Adaptação escolar: trajetórias e processos sociais de crianças na creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mariana Barbosa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27930
Resumo: O presente trabalho discorre sobre a adaptação escolar, trajetórias e processos sociais de crianças na creche. A pesquisa foi desenvolvida com o intuito de trazer reflexões sobre o tema, destacando a importância da tríade bebê-família-educador, no fortalecimento do diálogo com a família e no vínculo da criança e do educador. A revisão de literatura contou com a contribuição de Rizzo (2006), Salla (2015), Winnicott (1982), Yuste (2007), entre outros. Destaca-se também a contribuição de Emmi Pikler (1940) que é referência na educação de bebês e defende o reconhecimento da autonomia da criança, a saúde física e mental com destaque para o brincar com liberdade, valorizando uma relação estável para o desenvolvimento emocional da criança, fatores que devem ser analisados quando falamos em adaptação escolar. A pesquisa de campo foi realizada no início do 2° semestre do ano letivo de 2022, em uma creche no interior do Estado do Rio de Janeiro, no município de Miracema, com a observação do processo de adaptação das crianças. Concluiu-se que, com base nos estudos realizados, que há um desencontro entre a teoria e a prática vivenciada na creche.
id UFF-2_d7095abddd04a5a6003ff2105c586f33
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27930
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Adaptação escolar: trajetórias e processos sociais de crianças na crecheAdaptação escolarCriançaCrechePedagogiaSchool adaptationChildNurseryO presente trabalho discorre sobre a adaptação escolar, trajetórias e processos sociais de crianças na creche. A pesquisa foi desenvolvida com o intuito de trazer reflexões sobre o tema, destacando a importância da tríade bebê-família-educador, no fortalecimento do diálogo com a família e no vínculo da criança e do educador. A revisão de literatura contou com a contribuição de Rizzo (2006), Salla (2015), Winnicott (1982), Yuste (2007), entre outros. Destaca-se também a contribuição de Emmi Pikler (1940) que é referência na educação de bebês e defende o reconhecimento da autonomia da criança, a saúde física e mental com destaque para o brincar com liberdade, valorizando uma relação estável para o desenvolvimento emocional da criança, fatores que devem ser analisados quando falamos em adaptação escolar. A pesquisa de campo foi realizada no início do 2° semestre do ano letivo de 2022, em uma creche no interior do Estado do Rio de Janeiro, no município de Miracema, com a observação do processo de adaptação das crianças. Concluiu-se que, com base nos estudos realizados, que há um desencontro entre a teoria e a prática vivenciada na creche.The present work discusses the school adaptation, trajectories and social processes of children in the day care center. The research was developed with the aim of bringing reflections on the subject, highlighting the importance of the baby-family-educator triad, in strengthening the dialogue with the family and in the bond between the child and the educator. The literature review had contributions from Rizzo (2006), Salla (2015), Winnicott (1982), Yuste (2007), among others. Also noteworthy is the contribution of Emmi Pikler (1940), who is a reference in the education of babies and defends the recognition of the child's autonomy, physical and mental health, with emphasis on playing with freedom, valuing a stable relationship for the child's emotional development, factors that must be analyzed when we talk about school adaptation. The field research was carried out at the beginning of the 2nd semester of the 2022 school year, in a day care center in the interior of the State of Rio de Janeiro, in the municipality of Miracema, with the observation of the children's adaptation process. It was concluded that, based on the studies carried out, there is a mismatch between theory and experienced practice.36 f.Souza, Cristiana Callai deSouza, Isabelle de Araujo Lima eGoldenzweig, Roman EduardoSantos, Mariana Barbosa2023-02-17T13:59:43Z2023-02-17T13:59:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27930CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-17T13:59:48Zoai:app.uff.br:1/27930Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-17T13:59:48Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Adaptação escolar: trajetórias e processos sociais de crianças na creche
title Adaptação escolar: trajetórias e processos sociais de crianças na creche
spellingShingle Adaptação escolar: trajetórias e processos sociais de crianças na creche
Santos, Mariana Barbosa
Adaptação escolar
Criança
Creche
Pedagogia
School adaptation
Child
Nursery
title_short Adaptação escolar: trajetórias e processos sociais de crianças na creche
title_full Adaptação escolar: trajetórias e processos sociais de crianças na creche
title_fullStr Adaptação escolar: trajetórias e processos sociais de crianças na creche
title_full_unstemmed Adaptação escolar: trajetórias e processos sociais de crianças na creche
title_sort Adaptação escolar: trajetórias e processos sociais de crianças na creche
author Santos, Mariana Barbosa
author_facet Santos, Mariana Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Cristiana Callai de
Souza, Isabelle de Araujo Lima e
Goldenzweig, Roman Eduardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mariana Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptação escolar
Criança
Creche
Pedagogia
School adaptation
Child
Nursery
topic Adaptação escolar
Criança
Creche
Pedagogia
School adaptation
Child
Nursery
description O presente trabalho discorre sobre a adaptação escolar, trajetórias e processos sociais de crianças na creche. A pesquisa foi desenvolvida com o intuito de trazer reflexões sobre o tema, destacando a importância da tríade bebê-família-educador, no fortalecimento do diálogo com a família e no vínculo da criança e do educador. A revisão de literatura contou com a contribuição de Rizzo (2006), Salla (2015), Winnicott (1982), Yuste (2007), entre outros. Destaca-se também a contribuição de Emmi Pikler (1940) que é referência na educação de bebês e defende o reconhecimento da autonomia da criança, a saúde física e mental com destaque para o brincar com liberdade, valorizando uma relação estável para o desenvolvimento emocional da criança, fatores que devem ser analisados quando falamos em adaptação escolar. A pesquisa de campo foi realizada no início do 2° semestre do ano letivo de 2022, em uma creche no interior do Estado do Rio de Janeiro, no município de Miracema, com a observação do processo de adaptação das crianças. Concluiu-se que, com base nos estudos realizados, que há um desencontro entre a teoria e a prática vivenciada na creche.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-17T13:59:43Z
2023-02-17T13:59:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/27930
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135317020409856