O trabalho de filosofia com crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Kissila Moreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28212
Resumo: Este trabalho busca refletir sobre a importância da Filosofia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, entendendo a Filosofia como atividade investigativa que consiste no aprendizado de si e do mundo, para tanto, é preciso ter o pensamento reflexivo e crítico desde criança, frente aos fatos e acontecimentos cotidianos. No decorrer, será discutido sobre Filosofia, conceito e contexto; relações entre Filosofia e infância; e práticas de Filosofia na escola. Para tanto foi utilizada a abordagem metodológica qualitativa de cunho bibliográfico sob o aporte teórico de Lipman (2001), Kohan (2007), Botoni (2003) dentre outros. A pesquisa foi motivada pela seguinte pergunta: Como trabalhar Filosofia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Observa-se a necessidade de investir na formação continuada de professores, bem como, na implementação da Filosofia na escola, possibilitando que as crianças sejam críticas das relações sociais e na compreensão do mundo.
id UFF-2_d6d083d0bb71570001aaa7503bb8fea5
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/28212
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O trabalho de filosofia com criançasFilosofiaCriançasCotidiano EscolarPedagogiaEnsino de filosofiaPhilosophyChildrenSchool RoutineEste trabalho busca refletir sobre a importância da Filosofia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, entendendo a Filosofia como atividade investigativa que consiste no aprendizado de si e do mundo, para tanto, é preciso ter o pensamento reflexivo e crítico desde criança, frente aos fatos e acontecimentos cotidianos. No decorrer, será discutido sobre Filosofia, conceito e contexto; relações entre Filosofia e infância; e práticas de Filosofia na escola. Para tanto foi utilizada a abordagem metodológica qualitativa de cunho bibliográfico sob o aporte teórico de Lipman (2001), Kohan (2007), Botoni (2003) dentre outros. A pesquisa foi motivada pela seguinte pergunta: Como trabalhar Filosofia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Observa-se a necessidade de investir na formação continuada de professores, bem como, na implementação da Filosofia na escola, possibilitando que as crianças sejam críticas das relações sociais e na compreensão do mundo.This work seeks to reflect on the importance of Philosophy in the Early Years of Elementary Education, understanding Philosophy as an investigative activity that consists of learning about oneself and the world. everyday events. In the course, Philosophy, concept and context will be discussed; relations between Philosophy and childhood; and practices of Philosophy at school. For that, a qualitative methodological approach of a bibliographical nature was used under the theoretical contribution of Lipman (2001), Kohan (2007), Botoni (2003) among others. The research was motivated by the following question: How to work Philosophy in the Early Years of Elementary School? There is a need to invest in the continuing education of teachers, as well as in the implementation of Philosophy at school, enabling children to be critical of social relations and understanding of the world.29 f.Souza, Cristiana Callai dehttp://lattes.cnpq.br/8060028242388784Figueira, Sandro Tiago da Silvahttp://lattes.cnpq.br/3103883999232068Schindhelm, Virginia Georghttp://lattes.cnpq.br/3443663375417341http://lattes.cnpq.br/1828370782152965Fernandes, Kissila Moreira2023-03-14T18:27:08Z2023-03-14T18:27:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFERNANDES, Kissila Moreira. O trabalho de filosofia com crianças. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28212CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-14T18:27:11Zoai:app.uff.br:1/28212Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:05:41.256171Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho de filosofia com crianças
title O trabalho de filosofia com crianças
spellingShingle O trabalho de filosofia com crianças
Fernandes, Kissila Moreira
Filosofia
Crianças
Cotidiano Escolar
Pedagogia
Ensino de filosofia
Philosophy
Children
School Routine
title_short O trabalho de filosofia com crianças
title_full O trabalho de filosofia com crianças
title_fullStr O trabalho de filosofia com crianças
title_full_unstemmed O trabalho de filosofia com crianças
title_sort O trabalho de filosofia com crianças
author Fernandes, Kissila Moreira
author_facet Fernandes, Kissila Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Cristiana Callai de
http://lattes.cnpq.br/8060028242388784
Figueira, Sandro Tiago da Silva
http://lattes.cnpq.br/3103883999232068
Schindhelm, Virginia Georg
http://lattes.cnpq.br/3443663375417341
http://lattes.cnpq.br/1828370782152965
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Kissila Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Crianças
Cotidiano Escolar
Pedagogia
Ensino de filosofia
Philosophy
Children
School Routine
topic Filosofia
Crianças
Cotidiano Escolar
Pedagogia
Ensino de filosofia
Philosophy
Children
School Routine
description Este trabalho busca refletir sobre a importância da Filosofia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, entendendo a Filosofia como atividade investigativa que consiste no aprendizado de si e do mundo, para tanto, é preciso ter o pensamento reflexivo e crítico desde criança, frente aos fatos e acontecimentos cotidianos. No decorrer, será discutido sobre Filosofia, conceito e contexto; relações entre Filosofia e infância; e práticas de Filosofia na escola. Para tanto foi utilizada a abordagem metodológica qualitativa de cunho bibliográfico sob o aporte teórico de Lipman (2001), Kohan (2007), Botoni (2003) dentre outros. A pesquisa foi motivada pela seguinte pergunta: Como trabalhar Filosofia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Observa-se a necessidade de investir na formação continuada de professores, bem como, na implementação da Filosofia na escola, possibilitando que as crianças sejam críticas das relações sociais e na compreensão do mundo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-14T18:27:08Z
2023-03-14T18:27:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERNANDES, Kissila Moreira. O trabalho de filosofia com crianças. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28212
identifier_str_mv FERNANDES, Kissila Moreira. O trabalho de filosofia com crianças. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/28212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823657814589440