Percepção dos egressos do curso de enfermagem acerca da equivalência na graduação: um estudo fenomenológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chícharo, Sandra Conceição Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26261
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo o processo de equivalência dos currículos de graduação de enfermagem em caso de transferência, numa perspectiva fenomenológica, pressupondo que não há no país um instrumento para equivalência dos currículos entre as diferentes universidades, apesar de existirem diretrizes curriculares nacionais. Tem como Objetivo geral: Compreender a percepção dos egressos de enfermagem acerca do processo de equivalência curricular, e como objetivos específicos: Analisar à luz da filosofia merleau-pontiana a percepção dos discentes de curso acerca do processo de transferência entre as universidades do RJ; Apresentar as estruturas curriculares da graduação em enfermagem de cada instituição cenário da pesquisa; Descrever como se dá a equivalência das estruturas curriculares em cada instituição; Propor, a partir da percepção dos egressos, uma melhoria do processo de equivalência entre as universidades pautadas nas DCNs segundo a LDB. O referencial metodológico é a fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty. O Cenário é composto por duas universidades privadas descredenciadas que possuíam o Curso de graduação em enfermagem e uma Universidade Federal no Rio de Janeiro que sediou a pesquisa, e os Participantes, os egressos das universidades estudadas que vivenciaram o processo de transferência assistida, instrumentalizada pela entrevista fenomenológica. Como resultado, emergiram seis categorias temáticas, a saber: A compreensão da percepção dos egressos acerca do processo de equivalência curricular; A Percepção dos egressos acerca do processo de transferência entre as universidades do Rio de Janeiro; Construindo propostas para melhoria do processo de equivalência a partir da percepção dos egressos; As estruturas curriculares da graduação em enfermagem das instituições de ensino pesquisadas; O processo de equivalência das estruturas curriculares em cada instituição; Análise das instituições de ensino superior (IES) do Estado do Rio de Janeiro que oferecem cursos de graduação em enfermagem. Compreendeu-se que as equivalências entre as instituições de ensino superior geram impactos na saúde física e mental dos alunos, que o processo de transferência foi um momento de dificuldade e ganho de maturidade. A partir das entrevistas fenomenológicas, vislumbrou-se o conhecimento filosófico para a educação em enfermagem.
id UFF-2_d8947b45a88c74077c64216211dd4dec
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26261
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Percepção dos egressos do curso de enfermagem acerca da equivalência na graduação: um estudo fenomenológicoFilosofiaPercepçãoEducação em EnfermagemProgramas de Graduação em EnfermagemFilosofiaPercepçãoEducação em EnfermagemProgramas de Graduação em EnfermagemPhilosophyPerceptionNursing EducationNursing Undergraduate ProgramsEsta pesquisa tem como objeto de estudo o processo de equivalência dos currículos de graduação de enfermagem em caso de transferência, numa perspectiva fenomenológica, pressupondo que não há no país um instrumento para equivalência dos currículos entre as diferentes universidades, apesar de existirem diretrizes curriculares nacionais. Tem como Objetivo geral: Compreender a percepção dos egressos de enfermagem acerca do processo de equivalência curricular, e como objetivos específicos: Analisar à luz da filosofia merleau-pontiana a percepção dos discentes de curso acerca do processo de transferência entre as universidades do RJ; Apresentar as estruturas curriculares da graduação em enfermagem de cada instituição cenário da pesquisa; Descrever como se dá a equivalência das estruturas curriculares em cada instituição; Propor, a partir da percepção dos egressos, uma melhoria do processo de equivalência entre as universidades pautadas nas DCNs segundo a LDB. O referencial metodológico é a fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty. O Cenário é composto por duas universidades privadas descredenciadas que possuíam o Curso de graduação em enfermagem e uma Universidade Federal no Rio de Janeiro que sediou a pesquisa, e os Participantes, os egressos das universidades estudadas que vivenciaram o processo de transferência assistida, instrumentalizada pela entrevista fenomenológica. Como resultado, emergiram seis categorias temáticas, a saber: A compreensão da percepção dos egressos acerca do processo