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Viviane Netto Medeiros de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16227
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar que fatores intervém nas expectativas de futuro, projetos de vida e percursos escolares de jovens do Ensino Médio com trajetórias acadêmicas acidentadas. A investigação insere-se no âmbito das discussões que problematizam os sentidos do Ensino Médio na vida do jovem usando como chave analítica as demandas expressas nas perspectivas de futuro dos mesmos. O estudo utiliza dados quantitativos gerados a partir de um survey realizado em 2013, pela Pesquisa Jovens Fora de Série: Trajetórias truncadas de estudantes do Ensino Médio no Estado do Rio de Janeiro, desenvolvida pelo Observatório Jovem (UFF/FAPERJ/CNPq). O banco de dados da referida pesquisa, é composto por 593 jovens estudantes da modalidade EJA e do Programa Autonomia de 14 escolas estaduais da cidade do Rio de Janeiro. Utilizamos também dados qualitativos relativos a entrevistas biográficas realizadas com 19 jovens selecionados, ocorridas entre os anos de 2014 e 2015. O estudo evidenciou inúmeras provas existenciais que se colocam no caminho da escolarização desses jovens e que também acabam por interferir em suas projeções de futuro. Embora cada narrativa se constitua de situações biográficas determinadas, portanto únicas, reflete obstáculos coletivos, ligados à posição social, raça e gênero. Enquanto desafios de sobrevivência, relativos à condição econômica partilhada aproxima o conjunto das experiências, desigualdades de gênero, raça e local de habitação criam especificidades que parecem acrescentar ainda mais desafios nas trajetórias de mulheres, negros e moradores de comunidades e subúrbios
id UFF-2_d2a40c78cfe7799c1b499f797dd7afe0
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/16227
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Pra agora e pro futuro: desafios da escolarização e projetos de jovens do Ensino Médio com percursos acadêmicos acidentadosPercursos escolaresProvas existenciais e projetos de vidaEnsino médioJuventudeSchool routesExistential tests and life projectsEsta pesquisa teve como objetivo investigar que fatores intervém nas expectativas de futuro, projetos de vida e percursos escolares de jovens do Ensino Médio com trajetórias acadêmicas acidentadas. A investigação insere-se no âmbito das discussões que problematizam os sentidos do Ensino Médio na vida do jovem usando como chave analítica as demandas expressas nas perspectivas de futuro dos mesmos. O estudo utiliza dados quantitativos gerados a partir de um survey realizado em 2013, pela Pesquisa Jovens Fora de Série: Trajetórias truncadas de estudantes do Ensino Médio no Estado do Rio de Janeiro, desenvolvida pelo Observatório Jovem (UFF/FAPERJ/CNPq). O banco de dados da referida pesquisa, é composto por 593 jovens estudantes da modalidade EJA e do Programa Autonomia de 14 escolas estaduais da cidade do Rio de Janeiro. Utilizamos também dados qualitativos relativos a entrevistas biográficas realizadas com 19 jovens selecionados, ocorridas entre os anos de 2014 e 2015. O estudo evidenciou inúmeras provas existenciais que se colocam no caminho da escolarização desses jovens e que também acabam por interferir em suas projeções de futuro. Embora cada narrativa se constitua de situações biográficas determinadas, portanto únicas, reflete obstáculos coletivos, ligados à posição social, raça e gênero. Enquanto desafios de sobrevivência, relativos à condição econômica partilhada aproxima o conjunto das experiências, desigualdades de gênero, raça e local de habitação criam especificidades que parecem acrescentar ainda mais desafios nas trajetórias de mulheres, negros e moradores de comunidades e subúrbiosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis research aimed to investigate which factors intervene in the expectations of the future, life projects and school courses of young people in high school with injured academic trajectories. The investigation is part of the discussions that problematize the meanings of high school in the life of the young person using as an analytical key the demands expressed in their future perspectives. The study uses quantitative data generated from a survey conducted in 2013 by the Young Out-of-Series Survey: Truncated trajectories of high school students in the State of Rio de Janeiro, developed by the Young Observatory (UFF/FAPERJ/CNPq). The database of this research consists of 593 young students from the EJA modality and the Autonomy Program of 14 state schools in the city of Rio de Janeiro. We also used qualitative data on biographical interviews conducted with 19 selected young people, which occurred between 2014 and 2015. The study showed numerous existential tests that are placed on the path of schooling these young people and which also end up interfering in their projections of the future. Although each narrative consists of determined biographical situations, therefore unique, it reflects collective obstacles, linked to the social position, race and gender. While survival challenges related to the shared economic condition brings together all experiences, gender, race and place housing inequalities create specificities that seem to add even more challenges to the trajectories of women, blacks and residents of communities and suburbs194 f.Carrano, Paulo Cesar RodriguesSposito, Marilia PontesBrenner, Ana KarinaFerreira, Mônica Dias PeregrinoPaixão, Léa PinheiroVargas, Hustana MariaOliveira, Viviane Netto Medeiros de2020-12-08T15:34:07Z2020-12-08T15:34:07Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Viviane Netto Medeiros de. Pra agora e pro futuro: desafios da escolarização e projetos de jovens do Ensino Médio com percursos acadêmicos acidentados. 