Narrativas e encontros: a negação da escolarização em histórias cotidianas de mulheres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernar, Aline Praça
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22304
Resumo: Caminhos percorridos em conversas cotidianas antes da construção desta tese propiciaram a construção de uma dissertação de mestrado. Destas conversas emergiram narrativas que traziam vozes e histórias de mulheres oriundas das classes populares. Esta tese tem seus caminhos constituídos através de narrativas de mulheres pobres, negras e sem escolarização. Ela intenta mostrar que os caminhos percorridos rumo ao desejo e ao direito de uma escolarização negada constituem experiências tatuadas em vozes femininas. A elaboração narrativa e a construção dessas histórias desafiam narradoras e ouvinte (inclusivamente a pesquisadora) a perceberem que, uma vez exposta, a experiência narrada se encaminha rumo a outras experiências que passam a ser compartilhadas. As narrativas trazidas para a presente tese mostram a inevitável construção de redes entrelaçadas de vozes dentro do mesmo texto na luta necessária e expressiva em prol do direito primordial rumo à emancipação. Dessas narrativas emergem as presenças e ausências, as queixas, os protestos, as denúncias, mas também os sonhos, as lutas, a força e a resistência. É notória, nessas histórias, a persistência dessas mulheres participantes da pesquisa que cientes de sua incompletude, assume-se como tal, na busca e na briga por um horizonte possível de transformação
id UFF-2_d860529115336dcee2d4a9d82819a433
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22304
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Narrativas e encontros: a negação da escolarização em histórias cotidianas de mulheresMulheresEscolarizaçãoNegaçãoCotidianoMulher negraNarrativaWomenSchoolingDenialDailyCaminhos percorridos em conversas cotidianas antes da construção desta tese propiciaram a construção de uma dissertação de mestrado. Destas conversas emergiram narrativas que traziam vozes e histórias de mulheres oriundas das classes populares. Esta tese tem seus caminhos constituídos através de narrativas de mulheres pobres, negras e sem escolarização. Ela intenta mostrar que os caminhos percorridos rumo ao desejo e ao direito de uma escolarização negada constituem experiências tatuadas em vozes femininas. A elaboração narrativa e a construção dessas histórias desafiam narradoras e ouvinte (inclusivamente a pesquisadora) a perceberem que, uma vez exposta, a experiência narrada se encaminha rumo a outras experiências que passam a ser compartilhadas. As narrativas trazidas para a presente tese mostram a inevitável construção de redes entrelaçadas de vozes dentro do mesmo texto na luta necessária e expressiva em prol do direito primordial rumo à emancipação. Dessas narrativas emergem as presenças e ausências, as queixas, os protestos, as denúncias, mas também os sonhos, as lutas, a força e a resistência. É notória, nessas histórias, a persistência dessas mulheres participantes da pesquisa que cientes de sua incompletude, assume-se como tal, na busca e na briga por um horizonte possível de transformaçãoCapesPaths taken in everyday conversations before the construction of this thesis led to the construction of a master's thesis. From these conversations, narratives emerged that brought voices and stories of women from the popular classes. This thesis has its paths constituted through the narratives of poor, black and uneducated women. She intends to show that the paths taken towards the desire and right to a denied schooling are experiences tattooed in female voices. The narrative elaboration and construction of these stories challenge narrators and listeners (including the researcher) to realize that, once exposed, the narrated experience moves towards other experiences that start to be shared. The narratives brought to this thesis show the inevitable construction of intertwined networks of voices within the same text in the necessary and expressive struggle for the primordial right towards emancipation. From these narratives emerge the presences and absences, complaints, protests, denunciations, but also dreams, struggles, strength and resistance. In these stories, the persistence of these women participating in the research is notorious, who, aware of their incompleteness, assume themselves as such, in the search and struggle for a possible horizon of transformation224 f.Esteban, Maria TeresaPérez, CarmenPavan, RuthAraújo, Mairce da SilvaBragança, Inês Ferreira de SouzaMello, Marisol Barenco deBernar, Aline Praça2021-06-08T14:54:58Z2021-06-08T14:54:58Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBERNAR, Aline Praça. Narrativas e encontros: a negação da escolarização em histórias cotidianas de mulheres. 2020. 224 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22304http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-10T20:07:03Zoai:app.uff.br:1/22304Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-10T20:07:03Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas e encontros: a negação da escolarização em histórias cotidianas de mulheres
title Narrativas e encontros: a negação da escolarização em histórias cotidianas de mulheres
spellingShingle Narrativas e encontros: a negação da escolarização em histórias cotidianas de mulheres
Bernar, Aline Praça
Mulheres
Escolarização
Negação
Cotidiano
Mulher negra
Narrativa
Women
Schooling
Denial
Daily
title_short Narrativas e encontros: a negação da escolarização em histórias cotidianas de mulheres
title_full Narrativas e encontros: a negação da escolarização em histórias cotidianas de mulheres
title_fullStr Narrativas e encontros: a negação da escolarização em histórias cotidianas de mulheres
title_full_unstemmed Narrativas e encontros: a negação da escolarização em histórias cotidianas de mulheres
title_sort Narrativas e encontros: a negação da escolarização em histórias cotidianas de mulheres
author Bernar, Aline Praça
author_facet Bernar, Aline Praça
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Esteban, Maria Teresa
Pérez, Carmen
Pavan, Ruth
Araújo, Mairce da Silva
Bragança, Inês Ferreira de Souza
Mello, Marisol Barenco de
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernar, Aline Praça
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres
Escolarização
Negação
Cotidiano
Mulher negra
Narrativa
Women
Schooling
Denial
Daily
topic Mulheres
Escolarização
Negação
Cotidiano
Mulher negra
Narrativa
Women
Schooling
Denial
Daily
description Caminhos percorridos em conversas cotidianas antes da construção desta tese propiciaram a construção de uma dissertação de mestrado. Destas conversas emergiram narrativas que traziam vozes e histórias de mulheres oriundas das classes populares. Esta tese tem seus caminhos constituídos através de narrativas de mulheres pobres, negras e sem escolarização. Ela intenta mostrar que os caminhos percorridos rumo ao desejo e ao direito de uma escolarização negada constituem experiências tatuadas em vozes femininas. A elaboração narrativa e a construção dessas histórias desafiam narradoras e ouvinte (inclusivamente a pesquisadora) a perceberem que, uma vez exposta, a experiência narrada se encaminha rumo a outras experiências que passam a ser compartilhadas. As narrativas trazidas para a presente tese mostram a inevitável construção de redes entrelaçadas de vozes dentro do mesmo texto na luta necessária e expressiva em prol do direito primordial rumo à emancipação. Dessas narrativas emergem as presenças e ausências, as queixas, os protestos, as denúncias, mas também os sonhos, as lutas, a força e a resistência. É notória, nessas histórias, a persistência dessas mulheres participantes da pesquisa que cientes de sua incompletude, assume-se como tal, na busca e na briga por um horizonte possível de transformação
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-06-08T14:54:58Z
2021-06-08T14:54:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BERNAR, Aline Praça. Narrativas e encontros: a negação da escolarização em histórias cotidianas de mulheres. 2020. 224 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22304
identifier_str_mv BERNAR, Aline Praça. Narrativas e encontros: a negação da escolarização em histórias cotidianas de mulheres. 2020. 224 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838799912239104