A presença do smartfone na vida dos estudantes: novos hábitos sociais produzidos pela relação humano e não humano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7224 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre smartfone e estudantes dentro do espaço escolar, tendo em vista que a relação dos jovens com esse objeto tecnológico tem mudado as relações sociais que se estabelecem entre estudantes, escola, professor e aula. Para tal, foquei na observação da associação entre estudantes e o meio escolar – construído pela estrutura da escola e todos os objetos nele presentes. Minha análise baseou-se no conceito latouriano de associação entre humanos e não humanos na construção do meio social. Como método, optei por um estudo de caso, fazendo uma observação participante, em um instituto educacional, na cidade de Campos dos Goytacazes, na condição de estagiário. No período de três meses observei três turmas, de ensino médio, durantes as aulas; apliquei um questionário sobre o “uso” do smartfone para elucidar como ocorre a associação entre esse não humano e os estudantes. Nesse processo constatei que a maioria dos estudantes, durante as aulas, se associavam ao smartfone para acessar o meio virtual, usando as redes sociais para interagirem com pessoas externas ao ambiente escolar |
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A presença do smartfone na vida dos estudantes: novos hábitos sociais produzidos pela relação humano e não humanoSociologia da associaçãoTARSmartfoneNão humanoEstudanteConstrução socialTelefone; aspecto históricoTecnologia eduacionalSociology of associationANTSmartphoneNonhumanStudentEsta pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre smartfone e estudantes dentro do espaço escolar, tendo em vista que a relação dos jovens com esse objeto tecnológico tem mudado as relações sociais que se estabelecem entre estudantes, escola, professor e aula. Para tal, foquei na observação da associação entre estudantes e o meio escolar – construído pela estrutura da escola e todos os objetos nele presentes. Minha análise baseou-se no conceito latouriano de associação entre humanos e não humanos na construção do meio social. Como método, optei por um estudo de caso, fazendo uma observação participante, em um instituto educacional, na cidade de Campos dos Goytacazes, na condição de estagiário. No período de três meses observei três turmas, de ensino médio, durantes as aulas; apliquei um questionário sobre o “uso” do smartfone para elucidar como ocorre a associação entre esse não humano e os estudantes. Nesse processo constatei que a maioria dos estudantes, durante as aulas, se associavam ao smartfone para acessar o meio virtual, usando as redes sociais para interagirem com pessoas externas ao ambiente escolarThis research aims to analyze the relationship between Smartphone and students on the school environment, considering that the relationship of young people with this technological object has changed social relations that are established between students, school, teacher and class. To this end, I focused on observing the relationship between students and the school environment - built by school structure and all objects in it. My analysis was based on Latour’s concept of association between humans and nonhumans in the construction of the social environment. I opted for a case study as method, using participant observation in an educational institute in the city of Campos dos Goytacazes, in the trainee condition. In three months I observed three groups of high school in their classes and applied a questionnaire about the "use" of the Smartphone to elucidate how the association between this nonhuman and students occurs. In this process I realized that most of the students during the lessons were associated to the Smartphone to access the virtual environment, using social networks to interact with people outside the school environmentScotto, Maria GabrielaPaiva, Andréa Lúcia da Silva deGajanigo, Paulo RodriguesMonteiro, Felipe Barros2018-08-24T23:25:59Z2018-08-24T23:25:59Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7224Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-01T17:18:42Zoai:app.uff.br:1/7224Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:21.202425Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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