2020. 194 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/16227http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-29T20:23:12Zoai:app.uff.br:1/16227Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:47:54.200257Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Pra agora e pro futuro: desafios da escolarização e projetos de jovens do Ensino Médio com percursos acadêmicos acidentados
title Pra agora e pro futuro: desafios da escolarização e projetos de jovens do Ensino Médio com percursos acadêmicos acidentados
spellingShingle Pra agora e pro futuro: desafios da escolarização e projetos de jovens do Ensino Médio com percursos acadêmicos acidentados
Oliveira, Viviane Netto Medeiros de
Percursos escolares
Provas existenciais e projetos de vida
Ensino médio
Juventude
School routes
Existential tests and life projects
title_short Pra agora e pro futuro: desafios da escolarização e projetos de jovens do Ensino Médio com percursos acadêmicos acidentados
title_full Pra agora e pro futuro: desafios da escolarização e projetos de jovens do Ensino Médio com percursos acadêmicos acidentados
title_fullStr Pra agora e pro futuro: desafios da escolarização e projetos de jovens do Ensino Médio com percursos acadêmicos acidentados
title_full_unstemmed Pra agora e pro futuro: desafios da escolarização e projetos de jovens do Ensino Médio com percursos acadêmicos acidentados
title_sort Pra agora e pro futuro: desafios da escolarização e projetos de jovens do Ensino Médio com percursos acadêmicos acidentados
author Oliveira, Viviane Netto Medeiros de
author_facet Oliveira, Viviane Netto Medeiros de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carrano, Paulo Cesar Rodrigues
Sposito, Marilia Pontes
Brenner, Ana Karina
Ferreira, Mônica Dias Peregrino
Paixão, Léa Pinheiro
Vargas, Hustana Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Viviane Netto Medeiros de
dc.subject.por.fl_str_mv Percursos escolares
Provas existenciais e projetos de vida
Ensino médio
Juventude
School routes
Existential tests and life projects
topic Percursos escolares
Provas existenciais e projetos de vida
Ensino médio
Juventude
School routes
Existential tests and life projects
description Esta pesquisa teve como objetivo investigar que fatores intervém nas expectativas de futuro, projetos de vida e percursos escolares de jovens do Ensino Médio com trajetórias acadêmicas acidentadas. A investigação insere-se no âmbito das discussões que problematizam os sentidos do Ensino Médio na vida do jovem usando como chave analítica as demandas expressas nas perspectivas de futuro dos mesmos. O estudo utiliza dados quantitativos gerados a partir de um survey realizado em 2013, pela Pesquisa Jovens Fora de Série: Trajetórias truncadas de estudantes do Ensino Médio no Estado do Rio de Janeiro, desenvolvida pelo Observatório Jovem (UFF/FAPERJ/CNPq). O banco de dados da referida pesquisa, é composto por 593 jovens estudantes da modalidade EJA e do Programa Autonomia de 14 escolas estaduais da cidade do Rio de Janeiro. Utilizamos também dados qualitativos relativos a entrevistas biográficas realizadas com 19 jovens selecionados, ocorridas entre os anos de 2014 e 2015. O estudo evidenciou inúmeras provas existenciais que se colocam no caminho da escolarização desses jovens e que também acabam por interferir em suas projeções de futuro. Embora cada narrativa se constitua de situações biográficas determinadas, portanto únicas, reflete obstáculos coletivos, ligados à posição social, raça e gênero. Enquanto desafios de sobrevivência, relativos à condição econômica partilhada aproxima o conjunto das experiências, desigualdades de gênero, raça e local de habitação criam especificidades que parecem acrescentar ainda mais desafios nas trajetórias de mulheres, negros e moradores de comunidades e subúrbios
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-08T15:34:07Z
2020-12-08T15:34:07Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Viviane Netto Medeiros de. Pra agora e pro futuro: desafios da escolarização e projetos de jovens do Ensino Médio com percursos acadêmicos acidentados. 2020. 194 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16227
identifier_str_mv OLIVEIRA, Viviane Netto Medeiros de. Pra agora e pro futuro: desafios da escolarização e projetos de jovens do Ensino Médio com percursos acadêmicos acidentados. 2020. 194 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/16227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823572808630272