A EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES EM MATO GROSSO NO TEMPO DO AGRONEGÓCIO: CONTRADIÇÕES E PERSEPCTIVAS NO CAPITALISMO PERIFÉRICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Elismar Bezerra
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15784
Resumo: Este estudo tem como objeto a educação dos trabalhadores mato-grossenses no tempo em que o Agronegócio se desenvolve com supremacia na economia e na política de Mato Grosso. Por conceber a educação como um fenômeno que não se explica per si, o estudo abrange a história da formação social caracterizada pelo Agronegócio e o contexto no qual este se faz hegemônico. Assim, procurou-se reconstruir a gênese dessa hegemonia, como se estruturou e por quais meios; que finalidades anunciava e qual, efetivamente, buscou realizar; quem dominou, quem governou, e para quem, esse processo; que “papéis” foram desempenhados pelo Estado e os governos nessa construção econômico-social; qual o protagonismo dos que vivem do próprio trabalho e que “lugar” lhes foi reservado nessa sociedade. Estas foram questões que orientaram as investigações e as análises desenvolvidas nos quatro primeiros capítulos, dos seis que constituem este trabalho, no sentido de caracterizar o processo econômico-social mato-grossense que produziu o Agronegócio e seus reflexos na educação dos trabalhadores; de forma que, os dois últimos capítulos, são dedicados às análises e interpretações da situação da educação das massas trabalhadoras e suas perspectivas, decorrentes dos interesses antagônicos e respectivos protagonismos de empresários e trabalhadores. A realidade mato-grossense é, como todas as realidades, complexa. Por isso afirma-se aqui que se trata de um mundo conjugado organicamente a tantos outros mundos, que um olhar apressado, de forma ligeira e razia, não alcança enxergar em sua essência. Utilizaram-se, então, “instrumentos” teórico-metodológicos capazes de dar ao olhar a capacidade para entranhar-se nesse real de forma a esbugalha-lo e fazer emergirem seus elementos essenciais. Esse “instrumental” está fundamentado na teoria marxiana e no seu desenvolvimento, pelas atividades teórico-práticas de seus continuadores: marxistas clássicos como: Antonio Gramsci e Florestan Fernandes; mas, também, por intelectuais que elaboram novas sínteses marxistas à luz da complexidade capitalista hodierna e, principalmente, referenciados nas lutas, movimentos e organizações das massas trabalhadoras de todo o mundo. Desse modo, toma-se e se busca analisar o problema educacional dos trabalhadores mato-grossenses como um elemento da realidade orgânica estadual; uma realidade historicamente determinada conforme as especificidades econômico-sociais do processo capitalista de produção que, em Mato Grosso, tem a terra, a propriedade privada da terra, como elemento estratégico para a sua estruturação e desenvolvimento. Daí se verificar, desde o início, que um dos atos educativos fundamentais da ordem capitalista, nestas terras, foi sedimentar, pela força e pelo convencimento, a concepção de que nenhuma outra forma de propriedade era legítima – senão a imposta pela classe proprietária: a que expropriou a todos e criou as condições para essa expropriação seguir se materializando, legalmente, conforme a lógica do capital. Assim, busca-se compreender e explicitar a natureza da educação-escolar das massas trabalhadoras mato-grossenses, face à natureza econômica do Agronegócio e, por suas contradições, as possibilidades do processo educacional que se desenvolve na Escola Pública para a construção hegemônica dos trabalhadores. Afigura-se como contradição insanável a finalidade político-pedagógica da Escola Pública face ao que exige o mercado e o que indica como necessidade inegociável para a autonomização dos trabalhadores, as lutas, movimentos e organizações autônomas dos trabalhadores.
