SAPPE: Sistema de Atendimento, Publicação sobre saúde e Prontuário Eletrônico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21961 |
Resumo: | A Telemedicina vem ganhando força e se mostrou uma real necessidade da população devido ao cenário de pandemia da COVID-19. As pessoas vêm precisando ficar em casa durante longos períodos de confinamento. No entanto, mesmo nesse cenário é imprescindível viabilizar o atendimento médico. Devido ao vírus que assusta o mundo, a forma mais segura de manter o atendimento é através de uma abordagem de atendimento remoto. Nesse contexto, os hábitos sociais estão se modificando e a sinergia da tecnologia com a medicina se torna inevitável. O objetivo deste projeto é viabilizar o atendimento remoto de pacientes de Unidades Básicas de Saúde, fornecendo também informações importantes relacionadas à saúde no cenário da pandemia. Para tanto, propõe-se o SAPPE (Sistema de Atendimento, Publicação sobre saúde e Prontuário Eletrônico), um sistema simples para Telemedicina. O sistema possui algumas funcionalidades básicas para comunicação de informação em larga escala com cidadãos, a partir de um Blog e de um Chatbot, e um sistema de prontuário eletrônico do paciente com adaptações necessárias ao contexto da pandemia em 2021, como dados sobre a vacinação da COVID-19. Além disso, o SAPPE é idealizado como um modelo de sistema para cidades pequenas (menos de 50.000 habitantes) utilizarem em seus sistemas de saúde básica. A personalização do front-end neste trabalho é feita para a cidade de Cardoso Moreira, no Rio de Janeiro |
id |
UFF-2_d5067d4a71ce8964a358128ad0d511c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/21961 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
SAPPE: Sistema de Atendimento, Publicação sobre saúde e Prontuário EletrônicoSistema de saúdeAplicação webArcabouço DjangoProntuário eletrônicoChatbotBlogTelemedicinaUnidade básica de saúdeAplicação webTelemedicineHealth systemWeb applicationDjango frameworkElectronic health recordA Telemedicina vem ganhando força e se mostrou uma real necessidade da população devido ao cenário de pandemia da COVID-19. As pessoas vêm precisando ficar em casa durante longos períodos de confinamento. No entanto, mesmo nesse cenário é imprescindível viabilizar o atendimento médico. Devido ao vírus que assusta o mundo, a forma mais segura de manter o atendimento é através de uma abordagem de atendimento remoto. Nesse contexto, os hábitos sociais estão se modificando e a sinergia da tecnologia com a medicina se torna inevitável. O objetivo deste projeto é viabilizar o atendimento remoto de pacientes de Unidades Básicas de Saúde, fornecendo também informações importantes relacionadas à saúde no cenário da pandemia. Para tanto, propõe-se o SAPPE (Sistema de Atendimento, Publicação sobre saúde e Prontuário Eletrônico), um sistema simples para Telemedicina. O sistema possui algumas funcionalidades básicas para comunicação de informação em larga escala com cidadãos, a partir de um Blog e de um Chatbot, e um sistema de prontuário eletrônico do paciente com adaptações necessárias ao contexto da pandemia em 2021, como dados sobre a vacinação da COVID-19. Além disso, o SAPPE é idealizado como um modelo de sistema para cidades pequenas (menos de 50.000 habitantes) utilizarem em seus sistemas de saúde básica. A personalização do front-end neste trabalho é feita para a cidade de Cardoso Moreira, no Rio de JaneiroTelemedicine has been increasing and has shown itself to be a real need of the population due to the COVID-19 pandemic scenario. People have been needing to stay at home for long periods of lockdown. However, even in this scenario, it is essential to provide medical assistance. Due to the virus that scares the world, the safest way to maintain service is through a remote approach. In this context, social habits are changing and the synergy between technology and medicine is becoming inevitable. The objective of this project is to enable remote care of patients in basic health units, while also providing important information related to health in the pandemic scenario. For this purpose, SAPPE (Care System, Publication on Health and Electronic Health Record or “Sistema de Atendimento, Publicação sobre saúde e Prontuário Eletrônico” in Portuguese) is proposed, a simple telemedicine system. The system has some basic functionalities for communicating information on a large scale with citizens, from a Blog and a Chatbot, and an electronic patient record system with necessary adaptations to the context of the pandemic in 2021, such as data on vaccination of the COVID-19. In addition, the application is idealized as a model for small cities (less than 50,000 inhabitants) to use in their basic health systems with the personalization of the front-end for the city of Cardoso MoreiraUniversidade Federal FluminenseNiteróiMedeiros, Dianne Scherly Varela dePestre Filho, RenéMattos, Diogo Menezes FerrazaniDias, Geórgia Marques2021-05-10T15:00:24Z2021-05-10T15:00:24Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDIAS, Geórgia Marques. SAPPE: Sistema de Atendimento, Publicação sobre saúde e Prontuário Eletrônico. 