SAPPE: Sistema de Atendimento, Publicação sobre saúde e Prontuário Eletrônico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Geórgia Marques
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21961
Resumo: A Telemedicina vem ganhando força e se mostrou uma real necessidade da população devido ao cenário de pandemia da COVID-19. As pessoas vêm precisando ficar em casa durante longos períodos de confinamento. No entanto, mesmo nesse cenário é imprescindível viabilizar o atendimento médico. Devido ao vírus que assusta o mundo, a forma mais segura de manter o atendimento é através de uma abordagem de atendimento remoto. Nesse contexto, os hábitos sociais estão se modificando e a sinergia da tecnologia com a medicina se torna inevitável. O objetivo deste projeto é viabilizar o atendimento remoto de pacientes de Unidades Básicas de Saúde, fornecendo também informações importantes relacionadas à saúde no cenário da pandemia. Para tanto, propõe-se o SAPPE (Sistema de Atendimento, Publicação sobre saúde e Prontuário Eletrônico), um sistema simples para Telemedicina. O sistema possui algumas funcionalidades básicas para comunicação de informação em larga escala com cidadãos, a partir de um Blog e de um Chatbot, e um sistema de prontuário eletrônico do paciente com adaptações necessárias ao contexto da pandemia em 2021, como dados sobre a vacinação da COVID-19. Além disso, o SAPPE é idealizado como um modelo de sistema para cidades pequenas (menos de 50.000 habitantes) utilizarem em seus sistemas de saúde básica. A personalização do front-end neste trabalho é feita para a cidade de Cardoso Moreira, no Rio de Janeiro
id UFF-2_d5067d4a71ce8964a358128ad0d511c0
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/21961
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling SAPPE: Sistema de Atendimento, Publicação sobre saúde e Prontuário EletrônicoSistema de saúdeAplicação webArcabouço DjangoProntuário eletrônicoChatbotBlogTelemedicinaUnidade básica de saúdeAplicação webTelemedicineHealth systemWeb applicationDjango frameworkElectronic health recordA Telemedicina vem ganhando força e se mostrou uma real necessidade da população devido ao cenário de pandemia da COVID-19. As pessoas vêm precisando ficar em casa durante longos períodos de confinamento. No entanto, mesmo nesse cenário é imprescindível viabilizar o atendimento médico. Devido ao vírus que assusta o mundo, a forma mais segura de manter o atendimento é através de uma abordagem de atendimento remoto. Nesse contexto, os hábitos sociais estão se modificando e a sinergia da tecnologia com a medicina se torna inevitável. O objetivo deste projeto é viabilizar o atendimento remoto de pacientes de Unidades Básicas de Saúde, fornecendo também informações importantes relacionadas à saúde no cenário da pandemia. Para tanto, propõe-se o SAPPE (Sistema de Atendimento, Publicação sobre saúde e Prontuário Eletrônico), um sistema simples para Telemedicina. O sistema possui algumas funcionalidades básicas para comunicação de informação em larga escala com cidadãos, a partir de um Blog e de um Chatbot, e um sistema de prontuário eletrônico do paciente com adaptações necessárias ao contexto da pandemia em 2021, como dados sobre a vacinação da COVID-19. Além disso, o SAPPE é idealizado como um modelo de sistema para cidades pequenas (menos de 50.000 habitantes) utilizarem em seus sistemas de saúde básica. A personalização do front-end neste trabalho é feita para a cidade de Cardoso Moreira, no Rio de JaneiroTelemedicine has been increasing and has shown itself to be a real need of the population due to the COVID-19 pandemic scenario. People have been needing to stay at home for long periods of lockdown. However, even in this scenario, it is essential to provide medical assistance. Due to the virus that scares the world, the safest way to maintain service is through a remote approach. In this context, social habits are changing and the synergy between technology and medicine is becoming inevitable. The objective of this project is to enable remote care of patients in basic health units, while also providing important information related to health in the pandemic scenario. For this purpose, SAPPE (Care System, Publication on Health and Electronic Health Record or “Sistema de Atendimento, Publicação sobre saúde e Prontuário Eletrônico” in Portuguese) is proposed, a simple telemedicine system. The system has some basic functionalities for communicating information on a large scale with citizens, from a Blog and a Chatbot, and an electronic patient record system with necessary adaptations to the context of the pandemic in 2021, such as data on vaccination of the COVID-19. In addition, the application is idealized as a model for small cities (less than 50,000 inhabitants) to use in their basic health systems with the personalization of the front-end for the city of Cardoso MoreiraUniversidade Federal FluminenseNiteróiMedeiros, Dianne Scherly Varela dePestre Filho, RenéMattos, Diogo Menezes FerrazaniDias, Geórgia Marques2021-05-10T15:00:24Z2021-05-10T15:00:24Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDIAS, Geórgia Marques. SAPPE: Sistema de Atendimento, Publicação sobre saúde e Prontuário Eletrônico. 