id UFF-2_d7fe089e91ed5e93fa6b66fbd87649e6
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15784
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES EM MATO GROSSO NO TEMPO DO AGRONEGÓCIO: CONTRADIÇÕES E PERSEPCTIVAS NO CAPITALISMO PERIFÉRICOEducaçãoTrabalhadoresAgronegócioConstrução HegemônicaEducationWorkersAgribusinessHegemonic ConstructionEste estudo tem como objeto a educação dos trabalhadores mato-grossenses no tempo em que o Agronegócio se desenvolve com supremacia na economia e na política de Mato Grosso. Por conceber a educação como um fenômeno que não se explica per si, o estudo abrange a história da formação social caracterizada pelo Agronegócio e o contexto no qual este se faz hegemônico. Assim, procurou-se reconstruir a gênese dessa hegemonia, como se estruturou e por quais meios; que finalidades anunciava e qual, efetivamente, buscou realizar; quem dominou, quem governou, e para quem, esse processo; que “papéis” foram desempenhados pelo Estado e os governos nessa construção econômico-social; qual o protagonismo dos que vivem do próprio trabalho e que “lugar” lhes foi reservado nessa sociedade. Estas foram questões que orientaram as investigações e as análises desenvolvidas nos quatro primeiros capítulos, dos seis que constituem este trabalho, no sentido de caracterizar o processo econômico-social mato-grossense que produziu o Agronegócio e seus reflexos na educação dos trabalhadores; de forma que, os dois últimos capítulos, são dedicados às análises e interpretações da situação da educação das massas trabalhadoras e suas perspectivas, decorrentes dos interesses antagônicos e respectivos protagonismos de empresários e trabalhadores. A realidade mato-grossense é, como todas as realidades, complexa. Por isso afirma-se aqui que se trata de um mundo conjugado organicamente a tantos outros mundos, que um olhar apressado, de forma ligeira e razia, não alcança enxergar em sua essência. Utilizaram-se, então, “instrumentos” teórico-metodológicos capazes de dar ao olhar a capacidade para entranhar-se nesse real de forma a esbugalha-lo e fazer emergirem seus elementos essenciais. Esse “instrumental” está fundamentado na teoria marxiana e no seu desenvolvimento, pelas atividades teórico-práticas de seus continuadores: marxistas clássicos como: Antonio Gramsci e Florestan Fernandes; mas, também, por intelectuais que elaboram novas sínteses marxistas à luz da complexidade capitalista hodierna e, principalmente, referenciados nas lutas, movimentos e organizações das massas trabalhadoras de todo o mundo. Desse modo, toma-se e se busca analisar o problema educacional dos trabalhadores mato-grossenses como um elemento da realidade orgânica estadual; uma realidade historicamente determinada conforme as especificidades econômico-sociais do processo capitalista de produção que, em Mato Grosso, tem a terra, a propriedade privada da terra, como elemento estratégico para a sua estruturação e desenvolvimento. Daí se verificar, desde o início, que um dos atos educativos fundamentais da ordem capitalista, nestas terras, foi sedimentar, pela força e pelo convencimento, a concepção de que nenhuma outra forma de propriedade era legítima – senão a imposta pela classe proprietária: a que expropriou a todos e criou as condições para essa expropriação seguir se materializando, legalmente, conforme a lógica do capital. Assim, busca-se compreender e explicitar a natureza da educação-escolar das massas trabalhadoras mato-grossenses, face à natureza econômica do Agronegócio e, por suas contradições, as possibilidades do processo educacional que se desenvolve na Escola Pública para a construção hegemônica dos trabalhadores. Afigura-se como contradição insanável a finalidade político-pedagógica da Escola Pública face ao que exige o mercado e o que indica como necessidade inegociável para a autonomização dos trabalhadores, as lutas, movimentos e organizações autônomas dos trabalhadores.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis study has as an object the education of mato-grossenses workers at the time in which the Agribusiness it is developed with supremacy in the economy and politics of Mato Grosso. For conceiving Education as a phenomenon that cannot be explained per se, this study embraces the history of social training characterized by Agribusiness and the context in which it becomes hegemonic. Thus, it was sought to reconstruct the genesis of that hegemony, how it was structured and by what means, what purposes it announced and which ones effectively, it sought to perform; who dominated, who governed and for whom; which roles were played by the State in that process and the governments in that social and economical construction; what the prominence of the people who live by their own is, and what place is reserved for them in the society. These were some questions that guided the researches and the analysis developed in the first four chapters of the six that constitute