O visível e o sonoro: o som e a montagem no cinema de Walter Murch

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Pedro Almeida
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24720
Resumo: Desde suas primeiras experimentações no início da história no cinema a criação sonora cinematográfica viu muito progresso, entretanto ainda há muito o que ser explorado quando se trata de sound design. O presente trabalho abordará não só o poder narrativo do som no cinema, como também a forma com que a criação sonora influencia e é influenciada pelas outras facetas da produção cinematográfica, principalmente a montagem. Após uma contextualização sobre algumas das mais marcantes características do som e sua posição no cenário audiovisual contemporâneo, é feita uma reflexão acerca dos possíveis motivos que acarretaram a percepção do cinema como uma mídia primariamente visual. Em seguida, são exploradas algumas aplicações práticas da criação sonora em obras audiovisuais, com maior foco naquelas que envolvem som e montagem. Por fim, para ilustrar os conceitos abordados ao longo do texto, é visitado como referência o trabalho de desenho de som e de montagem de Walter Murch, através da análise do filme A Conversação (Francis Ford Coppola, 1974).
id UFF-2_d94ee885566fd5c9f0eb33af775fa9d7
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24720
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O visível e o sonoro: o som e a montagem no cinema de Walter MurchSomMontagemEdiçãoSound DesignSomCinemaSoundMontageEditingSound DesignDesde suas primeiras experimentações no início da história no cinema a criação sonora cinematográfica viu muito progresso, entretanto ainda há muito o que ser explorado quando se trata de sound design. O presente trabalho abordará não só o poder narrativo do som no cinema, como também a forma com que a criação sonora influencia e é influenciada pelas outras facetas da produção cinematográfica, principalmente a montagem. Após uma contextualização sobre algumas das mais marcantes características do som e sua posição no cenário audiovisual contemporâneo, é feita uma reflexão acerca dos possíveis motivos que acarretaram a percepção do cinema como uma mídia primariamente visual. Em seguida, são exploradas algumas aplicações práticas da criação sonora em obras audiovisuais, com maior foco naquelas que envolvem som e montagem. Por fim, para ilustrar os conceitos abordados ao longo do texto, é visitado como referência o trabalho de desenho de som e de montagem de Walter Murch, através da análise do filme A Conversação (Francis Ford Coppola, 1974).Since its first experimentation in the early history of cinema, cinematographic sound creation has seen a lot of progress, however there is still much to be explored when it comes to sound design. The present work will address not only the narrative power of sound in cinema, but also the way in which sound creation influences and is influenced by other facets of film production, especially editing. After contextualizing some of the most striking features of sound and its position in the contemporary audiovisual scenario, a reflection is made on the possible reasons that led to the perception of cinema as a primarily visual medium. Then, some practical applications of sound creation in audiovisual works are explored, with a greater focus on those involving sound and editing. Finally, to illustrate the concepts discussed throughout the text, the work of sound design and montage by Walter Murch is visited as a reference, through the analysis of the film The Conversation (Francis Ford Coppola, 1974).74Morais, FernandoResende, DouglasNova, João Luiz Leocadio daSilveira, Pedro Almeida2022-03-11T19:35:20Z2022-03-11T19:35:20Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVEIRA, Pedro Almeida. O visível e o sonoro: O som e a montagem no cinema de Walter Murch. 2022. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Cinema e Audiovisual) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24720CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-03-18T19:23:12Zoai:app.uff.br:1/24720Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-03-18T19:23:12Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O visível e o sonoro: o som e a montagem no cinema de Walter Murch
title O visível e o sonoro: o som e a montagem no cinema de Walter Murch
spellingShingle O visível e o sonoro: o som e a montagem no cinema de Walter Murch
Silveira, Pedro Almeida
Som
Montagem
Edição
Sound Design
Som
Cinema
Sound
Montage
Editing
Sound Design
title_short O visível e o sonoro: o som e a montagem no cinema de Walter Murch
title_full O visível e o sonoro: o som e a montagem no cinema de Walter Murch
title_fullStr O visível e o sonoro: o som e a montagem no cinema de Walter Murch
title_full_unstemmed O visível e o sonoro: o som e a montagem no cinema de Walter Murch
title_sort O visível e o sonoro: o som e a montagem no cinema de Walter Murch
author Silveira, Pedro Almeida
author_facet Silveira, Pedro Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morais, Fernando
Resende, Douglas
Nova, João Luiz Leocadio da
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Pedro Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Som
Montagem
Edição
Sound Design
Som
Cinema
Sound
Montage
Editing
Sound Design
topic Som
Montagem
Edição
Sound Design
Som
Cinema
Sound
Montage
Editing
Sound Design
description Desde suas primeiras experimentações no início da história no cinema a criação sonora cinematográfica viu muito progresso, entretanto ainda há muito o que ser explorado quando se trata de sound design. O presente trabalho abordará não só o poder narrativo do som no cinema, como também a forma com que a criação sonora influencia e é influenciada pelas outras facetas da produção cinematográfica, principalmente a montagem. Após uma contextualização sobre algumas das mais marcantes características do som e sua posição no cenário audiovisual contemporâneo, é feita uma reflexão acerca dos possíveis motivos que acarretaram a percepção do cinema como uma mídia primariamente visual. Em seguida, são exploradas algumas aplicações práticas da criação sonora em obras audiovisuais, com maior foco naquelas que envolvem som e montagem. Por fim, para ilustrar os conceitos abordados ao longo do texto, é visitado como referência o trabalho de desenho de som e de montagem de Walter Murch, através da análise do filme A Conversação (Francis Ford Coppola, 1974).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-11T19:35:20Z
2022-03-11T19:35:20Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVEIRA, Pedro Almeida. O visível e o sonoro: O som e a montagem no cinema de Walter Murch. 2022. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Cinema e Audiovisual) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24720
identifier_str_mv SILVEIRA, Pedro Almeida. O visível e o sonoro: O som e a montagem no cinema de Walter Murch. 2022. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Cinema e Audiovisual) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838696576122880