O cinema irrealizado: experiência de incerteza com um cinema brasileiro contemporâneo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21660 |
Resumo: | Para que servem os mundos irrealizados de uma Brasília destruída ou do edifício de uma ocupação social despejada? Parte significativa do cinema brasileiro contemporâneo parece expressar o desejo de produzir indiscernibilidades e habitar incertezas, fabricando imagens e histórias que querem do documentário aquilo que é menos que o documento e da ficção aquilo que é menos. A partir de realizações recentes como Branco Sai, Preto Fica (Adirley Queirós, DF, 2014), e Era o Hotel Cambridge (Eliane Caffé, SP, 2016), analisamos as consequências de uma ficção científica sucateada que vê o próprio presente como ucronia e de um edifício ocupado por um movimento social intercedido por um filme a ser feito. Como ver um cinema que se irrealiza em direção à certas formas mínimas? Para isso, a pesquisa propõe o conceito de experiência de incerteza para investigar os encontros e desencontros estéticos, de modo que serão analisadas as estratégias de fabricação desses mundos liminares, as condições lógicas para esses modos de aparição e as exigências pragmáticas que se impõem na experiência. Se as urgências do presente se mobilizam pela constante ameaça da crise, o que o cinema e o mundo das imagens permitem às capacidades de imaginação quando oferecem ainda mais profundas cisões? |
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O cinema irrealizado: experiência de incerteza com um cinema brasileiro contemporâneoCinema brasileiro contemporâneoExperiência estéticaTeoria do documentárioFilosofia da imagemCinema brasileiroEstética (Arte)Percepção (Filosofia)Documentário (Cinema)BrasilContemporary brazilian cinemaPhilosophies of imageAesthetic experienceUncertaintyPara que servem os mundos irrealizados de uma Brasília destruída ou do edifício de uma ocupação social despejada? Parte significativa do cinema brasileiro contemporâneo parece expressar o desejo de produzir indiscernibilidades e habitar incertezas, fabricando imagens e histórias que querem do documentário aquilo que é menos que o documento e da ficção aquilo que é menos. A partir de realizações recentes como Branco Sai, Preto Fica (Adirley Queirós, DF, 2014), e Era o Hotel Cambridge (Eliane Caffé, SP, 2016), analisamos as consequências de uma ficção científica sucateada que vê o próprio presente como ucronia e de um edifício ocupado por um movimento social intercedido por um filme a ser feito. Como ver um cinema que se irrealiza em direção à certas formas mínimas? Para isso, a pesquisa propõe o conceito de experiência de incerteza para investigar os encontros e desencontros estéticos, de modo que serão analisadas as estratégias de fabricação desses mundos liminares, as condições lógicas para esses modos de aparição e as exigências pragmáticas que se impõem na experiência. Se as urgências do presente se mobilizam pela constante ameaça da crise, o que o cinema e o mundo das imagens permitem às capacidades de imaginação quando oferecem ainda mais profundas cisões?Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorWhat could be the purposes of unrealized worlds like those of a destroyed Brasilia or a hotel occupied by a social movement under removal orders? A significant part of contemporary brazilian cinema seems to express the desire to produce undiscernibilities and to inhabit uncertainties, fabricating images and stories that wish to be less than fiction and less than documentaries. Taking recent films as Branco sai, preto fica (White out, black in, Adirley Queirós, DF, 2014) and Era o Hotel Cambridge (The Cambridge Squatter, Eliane Caffé, SP, 2016) we analyse the consequences of a scrapped science fiction that takes the present time as an ucrony and a building occupied by a social movement interceded by a film to be made. This study proposes the concept of an experience of uncertainty to investigate the aesthetic encounters and disencounters in a way to analyse the strategies of fabrication of these liminar worlds, the logical conditions to these modes of appearence and the pragmatic requirements that are imposed in experience. If the urgencies of the present are mobilized by a never-ending horizon of crysis, what cinema and the world of images can allow to capacities of imagination when offers even more unresolvable gaps?125f.Migliorin, Cezar ÁvilaPicado, BenjamimGuimarães, Cesar GeraldoDrumond, Pedro2021-04-13T17:54:40Z2021-04-13T17:54:40Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDrumond, Pedro. O cinema irrealizado: experiência de incerteza com um cinema brasileiro contemporâneo. 2018.123f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social)-Universidade Federal Fluminense. Instituto de Artes e Comunicação Social, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21660Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-24T20:31:56Zoai:app.uff.br:1/21660Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:59:08.809642Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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