2021. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Telecomunicações) - Universidade Federal Fluminense, Escola de Engenharia, Niterói, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21961Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-11T19:41:16Zoai:app.uff.br:1/21961Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:52:48.973628Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv SAPPE: Sistema de Atendimento, Publicação sobre saúde e Prontuário Eletrônico
title SAPPE: Sistema de Atendimento, Publicação sobre saúde e Prontuário Eletrônico
spellingShingle SAPPE: Sistema de Atendimento, Publicação sobre saúde e Prontuário Eletrônico
Dias, Geórgia Marques
Sistema de saúde
Aplicação web
Arcabouço Django
Prontuário eletrônico
Chatbot
Blog
Telemedicina
Unidade básica de saúde
Aplicação web
Telemedicine
Health system
Web application
Django framework
Electronic health record
title_short SAPPE: Sistema de Atendimento, Publicação sobre saúde e Prontuário Eletrônico
title_full SAPPE: Sistema de Atendimento, Publicação sobre saúde e Prontuário Eletrônico
title_fullStr SAPPE: Sistema de Atendimento, Publicação sobre saúde e Prontuário Eletrônico
title_full_unstemmed SAPPE: Sistema de Atendimento, Publicação sobre saúde e Prontuário Eletrônico
title_sort SAPPE: Sistema de Atendimento, Publicação sobre saúde e Prontuário Eletrônico
author Dias, Geórgia Marques
author_facet Dias, Geórgia Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, Dianne Scherly Varela de
Pestre Filho, René
Mattos, Diogo Menezes Ferrazani
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Geórgia Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema de saúde
Aplicação web
Arcabouço Django
Prontuário eletrônico
Chatbot
Blog
Telemedicina
Unidade básica de saúde
Aplicação web
Telemedicine
Health system
Web application
Django framework
Electronic health record
topic Sistema de saúde
Aplicação web
Arcabouço Django
Prontuário eletrônico
Chatbot
Blog
Telemedicina
Unidade básica de saúde
Aplicação web
Telemedicine
Health system
Web application
Django framework
Electronic health record
description A Telemedicina vem ganhando força e se mostrou uma real necessidade da população devido ao cenário de pandemia da COVID-19. As pessoas vêm precisando ficar em casa durante longos períodos de confinamento. No entanto, mesmo nesse cenário é imprescindível viabilizar o atendimento médico. Devido ao vírus que assusta o mundo, a forma mais segura de manter o atendimento é através de uma abordagem de atendimento remoto. Nesse contexto, os hábitos sociais estão se modificando e a sinergia da tecnologia com a medicina se torna inevitável. O objetivo deste projeto é viabilizar o atendimento remoto de pacientes de Unidades Básicas de Saúde, fornecendo também informações importantes relacionadas à saúde no cenário da pandemia. Para tanto, propõe-se o SAPPE (Sistema de Atendimento, Publicação sobre saúde e Prontuário Eletrônico), um sistema simples para Telemedicina. O sistema possui algumas funcionalidades básicas para comunicação de informação em larga escala com cidadãos, a partir de um Blog e de um Chatbot, e um sistema de prontuário eletrônico do paciente com adaptações necessárias ao contexto da pandemia em 2021, como dados sobre a vacinação da COVID-19. Além disso, o SAPPE é idealizado como um modelo de sistema para cidades pequenas (menos de 50.000 habitantes) utilizarem em seus sistemas de saúde básica. A personalização do front-end neste trabalho é feita para a cidade de Cardoso Moreira, no Rio de Janeiro
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-10T15:00:24Z
2021-05-10T15:00:24Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DIAS, Geórgia Marques. SAPPE: Sistema de Atendimento, Publicação sobre saúde e Prontuário Eletrônico. 2021. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Telecomunicações) - Universidade Federal Fluminense, Escola de Engenharia, Niterói, 2021.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21961
Aluno de Graduação
identifier_str_mv DIAS, Geórgia Marques. SAPPE: Sistema de Atendimento, Publicação sobre saúde e Prontuário Eletrônico. 2021. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Telecomunicações) - Universidade Federal Fluminense, Escola de Engenharia, Niterói, 2021.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/21961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823596487573504