O cartaz e a cidade: visualidade da imagem publicitária de rua em interlocução com o espaço urbano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9416 |
Resumo: | Este trabalho investiga a visualidade da imagem publicitária de rua através de um de seus suportes midiáticos: o cartaz. Genericamente definido, na atualidade, como mídia exterior, o cartaz se apresenta em uma grande variedade de formatos, obtidos por meio de diferentes técnicas de produção. Nesse contexto, situando a cidade do Rio de Janeiro como cenário central para o desenvolvimento do estudo, esta pesquisa traça a trajetória do cartaz ao longo dos anos e suas novas formas adquiridas no contemporâneo. A análise apresenta desdobramentos sobre a apreensão da imagem do cartaz, a partir de depoimentos recolhidos com usuários da cidade e, dessa maneira, discute a produção de novos sentidos provocados por sua visualidade em interlocução com o espaço urbano. |
id |
UFF-2_d76a279d89696224f6c8f784bf5ba30b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/9416 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O cartaz e a cidade: visualidade da imagem publicitária de rua em interlocução com o espaço urbanoEspaço urbanoVisualidadeImagem da publicidadeCartaz -- aspecto históricoEspaço urbanoPublicidadeLinguagemUrban spaceVisualAdvertising imageEste trabalho investiga a visualidade da imagem publicitária de rua através de um de seus suportes midiáticos: o cartaz. Genericamente definido, na atualidade, como mídia exterior, o cartaz se apresenta em uma grande variedade de formatos, obtidos por meio de diferentes técnicas de produção. Nesse contexto, situando a cidade do Rio de Janeiro como cenário central para o desenvolvimento do estudo, esta pesquisa traça a trajetória do cartaz ao longo dos anos e suas novas formas adquiridas no contemporâneo. A análise apresenta desdobramentos sobre a apreensão da imagem do cartaz, a partir de depoimentos recolhidos com usuários da cidade e, dessa maneira, discute a produção de novos sentidos provocados por sua visualidade em interlocução com o espaço urbano.This work investigates the visual of the advertising image of the streets through one of their media vehicles, the poster. Usually defined as outdoor media, at the present time, the poster comes in a great variety of formats, obtained through different production techniques. In this context, placing the city of Rio de Janeiro as the central scenery for the development of this study, the research clears the path of the poster throughout the years and their new acquired forms in the contemporary. The analysis unfolds the way the image poster is apprehended by the citizens, starting from interviews and, in this way, discusses218f.Sá, Simone Pereira deBedran, Laura Martini2019-05-09T12:31:20Z2019-05-09T12:31:20Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9416Aluno de DoutoradoopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-17T18:01:34Zoai:app.uff.br:1/9416Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:00.907750Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O cartaz e a cidade: visualidade da imagem publicitária de rua em interlocução com o espaço urbano |
title |
O cartaz e a cidade: visualidade da imagem publicitária de rua em interlocução com o espaço urbano |
spellingShingle |
O cartaz e a cidade: visualidade da imagem publicitária de rua em interlocução com o espaço urbano Bedran, Laura Martini Espaço urbano Visualidade Imagem da publicidade Cartaz -- aspecto histórico Espaço urbano Publicidade Linguagem Urban space Visual Advertising image |
title_short |
O cartaz e a cidade: visualidade da imagem publicitária de rua em interlocução com o espaço urbano |
title_full |
O cartaz e a cidade: visualidade da imagem publicitária de rua em interlocução com o espaço urbano |
title_fullStr |
O cartaz e a cidade: visualidade da imagem publicitária de rua em interlocução com o espaço urbano |
title_full_unstemmed |
O cartaz e a cidade: visualidade da imagem publicitária de rua em interlocução com o espaço urbano |
title_sort |
O cartaz e a cidade: visualidade da imagem publicitária de rua em interlocução com o espaço urbano |
author |
Bedran, Laura Martini |
author_facet |
Bedran, Laura Martini |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sá, Simone Pereira de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bedran, Laura Martini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espaço urbano Visualidade Imagem da publicidade Cartaz -- aspecto histórico Espaço urbano Publicidade Linguagem Urban space Visual Advertising image |
topic |
Espaço urbano Visualidade Imagem da publicidade Cartaz -- aspecto histórico Espaço urbano Publicidade Linguagem Urban space Visual Advertising image |
description |
Este trabalho investiga a visualidade da imagem publicitária de rua através de um de seus suportes midiáticos: o cartaz. Genericamente definido, na atualidade, como mídia exterior, o cartaz se apresenta em uma grande variedade de formatos, obtidos por meio de diferentes técnicas de produção. Nesse contexto, situando a cidade do Rio de Janeiro como cenário central para o desenvolvimento do estudo, esta pesquisa traça a trajetória do cartaz ao longo dos anos e suas novas formas adquiridas no contemporâneo. A análise apresenta desdobramentos sobre a apreensão da imagem do cartaz, a partir de depoimentos recolhidos com usuários da cidade e, dessa maneira, discute a produção de novos sentidos provocados por sua visualidade em interlocução com o espaço urbano. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2019-05-09T12:31:20Z 2019-05-09T12:31:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9416 Aluno de Doutorado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9416 |
identifier_str_mv |
Aluno de Doutorado |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823687912914944 |