“Instruam o operário”: projetos, disputas e demandas por instrução para trabalhadores na imprensa do Engenho de Dentro (1890-1905)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15189 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo central compreender de que maneira a instrução era apresentada nas folhas publicadas por e/ou direcionadas aos trabalhadores, no[s] subúrbio[s] da cidade, com especial atenção ao bairro do Engenho de Dentro. Almeja-se perquirir quais projetos, disputas e demandas eram postas, no campo da instrução, por esses sujeitos, considerando suas experiências no mundo das letras. A pesquisa teve como ponto de partida a análise dos periódicos A Tribuna (1890), O Echo Suburbano (1901) e A União Operaria (1904-1905), apreendendo-os não somente como um espaço de amplificação das carências e necessidades da população dos distritos suburbanos, mas também como importante lugar utilizado por operários, professores e jornalistas para a difusão da cultura letrada e da formação intelectual dos e para os trabalhadores. Por meio da análise dos impressos, buscamos lançar luz sobre as motivações dos trabalhadores em publicarem nessas folhas, considerando o ato da leitura e da escrita como uma estratégia de luta por espaço de expressão e divulgação de seus ideais políticos e sociais. Dessa maneira, nos preocupamos em evidenciar o processo de desenvolvimento do movimento operário nos arredores da Estrada de Ferro, cotejando, em especial, as propostas enunciadas pela União Operaria do Engenho de Dentro, bem como as disputas e tensões que homens e mulheres viviam no decorrer das colunas assinadas por eles na imprensa. A partir desses aspectos, espreitamos a trajetória de alguns personagens, dentre eles, a professora, presidente do Partido Operário Independente e responsável pela criação de escolas operárias, Elisa Scheid, perseguindo seu percurso no magistério, na cidade do Rio de Janeiro, e suas reflexões sobre a importância da instrução para que os operários alcançassem a liberdade. Sendo assim, a trajetória da docente foi nossa janela para esmiuçar as ideias e perspectivas propostas por ela e por seus companheiros para formação intelectual dos trabalhadores, no subúrbio do Rio de Janeiro |
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“Instruam o operário”: projetos, disputas e demandas por instrução para trabalhadores na imprensa do Engenho de Dentro (1890-1905)ImprensaInstruçãoHistória da EducaçãoEngenho de DentroImprensaInstrução públicaOperárioEducação -- aspecto históricoPressInstructionHistory of EducationEngenho de DentroO presente trabalho tem como objetivo central compreender de que maneira a instrução era apresentada nas folhas publicadas por e/ou direcionadas aos trabalhadores, no[s] subúrbio[s] da cidade, com especial atenção ao bairro do Engenho de Dentro. Almeja-se perquirir quais projetos, disputas e demandas eram postas, no campo da instrução, por esses sujeitos, considerando suas experiências no mundo das letras. A pesquisa teve como ponto de partida a análise dos periódicos A Tribuna (1890), O Echo Suburbano (1901) e A União Operaria (1904-1905), apreendendo-os não somente como um espaço de amplificação das carências e necessidades da população dos distritos suburbanos, mas também como importante lugar utilizado por operários, professores e jornalistas para a difusão da cultura letrada e da formação intelectual dos e para os trabalhadores. Por meio da análise dos impressos, buscamos lançar luz sobre as motivações dos trabalhadores em publicarem nessas folhas, considerando o ato da leitura e da escrita como uma estratégia de luta por espaço de expressão e divulgação de seus ideais políticos e sociais. Dessa maneira, nos preocupamos em evidenciar o processo de desenvolvimento do movimento operário nos arredores da Estrada de Ferro, cotejando, em especial, as propostas enunciadas pela União Operaria do Engenho de Dentro, bem como as disputas e tensões que homens e mulheres viviam no decorrer das colunas assinadas por eles na imprensa. A partir desses aspectos, espreitamos a trajetória de alguns personagens, dentre eles, a professora, presidente do Partido Operário Independente e responsável pela criação de escolas operárias, Elisa Scheid, perseguindo seu percurso no magistério, na cidade do Rio de Janeiro, e suas reflexões sobre a importância da instrução para que os operários alcançassem a liberdade. Sendo assim, a trajetória da docente foi nossa janela para esmiuçar as ideias e perspectivas propostas por ela e por seus companheiros para formação intelectual dos trabalhadores, no subúrbio do Rio de JaneiroCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe main objective of this work is to understand how the instruction was presented in the leaves published by and / or directed to the workers in the suburb of the city, with special attention to the neighborhood of Engenho de Dentro. It is desired to investigate what projects, disputes and demands were placed, in the field of education, by these subjects, considering their experiences in the world of letters. The research had as its starting point the analysis of the periodicals A Tribuna (1890), The Suburban Echo (1901) and the União Operaria (1904-1905), seizing them not only as a space for amplifying the needs and needs of the population of the suburban districts, but also as an important place used by workers, teachers and journalists for the diffusion of literate culture and the intellectual formation of and for the workers. Through the analysis of the printed matter, we seek to shed light on the motivations of the workers to publish in these sheets, considering the act of reading and writing as a strategy of struggle for space of expression and dissemination of their political and social ideals. In this way, we are concerned to highlight the process of development of the workers' movement in the vicinity of the Railroad, in particular, the proposals enunciated by the Union Operaria do Engenho de Dentro, as well as the disputes and tensions that men and women lived in the course of the columns signed by them in the press. From these aspects, we look at the trajectory of some characters, among them the teacher, president of the Independent Workers 'Party and responsible for the creation of workers' schools, Elisa Scheid, pursuing her teaching career in the city of Rio de Janeiro, and her reflections on the importance of instruction for the workers to achieve freedom. Thus, the trajectory of the teacher was our window to scrutinize the ideas and perspectives proposed by her and her companions for the intellectual formation of the workers, in the suburb of Rio de Janeiro124 f.Schueler, Alessandra Frota Martinez deMaciel, Laura AntunesSilva, Márcia Cabral daSepúlveda, José AntônioRizzini, IrmaGomes, Camilla Estevam Dantas2020-10-09T14:50:37Z2020-10-09T14:50:37Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, Camilla Estevam Dantas. “Instruam o operário”: projetos, disputas e demandas por instrução para trabalhadores na imprensa do Engenho de Dentro (1890-1905). 2019. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15189http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-09T14:47:14Zoai:app.uff.br:1/15189Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:56:22.448973Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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