de equivalência curricular; A Percepção dos egressos acerca do processo de transferência entre as universidades do Rio de Janeiro; Construindo propostas para melhoria do processo de equivalência a partir da percepção dos egressos; As estruturas curriculares da graduação em enfermagem das instituições de ensino pesquisadas; O processo de equivalência das estruturas curriculares em cada instituição; Análise das instituições de ensino superior (IES) do Estado do Rio de Janeiro que oferecem cursos de graduação em enfermagem. Compreendeu-se que as equivalências entre as instituições de ensino superior geram impactos na saúde física e mental dos alunos, que o processo de transferência foi um momento de dificuldade e ganho de maturidade. A partir das entrevistas fenomenológicas, vislumbrou-se o conhecimento filosófico para a educação em enfermagem.This research has as object of study the process of equivalence of undergraduate nursing curricula in case of transfer, in a phenomenological perspective, assuming that there is no instrument in the country for equivalence of curricula between different universities, despite the existence of national curricular guidelines. Its general objective is to understand the perception of nursing graduates about the process of curricular equivalence AND as specific objectives: To analyze, in the light of Merleau-Pontyana, the perception of undergraduate students about the transfer process between universities in RJ; To present the curricular structures of undergraduate nursing in each research setting institution; Describe how the curricular structures are equivalent in each institution; Propose from the perception of the graduates an improvement in the equivalence process between universities based on the DCN according to the LDB. The methodological framework is the phenomenology of Maurice Merleau-Ponty. The Scenario consists of two private Universities that were accredited with the Nursing Undergraduate Course and a Federal University in Rio de Janeiro that will provide the research and the Participants, the graduates of the studied universities that experienced the assisted transfer process, instrumentalized by the phenomenological interview. As a result, six thematic categories emerged: Understanding the perception of graduates about the process of curricular equivalence, The perception of graduates about the transfer process between universities in Rio de Janeiro, Building proposals to improve the equivalence process from the perception of graduates; The curricular structures of undergraduate nursing in the researched educational institutions; The process of equivalence of curricular structures in each institution; Analysis of higher education institutions (HEIs) in the state of Rio de Janeiro that offer undergraduate nursing courses.. It was understood that the equivalences between higher education institutions have an impact on students' physical and mental health, that the transfer process was a time of difficulty and maturity gain. From the phenomenological interviews, the philosophical knowledge for nursing education was glimpsed.144 f.Silva, Rose Mary Costa Rosa Andradehttp://lattes.cnpq.br/1669330469408012Pereira, Eliane Ramoshttp://lattes.cnpq.br/5088894307129020Araújo, Silvia Teresa Carvalho dehttp://lattes.cnpq.br/5195161047657328Pereira, Eliane Ramoshttp://lattes.cnpq.br/5088894307129020Bulnes, Amelia Marina MorillaRamirez, Esther Justinahttp://lattes.cnpq.br/0961972188309683Chícharo, Sandra Conceição Ribeiro2022-09-15T20:32:36Z2022-09-15T20:32:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCHÍCHARO, Sandra Conceição Ribeiro. Percepção dos egressos do curso de enfermagem acerca da equivalência na graduação: um estudo fenomenológico. 2022. 144 f. Tese (Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26261CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-15T20:32:40Zoai:app.uff.br:1/26261Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-09-15T20:32:40Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção dos egressos do curso de enfermagem acerca da equivalência na graduação: um estudo fenomenológico
title Percepção dos egressos do curso de enfermagem acerca da equivalência na graduação: um estudo fenomenológico
spellingShingle Percepção dos egressos do curso de enfermagem acerca da equivalência na graduação: um estudo fenomenológico
Chícharo, Sandra Conceição Ribeiro
Filosofia
Percepção
Educação em Enfermagem
Programas de Graduação em Enfermagem
Filosofia
Percepção
Educação em Enfermagem
Programas de Graduação em Enfermagem
Philosophy
Perception
Nursing Education
Nursing Undergraduate Programs
