Metodologia para criação e dimensionamento de circuitos cicloviários dentro do conceito de hubs and links

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pfeffer, Guilherme Moyses
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5196
Resumo: A bicicleta por muitos anos vem sido usada como meio de locomoção, contudo vem perdendo espaço para transportes motorizados e possuindo poucas vias adequadas para sua utilização. O objetivo desse trabalho é desenvolver uma metodologia simplificada capaz de auxiliar tomadores de decisão a planejar e dimensionar a infraestrutura adequada para os ciclistas. Os conceitos utilizados abordam temas como Pontos de Interesse, distâncias adequadas para o ciclista, crescimento populacional, divisão de modais de transportes, interesses por estacionamento para bicicletas e adequação a segurança da via. Foram realizados levantamentos de dados para medições de fluxo de veículos, tempos de ciclo e verde efetivo. Houve a elaboração de uma pesquisa de tendência de interesse por possíveis mudanças nos hábitos de transportes, para prever demanda reprimida, e interesse por estacionamento para bicicletas. Através de um estudo de caso foram testadas as ideias elaboradas pela metodologia desenvolvida. O trabalho expõe os resultados como um crescimento de possível de 102% no fluxo atual de ciclistas até o ano de 2030 e 12% na composição da divisão de modais de transportes, caso seja implementada a infraestrutura proposta.
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