2021. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Telecomunicações) - Universidade Federal Fluminense, Escola de Engenharia, Niterói, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21961Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-11T19:41:16Zoai:app.uff.br:1/21961Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:52:48.973628Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SAPPE: Sistema de Atendimento, Publicação sobre saúde e Prontuário Eletrônico |
title |
SAPPE: Sistema de Atendimento, Publicação sobre saúde e Prontuário Eletrônico |
spellingShingle |
SAPPE: Sistema de Atendimento, Publicação sobre saúde e Prontuário Eletrônico Dias, Geórgia Marques Sistema de saúde Aplicação web Arcabouço Django Prontuário eletrônico Chatbot Blog Telemedicina Unidade básica de saúde Aplicação web Telemedicine Health system Web application Django framework Electronic health record |
title_short |
SAPPE: Sistema de Atendimento, Publicação sobre saúde e Prontuário Eletrônico |
title_full |
SAPPE: Sistema de Atendimento, Publicação sobre saúde e Prontuário Eletrônico |
title_fullStr |
SAPPE: Sistema de Atendimento, Publicação sobre saúde e Prontuário Eletrônico |
title_full_unstemmed |
SAPPE: Sistema de Atendimento, Publicação sobre saúde e Prontuário Eletrônico |
title_sort |
SAPPE: Sistema de Atendimento, Publicação sobre saúde e Prontuário Eletrônico |
author |
Dias, Geórgia Marques |
author_facet |
Dias, Geórgia Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Medeiros, Dianne Scherly Varela de Pestre Filho, René Mattos, Diogo Menezes Ferrazani |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Geórgia Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema de saúde Aplicação web Arcabouço Django Prontuário eletrônico Chatbot Blog Telemedicina Unidade básica de saúde Aplicação web Telemedicine Health system Web application Django framework Electronic health record |
topic |
Sistema de saúde Aplicação web Arcabouço Django Prontuário eletrônico Chatbot Blog Telemedicina Unidade básica de saúde Aplicação web Telemedicine Health system Web application Django framework Electronic health record |
description |
A Telemedicina vem ganhando força e se mostrou uma real necessidade da população devido ao cenário de pandemia da COVID-19. As pessoas vêm precisando ficar em casa durante longos períodos de confinamento. No entanto, mesmo nesse cenário é imprescindível viabilizar o atendimento médico. Devido ao vírus que assusta o mundo, a forma mais segura de manter o atendimento é através de uma abordagem de atendimento remoto. Nesse contexto, os hábitos sociais estão se modificando e a sinergia da tecnologia com a medicina se torna inevitável. O objetivo deste projeto é viabilizar o atendimento remoto de pacientes de Unidades Básicas de Saúde, fornecendo também informações importantes relacionadas à saúde no cenário da pandemia. Para tanto, propõe-se o SAPPE (Sistema de Atendimento, Publicação sobre saúde e Prontuário Eletrônico), um sistema simples para Telemedicina. O sistema possui algumas funcionalidades básicas para comunicação de informação em larga escala com cidadãos, a partir de um Blog e de um Chatbot, e um sistema de prontuário eletrônico do paciente com adaptações necessárias ao contexto da pandemia em 2021, como dados sobre a vacinação da COVID-19. Além disso, o SAPPE é idealizado como um modelo de sistema para cidades pequenas (menos de 50.000 habitantes) utilizarem em seus sistemas de saúde básica. A personalização do front-end neste trabalho é feita para a cidade de Cardoso Moreira, no Rio de Janeiro |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-10T15:00:24Z 2021-05-10T15:00:24Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DIAS, Geórgia Marques. SAPPE: Sistema de Atendimento, Publicação sobre saúde e Prontuário Eletrônico. 2021. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Telecomunicações) - Universidade Federal Fluminense, Escola de Engenharia, Niterói, 2021. https://app.uff.br/riuff/handle/1/21961 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
DIAS, Geórgia Marques. SAPPE: Sistema de Atendimento, Publicação sobre saúde e Prontuário Eletrônico. 2021. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Telecomunicações) - Universidade Federal Fluminense, Escola de Engenharia, Niterói, 2021. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21961 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823596487573504 |