this work, in the sense of characterizing the mato-grossense social and economical process that produced Agribusiness and its reflexes in education of workers; so that, the last two chapters are dedicated to the analyses and interpretations of the situation related to the working masses and their resulting perspectives of the antagonistic interests and respective leadership of the businessmen and workers. The mato-grossense reality is like all the realities, complex. For that reason, it is affirmed here that, it is about a world conjugated organically to other worlds, which it is an oppressed sight, in a slight and correct way; it cannot be reached to see in its essence. So there were used theoretical- methodological “instruments” capable to give the look the capacity to be involved in that real, in order to goggle and to emerge in its essential elements. That “instrumental” is based on the Marxist theory and its development by the theoretical and practical activities of its continuers, classical Marxists such as Antonio Gramsci and Florestan Fernandes; but also, by some intellectuals that made new Marxists syntheses in the light of the hodierna capitalistic complexity and mainly, referenced in the struggles, movements and organizations of the working masses of all the world. In that way, it is taken and it is sought to analyze the educational problem of mato-grossenses workers as an element of the state organic reality; a historically determined reality according to the economical and social specificities of that capitalist process of production that, in Mato Grosso has a land, private ownership of land, as an strategic element for its structuring and development. From there if it verifies, from the beginning, that one of the educational and fundamental acts of capitalist order in these lands, was to consolidate by the forces and convincement, the conception that not other form of property was legitimate, but also the one imposed by the owner class: the one that expropriated everyone and created the conditions for that expropriation to continue legally materializing according to the logic of the capital. Thus, it is sought to comprehend and explain the nature of school education of the mato-grossenses working masses in front of the economical nature of Agribusiness and its contradictions, the possibilities of the educational process that is developed at the Public School to the hegemonic construction of workers. It seems like a satisfactory contradiction the political- pedagogical purpose of the Public School in front of what demands the market and what is indicated as a negotiable necessity to the autonomy of workers, the struggles, movements and autonomous organization of workers.351 f.Semeraro, GiovanniLima, RodrigoChabalgoity, DiegoSá, Nicanor PalharesSalles, Ricardo HenriqueTorres, Artemishttp://lattes.cnpq.br/8878956137247698http://lattes.cnpq.br/6956417347930716Arruda, Elismar Bezerra2020-11-03T18:29:46Z2020-11-03T18:29:46Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfArruda, Elismar Bezerra. A educação dos trabalhadores em Mato Grosso no tempo do agronegócio: contradições e perspectivas no capitalismo periférico / Elismar Bezerra Arruda. – 2017. 351 f. Orientador: Giovanni Semeraro. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15784openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-30T22:14:41Zoai:app.uff.br:1/15784Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:50.198516Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES EM MATO GROSSO NO TEMPO DO AGRONEGÓCIO: CONTRADIÇÕES E PERSEPCTIVAS NO CAPITALISMO PERIFÉRICO
title A EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES EM MATO GROSSO NO TEMPO DO AGRONEGÓCIO: CONTRADIÇÕES E PERSEPCTIVAS NO CAPITALISMO PERIFÉRICO
spellingShingle A EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES EM MATO GROSSO NO TEMPO DO AGRONEGÓCIO: CONTRADIÇÕES E PERSEPCTIVAS NO CAPITALISMO PERIFÉRICO
Arruda, Elismar Bezerra
Educação
Trabalhadores
Agronegócio
Construção Hegemônica
Education
Workers
Agribusiness
Hegemonic Construction
title_short A EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES EM MATO GROSSO NO TEMPO DO AGRONEGÓCIO: CONTRADIÇÕES E PERSEPCTIVAS NO CAPITALISMO PERIFÉRICO
title_full A EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES EM MATO GROSSO NO TEMPO DO AGRONEGÓCIO: CONTRADIÇÕES E PERSEPCTIVAS NO CAPITALISMO PERIFÉRICO
title_fullStr A EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES EM MATO GROSSO NO TEMPO DO AGRONEGÓCIO: CONTRADIÇÕES E PERSEPCTIVAS NO CAPITALISMO PERIFÉRICO
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES EM MATO GROSSO NO TEMPO DO AGRONEGÓCIO: CONTRADIÇÕES E PERSEPCTIVAS NO CAPITALISMO PERIFÉRICO
title_sort A EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES EM MATO GROSSO NO TEMPO DO AGRONEGÓCIO: CONTRADIÇÕES E PERSEPCTIVAS NO CAPITALISMO PERIFÉRICO
author Arruda, Elismar Bezerra
