Quando a tinta acaba: o suicídio e o deixar-se morrer em Amor de perdição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milner, Guilherme Nogueira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3693
Resumo: Baseado em teóricos que buscaram conceituar e explicar questões referentes à percepção da morte e do suicídio em sociedades ditas ocidentais, como Alvarez, Ariès, Durkheim, Marx, entre outros, este trabalho busca estabelecer uma análise crítica da novela passional Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, com a finalidade de observar a trajetória que leva à morte as três personagens principais: Teresa, Simão e Mariana. Podemos verificar que as personagens possuem uma trajetória ascendente, que ruma para a salvação ou para o heroísmo, mesmo quando esse final é resultado de uma morte-voluntária. O ato de se matar, que no romance estudado aparece como um destino heroico para as personagens, não encontrava o mesmo tratamento na sociedade portuguesa da época, conforme se pode verificar no estudo prévio de alguns periódicos do período oitocentista, como a Revista Universal Lisbonense e a Revista Contemporânea de Portugal e Brazil, em que as notícias, por via de regra, se referiam aos suicidas que ilustravam suas páginas como “infelizes” ou “desgraçados(as)”. Para melhor contextualização da novela no conjunto dos textos camilianos em que o referido tema aparece, essa dissertação proporá, por fim, uma leitura comparativa da novela A sereia, do mesmo autor, atualmente pouco conhecida do grande público, em que se pode destacar a presença de personagens que dialogam nitidamente com aquelas presentes na obra de maior sucesso do escritor português
id UFF-2_d4f43c0b4b55c5201a559081f41a7d11
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/3693
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Quando a tinta acaba: o suicídio e o deixar-se morrer em Amor de perdiçãoCamilo Castelo BrancoSuicídioLiteratura portuguesa oitocentistaRomantismoCastelo Branco, Camilo, 1825-1890; Amor de Perdição; crítica e interpretaçãoMorte na literaturaLiteratura portuguesaSuicideLittérature portugaise du XIXème siècleRomantismeBaseado em teóricos que buscaram conceituar e explicar questões referentes à percepção da morte e do suicídio em sociedades ditas ocidentais, como Alvarez, Ariès, Durkheim, Marx, entre outros, este trabalho busca estabelecer uma análise crítica da novela passional Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, com a finalidade de observar a trajetória que leva à morte as três personagens principais: Teresa, Simão e Mariana. Podemos verificar que as personagens possuem uma trajetória ascendente, que ruma para a salvação ou para o heroísmo, mesmo quando esse final é resultado de uma morte-voluntária. O ato de se matar, que no romance estudado aparece como um destino heroico para as personagens, não encontrava o mesmo tratamento na sociedade portuguesa da época, conforme se pode verificar no estudo prévio de alguns periódicos do período oitocentista, como a Revista Universal Lisbonense e a Revista Contemporânea de Portugal e Brazil, em que as notícias, por via de regra, se referiam aos suicidas que ilustravam suas páginas como “infelizes” ou “desgraçados(as)”. Para melhor contextualização da novela no conjunto dos textos camilianos em que o referido tema aparece, essa dissertação proporá, por fim, uma leitura comparativa da novela A sereia, do mesmo autor, atualmente pouco conhecida do grande público, em que se pode destacar a presença de personagens que dialogam nitidamente com aquelas presentes na obra de maior sucesso do escritor portuguêsConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoFondé sur des théoriciens qui ont cherché à conceptualiser et à expliquer des questions touchant la perception de la mort et du suicide au sein des sociétés dites occidentales, comme Alvarez, Ariès, Durkheim, Marx, entre autres, ce travail cherche à établir une analyse critique de la nouvelle passionnelle Amor de Perdição (Amour de Perdition), de Camilo Castelo Branco, ayant pour finalité d’observer le chemin qui mène à la mort les trois personnages principaux: Teresa, Simão et Mariana. On constate que les personnages ont une trajectoire ascendante, en direction du salut ou du héroïsme, même quand cette fin résulte d’une mort-volontaire. L’acte de se tuer, qui apparaît dans le roman étudié comme un destin héroïque pour les personnages, n’était pas traité de la même manière par la société portugaise de l’époque, comme on peut vérifier en étudiant au préalable quelques périodiques du XIX ème siècle, comme la Revista Universal Lisbonense (Revue Universel de Lisbonne) et la Revista Contemporânea de Portugal e Brazil (Revue Contemporaine du Portugal et Brésil), où les annonces faisaient couramment référence aux suicides qui illustraient leurs pages comme «malheureux» ou «sales». À fin d’une meilleure contextualisation de la nouvelle dans le recueil de textes de Castelo Branco où la thématique abordée apparaît, cette dissertation proposera, enfin, une lecture comparative de la nouvelle A sereia (La sirène), du même auteur et actuellement peu connue du grand public, dans laquelle on peut souligner la présence de personnages qui dialoguent nettement avec ceux de l’oeuvre la plus connu de l’écrivant portugaisJorge, Silvio RenatoFigueiredo, Mônica do NascimentoCruz, Carlos Eduardo Soares daMilner, Guilherme Nogueira2017-05-23T14:24:17Z2017-05-23T14:24:17Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3693CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-14T18:00:55Zoai:app.uff.br:1/3693Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-14T18:00:55Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Quando a tinta acaba: o suicídio e o deixar-se morrer em Amor de perdição
title Quando a tinta acaba: o suicídio e o deixar-se morrer em Amor de perdição
spellingShingle Quando a tinta acaba: o suicídio e o deixar-se morrer em Amor de perdição
Milner, Guilherme Nogueira
Camilo Castelo Branco
Suicídio
Literatura portuguesa oitocentista
Romantismo
Castelo Branco, Camilo, 1825-1890; Amor de Perdição; crítica e interpretação
Morte na literatura
Literatura portuguesa
Suicide
Littérature portugaise du XIXème siècle
Romantisme
title_short Quando a tinta acaba: o suicídio e o deixar-se morrer em Amor de perdição
title_full Quando a tinta acaba: o suicídio e o deixar-se morrer em Amor de perdição
title_fullStr Quando a tinta acaba: o suicídio e o deixar-se morrer em Amor de perdição
title_full_unstemmed Quando a tinta acaba: o suicídio e o deixar-se morrer em Amor de perdição
title_sort Quando a tinta acaba: o suicídio e o deixar-se morrer em Amor de perdição
author Milner, Guilherme Nogueira
author_facet Milner, Guilherme Nogueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jorge, Silvio Renato
Figueiredo, Mônica do Nascimento
Cruz, Carlos Eduardo Soares da
dc.contributor.author.fl_str_mv Milner, Guilherme Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Camilo Castelo Branco
Suicídio
Literatura portuguesa oitocentista
Romantismo
Castelo Branco, Camilo, 1825-1890; Amor de Perdição; crítica e interpretação
Morte na literatura
Literatura portuguesa
Suicide
Littérature portugaise du XIXème siècle
Romantisme
topic Camilo Castelo Branco
Suicídio
Literatura portuguesa oitocentista
Romantismo
Castelo Branco, Camilo, 1825-1890; Amor de Perdição; crítica e interpretação
Morte na literatura
Literatura portuguesa
Suicide
Littérature portugaise du XIXème siècle
Romantisme
description Baseado em teóricos que buscaram conceituar e explicar questões referentes à percepção da morte e do suicídio em sociedades ditas ocidentais, como Alvarez, Ariès, Durkheim, Marx, entre outros, este trabalho busca estabelecer uma análise crítica da novela passional Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, com a finalidade de observar a trajetória que leva à morte as três personagens principais: Teresa, Simão e Mariana. Podemos verificar que as personagens possuem uma trajetória ascendente, que ruma para a salvação ou para o heroísmo, mesmo quando esse final é resultado de uma morte-voluntária. O ato de se matar, que no romance estudado aparece como um destino heroico para as personagens, não encontrava o mesmo tratamento na sociedade portuguesa da época, conforme se pode verificar no estudo prévio de alguns periódicos do período oitocentista, como a Revista Universal Lisbonense e a Revista Contemporânea de Portugal e Brazil, em que as notícias, por via de regra, se referiam aos suicidas que ilustravam suas páginas como “infelizes” ou “desgraçados(as)”. Para melhor contextualização da novela no conjunto dos textos camilianos em que o referido tema aparece, essa dissertação proporá, por fim, uma leitura comparativa da novela A sereia, do mesmo autor, atualmente pouco conhecida do grande público, em que se pode destacar a presença de personagens que dialogam nitidamente com aquelas presentes na obra de maior sucesso do escritor português
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-23T14:24:17Z
2017-05-23T14:24:17Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/3693
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/3693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135416335237120