Mídia oralidade e letramento no Brasil vestígios de um mundo dado a ler

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrão Neto, José Cardoso
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3988
Resumo: Esta tese é um ensaio interpretativo sobre a oralidade e o letramento no Brasil e sua relação com os meios de comunicação, construída na duração histórica, da segunda metade do século XVII à década de 1950. Investiga esses regimes de processamento da informação, através das marcas e vestígios dados a ler em textos literários de época e em romances históricos da contemporaneidade que com eles dialogam, considerados exemplares para compreender o processo. O trabalho parte da hipótese maior segundo a qual a configuração da sociedade brasileira, sobretudo no que diz respeito às práticas culturais do povo comum atravessadas pelos media é, sobretudo, uma construção da oralidade, nas formas de produzir, armazenar, fazer circular as mensagens e delas se apropriar, ainda que sob a influência da escrita, para dotar de sentido a experiência. O principal objetivo da pesquisa é descobrir as especificidades desses modos de comunicação, nas duas primeiras capitais, desde a Cidade da Bahia, nos anos em que se estabeleceram as bases da Colônia, até o Rio de Janeiro que abrigou a Corte Imperial, viu nascer a República e protagonizou a Grande Era Vargas, quando o rádio inaugura a comunicação de massa no Brasil, amparado na oralidade. Este marco na história da mídia em nosso país e sua relação com o público, edificado e consolidado na longa duração, aponta ainda para o estatuto de permanência do oral na televisão e nas novas plataformas da informação, tanto na forma quanto no conteúdo, constantemente modificado em sua dinâmica, até os nossos dias. A pesquisa está fundamentada nas teorias da Escola de Comunicação de Toronto, no pensamento antropológico e social brasileiro, nos estudos culturais ingleses e no referencial metodológico da história cultural francesa, norte-americana e brasileira
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