author_facet Arruda, Elismar Bezerra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Semeraro, Giovanni
Lima, Rodrigo
Chabalgoity, Diego
Sá, Nicanor Palhares
Salles, Ricardo Henrique
Torres, Artemis
http://lattes.cnpq.br/8878956137247698
http://lattes.cnpq.br/6956417347930716
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Elismar Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Trabalhadores
Agronegócio
Construção Hegemônica
Education
Workers
Agribusiness
Hegemonic Construction
topic Educação
Trabalhadores
Agronegócio
Construção Hegemônica
Education
Workers
Agribusiness
Hegemonic Construction
description Este estudo tem como objeto a educação dos trabalhadores mato-grossenses no tempo em que o Agronegócio se desenvolve com supremacia na economia e na política de Mato Grosso. Por conceber a educação como um fenômeno que não se explica per si, o estudo abrange a história da formação social caracterizada pelo Agronegócio e o contexto no qual este se faz hegemônico. Assim, procurou-se reconstruir a gênese dessa hegemonia, como se estruturou e por quais meios; que finalidades anunciava e qual, efetivamente, buscou realizar; quem dominou, quem governou, e para quem, esse processo; que “papéis” foram desempenhados pelo Estado e os governos nessa construção econômico-social; qual o protagonismo dos que vivem do próprio trabalho e que “lugar” lhes foi reservado nessa sociedade. Estas foram questões que orientaram as investigações e as análises desenvolvidas nos quatro primeiros capítulos, dos seis que constituem este trabalho, no sentido de caracterizar o processo econômico-social mato-grossense que produziu o Agronegócio e seus reflexos na educação dos trabalhadores; de forma que, os dois últimos capítulos, são dedicados às análises e interpretações da situação da educação das massas trabalhadoras e suas perspectivas, decorrentes dos interesses antagônicos e respectivos protagonismos de empresários e trabalhadores. A realidade mato-grossense é, como todas as realidades, complexa. Por isso afirma-se aqui que se trata de um mundo conjugado organicamente a tantos outros mundos, que um olhar apressado, de forma ligeira e razia, não alcança enxergar em sua essência. Utilizaram-se, então, “instrumentos” teórico-metodológicos capazes de dar ao olhar a capacidade para entranhar-se nesse real de forma a esbugalha-lo e fazer emergirem seus elementos essenciais. Esse “instrumental” está fundamentado na teoria marxiana e no seu desenvolvimento, pelas atividades teórico-práticas de seus continuadores: marxistas clássicos como: Antonio Gramsci e Florestan Fernandes; mas, também, por intelectuais que elaboram novas sínteses marxistas à luz da complexidade capitalista hodierna e, principalmente, referenciados nas lutas, movimentos e organizações das massas trabalhadoras de todo o mundo. Desse modo, toma-se e se busca analisar o problema educacional dos trabalhadores mato-grossenses como um elemento da realidade orgânica estadual; uma realidade historicamente determinada conforme as especificidades econômico-sociais do processo capitalista de produção que, em Mato Grosso, tem a terra, a propriedade privada da terra, como elemento estratégico para a sua estruturação e desenvolvimento. Daí se verificar, desde o início, que um dos atos educativos fundamentais da ordem capitalista, nestas terras, foi sedimentar, pela força e pelo convencimento, a concepção de que nenhuma outra forma de propriedade era legítima – senão a imposta pela classe proprietária: a que expropriou a todos e criou as condições para essa expropriação seguir se materializando, legalmente, conforme a lógica do capital. Assim, busca-se compreender e explicitar a natureza da educação-escolar das massas trabalhadoras mato-grossenses, face à natureza econômica do Agronegócio e, por suas contradições, as possibilidades do processo educacional que se desenvolve na Escola Pública para a construção hegemônica dos trabalhadores. Afigura-se como contradição insanável a finalidade político-pedagógica da Escola Pública face ao que exige o mercado e o que indica como necessidade inegociável para a autonomização dos trabalhadores, as lutas, movimentos e organizações autônomas dos trabalhadores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-11-03T18:29:46Z
2020-11-03T18:29:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Arruda, Elismar Bezerra. A educação dos trabalhadores em Mato Grosso no tempo do agronegócio: contradições e perspectivas no capitalismo periférico / Elismar Bezerra Arruda. – 2017. 351 f. Orientador: Giovanni Semeraro. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15784
identifier_str_mv Arruda, Elismar Bezerra. A educação dos trabalhadores em Mato Grosso no tempo do agronegócio: contradições e perspectivas no capitalismo periférico / Elismar Bezerra Arruda. – 2017. 351 f. Orientador: Giovanni Semeraro. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação, 2017.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823601270128640