O trabalho de filosofia com crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28212 |
Resumo: | Este trabalho busca refletir sobre a importância da Filosofia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, entendendo a Filosofia como atividade investigativa que consiste no aprendizado de si e do mundo, para tanto, é preciso ter o pensamento reflexivo e crítico desde criança, frente aos fatos e acontecimentos cotidianos. No decorrer, será discutido sobre Filosofia, conceito e contexto; relações entre Filosofia e infância; e práticas de Filosofia na escola. Para tanto foi utilizada a abordagem metodológica qualitativa de cunho bibliográfico sob o aporte teórico de Lipman (2001), Kohan (2007), Botoni (2003) dentre outros. A pesquisa foi motivada pela seguinte pergunta: Como trabalhar Filosofia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Observa-se a necessidade de investir na formação continuada de professores, bem como, na implementação da Filosofia na escola, possibilitando que as crianças sejam críticas das relações sociais e na compreensão do mundo. |
id |
UFF-2_d6d083d0bb71570001aaa7503bb8fea5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/28212 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O trabalho de filosofia com criançasFilosofiaCriançasCotidiano EscolarPedagogiaEnsino de filosofiaPhilosophyChildrenSchool RoutineEste trabalho busca refletir sobre a importância da Filosofia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, entendendo a Filosofia como atividade investigativa que consiste no aprendizado de si e do mundo, para tanto, é preciso ter o pensamento reflexivo e crítico desde criança, frente aos fatos e acontecimentos cotidianos. No decorrer, será discutido sobre Filosofia, conceito e contexto; relações entre Filosofia e infância; e práticas de Filosofia na escola. Para tanto foi utilizada a abordagem metodológica qualitativa de cunho bibliográfico sob o aporte teórico de Lipman (2001), Kohan (2007), Botoni (2003) dentre outros. A pesquisa foi motivada pela seguinte pergunta: Como trabalhar Filosofia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Observa-se a necessidade de investir na formação continuada de professores, bem como, na implementação da Filosofia na escola, possibilitando que as crianças sejam críticas das relações sociais e na compreensão do mundo.This work seeks to reflect on the importance of Philosophy in the Early Years of Elementary Education, understanding Philosophy as an investigative activity that consists of learning about oneself and the world. everyday events. In the course, Philosophy, concept and context will be discussed; relations between Philosophy and childhood; and practices of Philosophy at school. For that, a qualitative methodological approach of a bibliographical nature was used under the theoretical contribution of Lipman (2001), Kohan (2007), Botoni (2003) among others. The research was motivated by the following question: How to work Philosophy in the Early Years of Elementary School? There is a need to invest in the continuing education of teachers, as well as in the implementation of Philosophy at school, enabling children to be critical of social relations and understanding of the world.29 f.Souza, Cristiana Callai dehttp://lattes.cnpq.br/8060028242388784Figueira, Sandro Tiago da Silvahttp://lattes.cnpq.br/3103883999232068Schindhelm, Virginia Georghttp://lattes.cnpq.br/3443663375417341http://lattes.cnpq.br/1828370782152965Fernandes, Kissila Moreira2023-03-14T18:27:08Z2023-03-14T18:27:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFERNANDES, Kissila Moreira. O trabalho de filosofia com crianças. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28212CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-14T18:27:11Zoai:app.uff.br:1/28212Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:05:41.256171Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho de filosofia com crianças |
title |
O trabalho de filosofia com crianças |
spellingShingle |
O trabalho de filosofia com crianças Fernandes, Kissila Moreira Filosofia Crianças Cotidiano Escolar Pedagogia Ensino de filosofia Philosophy Children School Routine |
title_short |
O trabalho de filosofia com crianças |
title_full |
O trabalho de filosofia com crianças |
title_fullStr |
O trabalho de filosofia com crianças |
title_full_unstemmed |
O trabalho de filosofia com crianças |
title_sort |
O trabalho de filosofia com crianças |
author |
Fernandes, Kissila Moreira |
author_facet |
Fernandes, Kissila Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Cristiana Callai de http://lattes.cnpq.br/8060028242388784 Figueira, Sandro Tiago da Silva http://lattes.cnpq.br/3103883999232068 Schindhelm, Virginia Georg http://lattes.cnpq.br/3443663375417341 http://lattes.cnpq.br/1828370782152965 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Kissila Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia Crianças Cotidiano Escolar Pedagogia Ensino de filosofia Philosophy Children School Routine |
topic |
Filosofia Crianças Cotidiano Escolar Pedagogia Ensino de filosofia Philosophy Children School Routine |
description |
Este trabalho busca refletir sobre a importância da Filosofia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, entendendo a Filosofia como atividade investigativa que consiste no aprendizado de si e do mundo, para tanto, é preciso ter o pensamento reflexivo e crítico desde criança, frente aos fatos e acontecimentos cotidianos. No decorrer, será discutido sobre Filosofia, conceito e contexto; relações entre Filosofia e infância; e práticas de Filosofia na escola. Para tanto foi utilizada a abordagem metodológica qualitativa de cunho bibliográfico sob o aporte teórico de Lipman (2001), Kohan (2007), Botoni (2003) dentre outros. A pesquisa foi motivada pela seguinte pergunta: Como trabalhar Filosofia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Observa-se a necessidade de investir na formação continuada de professores, bem como, na implementação da Filosofia na escola, possibilitando que as crianças sejam críticas das relações sociais e na compreensão do mundo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-14T18:27:08Z 2023-03-14T18:27:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERNANDES, Kissila Moreira. O trabalho de filosofia com crianças. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/28212 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Kissila Moreira. O trabalho de filosofia com crianças. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823657814589440 |