title_short Percepção dos egressos do curso de enfermagem acerca da equivalência na graduação: um estudo fenomenológico
title_full Percepção dos egressos do curso de enfermagem acerca da equivalência na graduação: um estudo fenomenológico
title_fullStr Percepção dos egressos do curso de enfermagem acerca da equivalência na graduação: um estudo fenomenológico
title_full_unstemmed Percepção dos egressos do curso de enfermagem acerca da equivalência na graduação: um estudo fenomenológico
title_sort Percepção dos egressos do curso de enfermagem acerca da equivalência na graduação: um estudo fenomenológico
author Chícharo, Sandra Conceição Ribeiro
author_facet Chícharo, Sandra Conceição Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade
http://lattes.cnpq.br/1669330469408012
Pereira, Eliane Ramos
http://lattes.cnpq.br/5088894307129020
Araújo, Silvia Teresa Carvalho de
http://lattes.cnpq.br/5195161047657328
Pereira, Eliane Ramos
http://lattes.cnpq.br/5088894307129020
Bulnes, Amelia Marina Morilla
Ramirez, Esther Justina
http://lattes.cnpq.br/0961972188309683
dc.contributor.author.fl_str_mv Chícharo, Sandra Conceição Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Percepção
Educação em Enfermagem
Programas de Graduação em Enfermagem
Filosofia
Percepção
Educação em Enfermagem
Programas de Graduação em Enfermagem
Philosophy
Perception
Nursing Education
Nursing Undergraduate Programs
topic Filosofia
Percepção
Educação em Enfermagem
Programas de Graduação em Enfermagem
Filosofia
Percepção
Educação em Enfermagem
Programas de Graduação em Enfermagem
Philosophy
Perception
Nursing Education
Nursing Undergraduate Programs
description Esta pesquisa tem como objeto de estudo o processo de equivalência dos currículos de graduação de enfermagem em caso de transferência, numa perspectiva fenomenológica, pressupondo que não há no país um instrumento para equivalência dos currículos entre as diferentes universidades, apesar de existirem diretrizes curriculares nacionais. Tem como Objetivo geral: Compreender a percepção dos egressos de enfermagem acerca do processo de equivalência curricular, e como objetivos específicos: Analisar à luz da filosofia merleau-pontiana a percepção dos discentes de curso acerca do processo de transferência entre as universidades do RJ; Apresentar as estruturas curriculares da graduação em enfermagem de cada instituição cenário da pesquisa; Descrever como se dá a equivalência das estruturas curriculares em cada instituição; Propor, a partir da percepção dos egressos, uma melhoria do processo de equivalência entre as universidades pautadas nas DCNs segundo a LDB. O referencial metodológico é a fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty. O Cenário é composto por duas universidades privadas descredenciadas que possuíam o Curso de graduação em enfermagem e uma Universidade Federal no Rio de Janeiro que sediou a pesquisa, e os Participantes, os egressos das universidades estudadas que vivenciaram o processo de transferência assistida, instrumentalizada pela entrevista fenomenológica. Como resultado, emergiram seis categorias temáticas, a saber: A compreensão da percepção dos egressos acerca do processo de equivalência curricular; A Percepção dos egressos acerca do processo de transferência entre as universidades do Rio de Janeiro; Construindo propostas para melhoria do processo de equivalência a partir da percepção dos egressos; As estruturas curriculares da graduação em enfermagem das instituições de ensino pesquisadas; O processo de equivalência das estruturas curriculares em cada instituição; Análise das instituições de ensino superior (IES) do Estado do Rio de Janeiro que oferecem cursos de graduação em enfermagem. Compreendeu-se que as equivalências entre as instituições de ensino superior geram impactos na saúde física e mental dos alunos, que o processo de transferência foi um momento de dificuldade e ganho de maturidade. A partir das entrevistas fenomenológicas, vislumbrou-se o conhecimento filosófico para a educação em enfermagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-15T20:32:36Z
2022-09-15T20:32:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CHÍCHARO, Sandra Conceição Ribeiro. Percepção dos egressos do curso de enfermagem acerca da equivalência na graduação: um estudo fenomenológico. 2022. 144 f. Tese (Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26261
identifier_str_mv CHÍCHARO, Sandra Conceição Ribeiro. Percepção dos egressos do curso de enfermagem acerca da equivalência na graduação: um estudo fenomenológico. 2022. 144 f. Tese (Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838809916702720