Mapas conceituais na perspectiva instrumental da organização do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Lucas Augusto Alves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10783
Resumo: A organização do conhecimento, enquanto espaço investigativo que integra a Ciência da Informação, dedica-se fundamentalmente à organização e à representação sistemática de estruturas conceituais. Para tanto, vale-se de um conjunto composto por princípios teóricos e metodológicos, bem como por produtos gerados e instrumentos construídos. No que se refere à construção de instrumentos, aqui denominado de perspectiva instrumental da organização do conhecimento, os sistemas de organização do conhecimento (SOC) se destacam como aparatos instrumentais capazes de controlar terminologias e relacionar sistematicamente conceitos. Tradicionalmente, no bojo da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, os SOC mais conhecidos e investigados são os sistemas de classificação, os tesauros, as taxonomias e as ontologias. Porém, os mapas conceituais, instrumentos originalmente desenvolvidos na área da Educação, podem servir a propósitos específicos da organização do conhecimento, assim, contribuir para a abordagem instrumental desta área, atuando, também, como sistemas de organização do conhecimento. A presente pesquisa, por meio de uma análise comparativa entre alguns SOC, visou investigar os aspectos que dizem respeito à organização do conhecimento concebida pelos mapas conceituais, de modo à verifica-los como potenciais SOC. A análise foi pautada na literatura especializada e tomou como amparo metodológico os princípios definidos pela Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin. As orientações teóricas ficaram a cargo dos postulados da Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT), de Maria Tesera Cabré, cuja abordagem está voltada à compreensão dos aspectos terminológicos a partir de linguagens efetivamente utilizadas por especialistas (abordagem comunicativa). Se por um lado os resultados revelaram algumas semelhanças e algumas diferenças entre os mapas conceituais e os SOC, por outro possibilitaram inferir que nesse aspecto instrumental da OC, os mapas conceituais podem ser utilizados (com o seu potencial educacional) como instrumentos para auxiliar a compreensão das estruturas e relações existentes entre assuntos e conceitos. Assim como colaborar, por meio de seu potencial ilustrativo e visual, com a navegação e recuperação de informações em sistemas informacionais.
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No que se refere à construção de instrumentos, aqui denominado de perspectiva instrumental da organização do conhecimento, os sistemas de organização do conhecimento (SOC) se destacam como aparatos instrumentais capazes de controlar terminologias e relacionar sistematicamente conceitos. Tradicionalmente, no bojo da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, os SOC mais conhecidos e investigados são os sistemas de classificação, os tesauros, as taxonomias e as ontologias. Porém, os mapas conceituais, instrumentos originalmente desenvolvidos na área da Educação, podem servir a propósitos específicos da organização do conhecimento, assim, contribuir para a abordagem instrumental desta área, atuando, também, como sistemas de organização do conhecimento. A presente pesquisa, por meio de uma análise comparativa entre alguns SOC, visou investigar os aspectos que dizem respeito à organização do conhecimento concebida pelos mapas conceituais, de modo à verifica-los como potenciais SOC. A análise foi pautada na literatura especializada e tomou como amparo metodológico os princípios definidos pela Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin. As orientações teóricas ficaram a cargo dos postulados da Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT), de Maria Tesera Cabré, cuja abordagem está voltada à compreensão dos aspectos terminológicos a partir de linguagens efetivamente utilizadas por especialistas (abordagem comunicativa). Se por um lado os resultados revelaram algumas semelhanças e algumas diferenças entre os mapas conceituais e os SOC, por outro possibilitaram inferir que nesse aspecto instrumental da OC, os mapas conceituais podem ser utilizados (com o seu potencial educacional) como instrumentos para auxiliar a compreensão das estruturas e relações existentes entre assuntos e conceitos. Assim como colaborar, por meio de seu potencial ilustrativo e visual, com a navegação e recuperação de informações em sistemas informacionais.The knowledge organization, as investigative space that integrates the Information Science, is dedicated primarily to the organization and to the systematic representation of conceptual structures. Therefore, it uses a set that is compound by theoretical and methodological principles, generated products and built instruments. Regarding the construction of instruments, named in this research as instrumental perspective of the knowledge organization (KO), knowledge organization systems (KOS) highlight as instrumental apparatuses capable of control terminologies and relate concepts systematically. Traditionally, in the central part of the Library and Information Science, the KOS most known and investigated are the classification systems, the thesauri, the taxonomies and the ontologies. Nevertheless, the conceptual maps, instruments originally developed in the area of Education, can suit to specific purposes of the organization of knowledge, contributing to the instrumental approach in this area. Besides this, the concept maps can operate as knowledge organization systems. This research, through a comparative analysis of some KOS, aimed to investigate the aspects concerning to the knowledge organization, that is designed by the concept maps, to verify them as a potential KOS. The analysis was based on specialized literature and it was guided by the methodological principles of the Content Analysis, by Laurence Bardin. The theoretical guidelines were based in the postulates of the Communicative Theory of Terminology (CTT), by Maria Tesera Cabré. This approach relates to the understanding of terminology aspects, through languages that are utilized by specialists (communicative approach). On the one hand the results revealed some similarities and differences between the concept maps and the KOS, on the other hand the results showed, in the instrumental aspect of the KO, that concept maps can be utilized as instruments to support the comprehension of structures and relations about subjects and concepts. Besides that, the results can collaborate, by means of the potential illustrative and visual, to the navigation and recuperation of information systems.136 p.Sales, Rodrigo deFigueiredo, Lucas Augusto Alves2019-08-08T13:13:02Z2019-08-08T13:13:02Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFIGUEIREDO, Lucas Augusto Alves. Mapas conceituais na perspectiva instrumental da organização do conhecimento. 2016. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)- Universidade Federal Fluminense, Instituto de Arte e Comunicação Social. 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