Implementação da política nacional de saúde da pessoa idosa nos cursos de graduação em saúde da Universidade Federal Fluminense
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9266 |
Resumo: | Aproximar instituições formadoras e serviços de saúde é uma estratégia utilizada pelo Ministério de Saúde com intuito de qualificar profissionais para atuarem no Setor. A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa – PNSPI – busca, dentre outros objetivos, incentivar a inclusão de disciplinas que abordem o processo do envelhecimento nos currículos escolares. Esta dissertação, apresentada sob a forma de artigos, verificou a implementação da PNSPI, especificamente no que diz respeito à formação em saúde, nas graduações oferecidas pela Universidade Federal Fluminense. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo por intermédio de entrevistas semiestruturadas e análise documental dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. Verificamos que a implementação dos conteúdos que envolvem o processo de envelhecimento nessas graduações é uma realidade, porém encontra-se em diferentes momentos, conforme a trajetória do curso. Nesta perspectiva, optamos por classificá-los em quatro momentos. No caso da Universidade Federal Fluminense, esses 4 momentos distribuíram os cursos de Psicologia em “Incipiente”; Nutrição, em momento “Elementar”; Educação Física, Odontologia e Serviço Social em momento “Moderada” e Enfermagem e Medicina em momento “Consistente” |
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Implementação da política nacional de saúde da pessoa idosa nos cursos de graduação em saúde da Universidade Federal FluminensePolíticas públicasGraduação em saúdeIdosoPolítica pública de saúdeEnsino superiorIdosoQualificação profissionalPessoal de saúdeSaúde do idosoPublic policiesCourse in health careElderlyAproximar instituições formadoras e serviços de saúde é uma estratégia utilizada pelo Ministério de Saúde com intuito de qualificar profissionais para atuarem no Setor. A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa – PNSPI – busca, dentre outros objetivos, incentivar a inclusão de disciplinas que abordem o processo do envelhecimento nos currículos escolares. Esta dissertação, apresentada sob a forma de artigos, verificou a implementação da PNSPI, especificamente no que diz respeito à formação em saúde, nas graduações oferecidas pela Universidade Federal Fluminense. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo por intermédio de entrevistas semiestruturadas e análise documental dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. Verificamos que a implementação dos conteúdos que envolvem o processo de envelhecimento nessas graduações é uma realidade, porém encontra-se em diferentes momentos, conforme a trajetória do curso. Nesta perspectiva, optamos por classificá-los em quatro momentos. No caso da Universidade Federal Fluminense, esses 4 momentos distribuíram os cursos de Psicologia em “Incipiente”; Nutrição, em momento “Elementar”; Educação Física, Odontologia e Serviço Social em momento “Moderada” e Enfermagem e Medicina em momento “Consistente”Bringing educational institutions and health services closer is a strategy used by the Brazilian Ministry of Health aiming at training professionals to work on that sector. The National Elderly Care Policy – (PNSPI in Portuguese) – aims, among other things, to encourage inclusion of subjects that approach the aging process in schools’ schedule. This paper, presented as an articles, has noted the implementing of PNSPI, specifically when it comes to training in Health Care, in the undergraduate courses offered at the Fluminense Federal University (UFF). For this purpose, we have carried out a qualitative study by means of semi-structured interviews and documental analysis of the courses in Physical Education, Nursing, Pharmacy, Medicine, Nutrition, Dentistry, Psychology and Social Services. We have verified that the the implementation of the contents pertaining to the aging process in these courses is a reality, however, it is placed in different phases according to the course path. Therefore, we have chosen to separate it in 4 phases, in which Psichology is classified as “Incipient”, Nutrition into “Elementary”, Physical Education, Dentistry and Social Services into “Moderate”, and Nursing and Medicine into “Consistent”64 f.NiteróiKoifman, LilianFreire, Maria Martha de LunaCeccim, Ricardo Burghttp://lattes.cnpq.br/3912635205601904http://lattes.cnpq.br/2524511773652697- http://lattes.cnpq.br/2013979444085967http://lattes.cnpq.br/9247766157002480Xavier, Alex da Silva2019-04-25T14:28:23Z2019-04-25T14:28:23Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfXAVIER, Alex da Silva. Implementação da política nacional de saúde da pessoa idosa nos cursos de graduação em saúde da Universidade Federal Fluminense. 2010. 64 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9266Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-14T21:18:01Zoai:app.uff.br:1/9266Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-06-14T21:18:01Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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