Analisando técnicas de captura de movimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5701 |
Resumo: | O conceito de animação, primeiramente utilizado pelo cartunista Winsor McCay, em 1911, que conseguiu obter o movimento de um personagem desenhando-o em múltiplos pedaços de papel, que eram visualizados segundo uma certa taxa de amostragem. A evolução das técnicas de animação ocorreu vagarosamente até a utilização de computadores como ferramenta de desenho. Foi nos estúdios Disney que surgiram técnicas como keyframing, que ainda são utilizadas nos modernos sistemas de animação. Este trabalho tem por objetivo analisar algumas dessas técnicas de captura de movimento, tendo servido de auxilio durante esse estudo o Kinect e a ferramenta iPi Motion Capture. Ao final serão mostrados alguns exemplos de capturas realizadas com um programa feito para Mocap. |
id |
UFF-2_d93021a71f35df84ca536b8b7bb0e88b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/5701 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Analisando técnicas de captura de movimentoCaptura de movimentoMocapKinect™Captura de movimentoMocapKinect™Computação gráficaAnimação por computadorCaptura de movimentoMotion captureO conceito de animação, primeiramente utilizado pelo cartunista Winsor McCay, em 1911, que conseguiu obter o movimento de um personagem desenhando-o em múltiplos pedaços de papel, que eram visualizados segundo uma certa taxa de amostragem. A evolução das técnicas de animação ocorreu vagarosamente até a utilização de computadores como ferramenta de desenho. Foi nos estúdios Disney que surgiram técnicas como keyframing, que ainda são utilizadas nos modernos sistemas de animação. Este trabalho tem por objetivo analisar algumas dessas técnicas de captura de movimento, tendo servido de auxilio durante esse estudo o Kinect e a ferramenta iPi Motion Capture. Ao final serão mostrados alguns exemplos de capturas realizadas com um programa feito para Mocap.First used by the cartoonist Winsor McCay in 1911, the concept of animation managed to get the movement of a character by drawing it into multiple pieces of paper, displayed under a certain sampling rate. The evolution of animation techniques occurred slowly until the use of computers as a design tool. It was at Disney that arose techniques such as keyframing, still used in modern animation systems. This work aims to analyze some of these motion capture techniques, and to serve as assistance during this study the Kinect and the IPI Motion Capture tool were used. At the end, there will be some examples of scenes captured with a program designed for motion capture.Gonzalez Clua, Esteban WalterCorbucci Filho, DanteCosta Junior, IlaimAraujo, Philipe de Almeida2018-01-31T15:39:11Z2018-01-31T15:39:11Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5701http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-15T16:45:29Zoai:app.uff.br:1/5701Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:38.284281Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Analisando técnicas de captura de movimento |
title |
Analisando técnicas de captura de movimento |
spellingShingle |
Analisando técnicas de captura de movimento Araujo, Philipe de Almeida Captura de movimento Mocap Kinect™ Captura de movimento Mocap Kinect™ Computação gráfica Animação por computador Captura de movimento Motion capture |
title_short |
Analisando técnicas de captura de movimento |
title_full |
Analisando técnicas de captura de movimento |
title_fullStr |
Analisando técnicas de captura de movimento |
title_full_unstemmed |
Analisando técnicas de captura de movimento |
title_sort |
Analisando técnicas de captura de movimento |
author |
Araujo, Philipe de Almeida |
author_facet |
Araujo, Philipe de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonzalez Clua, Esteban Walter Corbucci Filho, Dante Costa Junior, Ilaim |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Philipe de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Captura de movimento Mocap Kinect™ Captura de movimento Mocap Kinect™ Computação gráfica Animação por computador Captura de movimento Motion capture |
topic |
Captura de movimento Mocap Kinect™ Captura de movimento Mocap Kinect™ Computação gráfica Animação por computador Captura de movimento Motion capture |
description |
O conceito de animação, primeiramente utilizado pelo cartunista Winsor McCay, em 1911, que conseguiu obter o movimento de um personagem desenhando-o em múltiplos pedaços de papel, que eram visualizados segundo uma certa taxa de amostragem. A evolução das técnicas de animação ocorreu vagarosamente até a utilização de computadores como ferramenta de desenho. Foi nos estúdios Disney que surgiram técnicas como keyframing, que ainda são utilizadas nos modernos sistemas de animação. Este trabalho tem por objetivo analisar algumas dessas técnicas de captura de movimento, tendo servido de auxilio durante esse estudo o Kinect e a ferramenta iPi Motion Capture. Ao final serão mostrados alguns exemplos de capturas realizadas com um programa feito para Mocap. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-31T15:39:11Z 2018-01-31T15:39:11Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5701 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5701 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823729266655232 |