Vida e morte na Literatura Infantil de Clarice Lispector
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14561 |
Resumo: | A presente pesquisa se pauta na análise da relação “vida e morte” na literatura infantil de Clarice Lispector. Em O mistério do coelho pensante (1967), A mulher que matou os peixes (1968), A vida íntima de Laura (1974), Quase de verdade (1978) e Como nasceram as estrelas (1987), reflexões acerca da complexidade em torno da persona do autor, da vida do escritor, das relações familiares e da figura feminina se mostram unidas por um eixo temático que aponta para dois caminhos interligados: existência e finitude. Nas estórias, os animais – tão marcantes em toda obra de Lispector – são também os mensageiros do fim, construindo abordagens que revelam o quão perto pode estar a morte, oferecendo ao leitor a oportunidade de refletir sobre o assunto, muitas vezes julgado impróprio ao universo da criança |
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Vida e morte na Literatura Infantil de Clarice LispectorClarice LispectorLiteratura infantilVidaMorteLiteratura infantilLiteratura brasileiraLispector, Clarice, 1925-1977Children's literatureLifeDeathA presente pesquisa se pauta na análise da relação “vida e morte” na literatura infantil de Clarice Lispector. Em O mistério do coelho pensante (1967), A mulher que matou os peixes (1968), A vida íntima de Laura (1974), Quase de verdade (1978) e Como nasceram as estrelas (1987), reflexões acerca da complexidade em torno da persona do autor, da vida do escritor, das relações familiares e da figura feminina se mostram unidas por um eixo temático que aponta para dois caminhos interligados: existência e finitude. Nas estórias, os animais – tão marcantes em toda obra de Lispector – são também os mensageiros do fim, construindo abordagens que revelam o quão perto pode estar a morte, oferecendo ao leitor a oportunidade de refletir sobre o assunto, muitas vezes julgado impróprio ao universo da criançaThe present research is based on the analysis of the link between life and death in Clarice Lispector’s children’s literature. In O mistério do coelho pensante (1967), A mulher que matou os peixes (1968), Quase de verdade (1978), A vida íntima de Laura (1974) e Como nasceram as estrelas (1987), reflections about the complexity surrounding the author’s persona, the writer’s life, family relationships and the female figure are united by a thematic axis that points to two interconnected paths: existence and finitude. In the stories, the animals – so memorable in all of Lispector’s work – are also the messengers of the end, building approaches that reveal how close death can be, offering the reader the opportunity to reflect on the theme, often considered inappropriate to the child's universe122f.Chiarelli, StefaniaOmran, MunaGárbero, Maria FernandaSouza, Thaís Almeida Faísca de2020-08-04T12:28:19Z2020-08-04T12:28:19Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14561CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-14T18:11:28Zoai:app.uff.br:1/14561Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-14T18:11:28Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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A presente pesquisa se pauta na análise da relação “vida e morte” na literatura infantil de Clarice Lispector. Em O mistério do coelho pensante (1967), A mulher que matou os peixes (1968), A vida íntima de Laura (1974), Quase de verdade (1978) e Como nasceram as estrelas (1987), reflexões acerca da complexidade em torno da persona do autor, da vida do escritor, das relações familiares e da figura feminina se mostram unidas por um eixo temático que aponta para dois caminhos interligados: existência e finitude. Nas estórias, os animais – tão marcantes em toda obra de Lispector – são também os mensageiros do fim, construindo abordagens que revelam o quão perto pode estar a morte, oferecendo ao leitor a oportunidade de refletir sobre o assunto, muitas vezes julgado impróprio ao universo da criança |
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