O cartaz e a cidade: visualidade da imagem publicitária de rua em interlocução com o espaço urbano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bedran, Laura Martini
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9416
Resumo: Este trabalho investiga a visualidade da imagem publicitária de rua através de um de seus suportes midiáticos: o cartaz. Genericamente definido, na atualidade, como mídia exterior, o cartaz se apresenta em uma grande variedade de formatos, obtidos por meio de diferentes técnicas de produção. Nesse contexto, situando a cidade do Rio de Janeiro como cenário central para o desenvolvimento do estudo, esta pesquisa traça a trajetória do cartaz ao longo dos anos e suas novas formas adquiridas no contemporâneo. A análise apresenta desdobramentos sobre a apreensão da imagem do cartaz, a partir de depoimentos recolhidos com usuários da cidade e, dessa maneira, discute a produção de novos sentidos provocados por sua visualidade em interlocução com o espaço urbano.
id UFF-2_d76a279d89696224f6c8f784bf5ba30b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9416
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O cartaz e a cidade: visualidade da imagem publicitária de rua em interlocução com o espaço urbanoEspaço urbanoVisualidadeImagem da publicidadeCartaz -- aspecto históricoEspaço urbanoPublicidadeLinguagemUrban spaceVisualAdvertising imageEste trabalho investiga a visualidade da imagem publicitária de rua através de um de seus suportes midiáticos: o cartaz. Genericamente definido, na atualidade, como mídia exterior, o cartaz se apresenta em uma grande variedade de formatos, obtidos por meio de diferentes técnicas de produção. Nesse contexto, situando a cidade do Rio de Janeiro como cenário central para o desenvolvimento do estudo, esta pesquisa traça a trajetória do cartaz ao longo dos anos e suas novas formas adquiridas no contemporâneo. A análise apresenta desdobramentos sobre a apreensão da imagem do cartaz, a partir de depoimentos recolhidos com usuários da cidade e, dessa maneira, discute a produção de novos sentidos provocados por sua visualidade em interlocução com o espaço urbano.This work investigates the visual of the advertising image of the streets through one of their media vehicles, the poster. Usually defined as outdoor media, at the present time, the poster comes in a great variety of formats, obtained through different production techniques. In this context, placing the city of Rio de Janeiro as the central scenery for the development of this study, the research clears the path of the poster throughout the years and their new acquired forms in the contemporary. The analysis unfolds the way the image poster is apprehended by the citizens, starting from interviews and, in this way, discusses218f.Sá, Simone Pereira deBedran, Laura Martini2019-05-09T12:31:20Z2019-05-09T12:31:20Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9416Aluno de DoutoradoopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-17T18:01:34Zoai:app.uff.br:1/9416Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:00.907750Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O cartaz e a cidade: visualidade da imagem publicitária de rua em interlocução com o espaço urbano
title O cartaz e a cidade: visualidade da imagem publicitária de rua em interlocução com o espaço urbano
spellingShingle O cartaz e a cidade: visualidade da imagem publicitária de rua em interlocução com o espaço urbano
Bedran, Laura Martini
Espaço urbano
Visualidade
Imagem da publicidade
Cartaz -- aspecto histórico
Espaço urbano
Publicidade
Linguagem
Urban space
Visual
Advertising image
title_short O cartaz e a cidade: visualidade da imagem publicitária de rua em interlocução com o espaço urbano
title_full O cartaz e a cidade: visualidade da imagem publicitária de rua em interlocução com o espaço urbano
title_fullStr O cartaz e a cidade: visualidade da imagem publicitária de rua em interlocução com o espaço urbano
title_full_unstemmed O cartaz e a cidade: visualidade da imagem publicitária de rua em interlocução com o espaço urbano
title_sort O cartaz e a cidade: visualidade da imagem publicitária de rua em interlocução com o espaço urbano
author Bedran, Laura Martini
author_facet Bedran, Laura Martini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Simone Pereira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Bedran, Laura Martini
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço urbano
Visualidade
Imagem da publicidade
Cartaz -- aspecto histórico
Espaço urbano
Publicidade
Linguagem
Urban space
Visual
Advertising image
topic Espaço urbano
Visualidade
Imagem da publicidade
Cartaz -- aspecto histórico
Espaço urbano
Publicidade
Linguagem
Urban space
Visual
Advertising image
description Este trabalho investiga a visualidade da imagem publicitária de rua através de um de seus suportes midiáticos: o cartaz. Genericamente definido, na atualidade, como mídia exterior, o cartaz se apresenta em uma grande variedade de formatos, obtidos por meio de diferentes técnicas de produção. Nesse contexto, situando a cidade do Rio de Janeiro como cenário central para o desenvolvimento do estudo, esta pesquisa traça a trajetória do cartaz ao longo dos anos e suas novas formas adquiridas no contemporâneo. A análise apresenta desdobramentos sobre a apreensão da imagem do cartaz, a partir de depoimentos recolhidos com usuários da cidade e, dessa maneira, discute a produção de novos sentidos provocados por sua visualidade em interlocução com o espaço urbano.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2019-05-09T12:31:20Z
2019-05-09T12:31:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/9416
Aluno de Doutorado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9416
identifier_str_mv Aluno de Doutorado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823687912914944