Narrativas que tecem redes de conhecimento sobre a Lei 10.639/03 no currículo do curso de Pedagogia do INES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Elizabeth de Souza Gomes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15004
Resumo: A presente dissertação de Mestrado em Educação pretende investigar como a Lei n.o 10.639 de 2003 – que trata da obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística, literatura e história brasileira – está sendo trabalhada no Curso de Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) em contexto bilíngue (língua de sinais brasileira – língua portuguesa). Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar se a Lei consta no currículo do curso do INES e como acontecem as práticas pedagógicas no cotidiano da instuição, voltadas a essa questão. Os objetivos específicos estão respaldados em observar a história da educação de surdos no Brasil com a finalidade de mostrar um breve contexto sobre o INES; analisar os caminhos percorridos durante a pesquisa; e discutir a aplicação da Lei no contexto acadêmico na visão e argumentação de alguns praticantes envolvidos. A metodologia tem como base os estudos nos/dos/com os cotidianos, através das narrativas de professores, pesquisadores, estudantes, e egressos do GERES (grupo de estudos sobre racismo e surdez do INES), tendo como cunho bibliográfico e documental, trazendo o embasamento de alguns estudiosos do campo dos cotidianos como: Alves e Garcia (2008), Andrade (2011), hooks (2017), Pérez (2017), Certeau (2014), Larrosa (2014), dentre outros. Em conclusão a pesquisa percebeu através das narrativas dos praticantes e da análise dentro do PPC do curso, que até 2006, não havia a integralização da Lei dentro da grade curricular, porém, no PPC de 2017 foi inserida a disciplina de “Educação e Direitos Humanos: Relações étnico-raciais, gênero e diversidade”, sendo apenas ministrada no sexto período do curso, não havendo a implementação aplicada na grade de todos os períodos. Observou-se que é de suma importância que haja um progresso dentro das instituições escolares confirmando as políticas educacionais que comportem a pluralidade étnico-racial e cultural, permitindo os fazeres docentes e a expressão dos seus saberes, de modo a incluir em suas práticas os saberes dos alunos, respeitando-os como sujeitos de conhecimento e sua cidadania, ao despertá-los para ações emancipatórias. Entende-se que os conteúdos curriculares precisam disseminar tais informações na instituição para tornar visível a história dos negros como parte da construção social, política e econômica do país, indo de encontro aos dizeres da Constituição de 1988, a LDBEN n.o 9.694/96 e os PCNS. Sendo necessária a implementação de novas pesquisas que abordem as temáticas étnico-raciais e a diversidade cultural para o combate ao racismo
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Os objetivos específicos estão respaldados em observar a história da educação de surdos no Brasil com a finalidade de mostrar um breve contexto sobre o INES; analisar os caminhos percorridos durante a pesquisa; e discutir a aplicação da Lei no contexto acadêmico na visão e argumentação de alguns praticantes envolvidos. A metodologia tem como base os estudos nos/dos/com os cotidianos, através das narrativas de professores, pesquisadores, estudantes, e egressos do GERES (grupo de estudos sobre racismo e surdez do INES), tendo como cunho bibliográfico e documental, trazendo o embasamento de alguns estudiosos do campo dos cotidianos como: Alves e Garcia (2008), Andrade (2011), hooks (2017), Pérez (2017), Certeau (2014), Larrosa (2014), dentre outros. Em conclusão a pesquisa percebeu através das narrativas dos praticantes e da análise dentro do PPC do curso, que até 2006, não havia a integralização da Lei dentro da grade curricular, porém, no PPC de 2017 foi inserida a disciplina de “Educação e Direitos Humanos: Relações étnico-raciais, gênero e diversidade”, sendo apenas ministrada no sexto período do curso, não havendo a implementação aplicada na grade de todos os períodos. Observou-se que é de suma importância que haja um progresso dentro das instituições escolares confirmando as políticas educacionais que comportem a pluralidade étnico-racial e cultural, permitindo os fazeres docentes e a expressão dos seus saberes, de modo a incluir em suas práticas os saberes dos alunos, respeitando-os como sujeitos de conhecimento e sua cidadania, ao despertá-los para ações emancipatórias. Entende-se que os conteúdos curriculares precisam disseminar tais informações na instituição para tornar visível a história dos negros como parte da construção social, política e econômica do país, indo de encontro aos dizeres da Constituição de 1988, a LDBEN n.o 9.694/96 e os PCNS. Sendo necessária a implementação de novas pesquisas que abordem as temáticas étnico-raciais e a diversidade cultural para o combate ao racismoThe master thesis in education aims to investigate how the law No. 10,639 of 2003 – which deals with the mandatory teaching of history and Afro-Brazilian and African culture in the context of the entire school curriculum, especially in the areas of art education, brazilian literature and history– is being worked on in the course of pedagogy of the National Institute of education of the deaf (INES) in bilingual context (brazilian sign language-Portuguese language). This research aims to examine whether the general law in the curriculum of the course of INES and as pedagogical practices happen in the everyday life of the facility, geared to that question. The specific objectives are supported see the history of deaf education of Brazil with the purpose of showing a brief context on the INES; analyze methodological paths traversed during the search; and discuss the application of the law in the context of academic vision and argumentation of some practitioners engaged. The methodology is based on the studies in the/everyday, with through the narratives of lecturers, researchers, students, and graduates of the GERES study group on racism and deafness of INES, with bibliographic and documentary nature, bringing the basement of some scholars in the field of life as: Alves e Garcia (2008), Andrade (2011), Hooks (2017), Pérez (2017), Certeau (2014), Larrosa (2014), among other. In conclusion the survey realized through the narratives of practitioners and analysis within the current PPC until 2006 there was the creation of the law within the curriculum, however, in 2017 PPC was inserted into the discipline of "education and Human Rights: Racial-ethnic relations, gender and diversity ", being only given at the sixth period of the course, there is no implementation applied in all periods. It was noted that it is of the utmost importance that there is a progress in school institutions confirming educational policies entailing the ethnic-racial and cultural pluralism, allowing the make teachers and the expression of their knowledge, in order to include in your students ' knowledge practices, respecting them as subjects of knowledge and your citizenship, to awaken them to emancipatory action. It is understood that the curricular contents need to disseminate such information in the institution to make visible black history as part of the social, political and economic construction of the country, going against the sayings of the Constitution of 1988, the LDBEN No. 9,694/96 and PCNS. Requiring the implementation of new surveys dealing with ethnic and racial issues and cultural diversity to the fight against racism130 f.Muller, Tânia Mara PedrosoAndrade, NíveaJanoario, Ricardo de SouzaSouza, Elizabeth de Souza Gomes2020-09-28T19:03:56Z2020-09-28T19:03:56Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Elizabeth de Souza Gomes. Narrativas que tecem redes de conhecimento sobre a Lei 10.639/03 no currículo do curso de Pedagogia do INES. 2019. 130f. 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