Para onde vai o herói cômico?: estratégias de construção da trajetória do herói no serial cômico televisivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neri, Jéssica
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16690
Resumo: Este trabalho é o resultado de uma longa trajetória de pesquisa que visa entender as particularidades da relação entre o humor e os processos de serialização, relação esta que denominamos de serialização cômica. Após tentar decifrar as aspectos gerais da serialização cômica no universo das comic strips na dissertação que antecede esta tese, damos continuidade a esta pesquisa buscando agora compreender de que maneira é construída a trajetória do herói cômico em séries de humor não episódicas – formato ao qual podemos nos referir mais especificamente como serials cômicos televisivos – e como esta construção influencia na organização estrutural das séries. Nossa trajetória de pesquisa cruza então neste momento com as particularidades de um meio com o qual até então não tínhamos trabalhado a fundo: a televisão. A escolha pela análise de séries televisivas nesta nova etapa da pesquisa sobre as particularidades da serialização cômica se dão em função da riqueza de espécimes de ficções seriadas do gênero cômico neste meio e que não pode ser comparada em número ou variedade a outros – não ao menos no contexto de produção com o qual estamos trabalhando, o norte-americano. Este encontro com as particularidades da produção televisiva nos conduziu a um aprofundamento das peculiaridades da produção de séries televisivas atuais no contexto norte-americano com a declarada decadência das tradicionais comédias de situação episódicas – as populares sitcoms – em detrimento de novas séries cômicas com variados estilos de exploração do humor e tendências de serialização. Neste contexto, escolhemos a construção de personagens em séries cômicas mais serializadas – serials cômicos – como centro de nosso problema de pesquisa por acreditarmos que aqui reside uma ampla variedade de espécimes e classificações ainda pouco exploradas academicamente e que tem muito a oferecer ao enriquecimento da própria noção de serialização cômica. Para reconfigurar esta noção a partir de diferentes construções do herói cômico e de sua trajetória, propomos então uma extensa revisão bibliográfica sobre humor, narrativa cômica, serialização televisiva e construção de personagens ao longo de nossa trabalho, que pretende assim propor uma metodologia de análise capaz de dar conta da compreensão de aspectos estruturais dos chamados serials cômicos.
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Nossa trajetória de pesquisa cruza então neste momento com as particularidades de um meio com o qual até então não tínhamos trabalhado a fundo: a televisão. A escolha pela análise de séries televisivas nesta nova etapa da pesquisa sobre as particularidades da serialização cômica se dão em função da riqueza de espécimes de ficções seriadas do gênero cômico neste meio e que não pode ser comparada em número ou variedade a outros – não ao menos no contexto de produção com o qual estamos trabalhando, o norte-americano. Este encontro com as particularidades da produção televisiva nos conduziu a um aprofundamento das peculiaridades da produção de séries televisivas atuais no contexto norte-americano com a declarada decadência das tradicionais comédias de situação episódicas – as populares sitcoms – em detrimento de novas séries cômicas com variados estilos de exploração do humor e tendências de serialização. Neste contexto, escolhemos a construção de personagens em séries cômicas mais serializadas – serials cômicos – como centro de nosso problema de pesquisa por acreditarmos que aqui reside uma ampla variedade de espécimes e classificações ainda pouco exploradas academicamente e que tem muito a oferecer ao enriquecimento da própria noção de serialização cômica. Para reconfigurar esta noção a partir de diferentes construções do herói cômico e de sua trajetória, propomos então uma extensa revisão bibliográfica sobre humor, narrativa cômica, serialização televisiva e construção de personagens ao longo de nossa trabalho, que pretende assim propor uma metodologia de análise capaz de dar conta da compreensão de aspectos estruturais dos chamados serials cômicos.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis research is the result of a long investigation journey which aims to understand the specificities of the relation between humor and serialization’s processes, and such relation we should name as comic serialization. After trying in the research work that precedes this dissertation to decipher the general aspects of the comic serialization in the comic strips’ universe, we continue this investigation now aiming to understand in which way the trajectory of the comic hero is structured in non episodic comedy series – a format we can refer to more specifically as television’s comic serials – and how this construction influences on the shows’ structural organization. Our research journey crosses path at this point with the specificities of a medium with which we haven’t worked in-depth so far: television. The choice of analyzing television series in this new step of our research about the specificities of the comic serialization occurred due to the richness of comic serialized fiction specimens presented by this medium, an aspect that cannot be compared in number or variety to any other – not at least in the context of production with which we’re working, the one from the United States. This encounter with the specificities of television’s production has conducted us to a closer approach when it comes to the specificities of the current production of television series in the United States context, which faces a stated decadence of traditional episodic situation comedies – the popular sitcoms – in contrast with new comic series which present a variety of humor styles and serialization tendencies. In such context, we have chosen the creation of characters in comic serials as the heart of our research problem because we believe that here lies a wide variety of specimens and classifications which are still undervalued academically and which has a lot to offer to enrich the concept of comic serialization itself. To reconfigure this concept using as a starting point the different ways of creating the comic hero and its narrative trajectory, we propose a wide bibliographic revision about humor, comic narrative, television serialization and character creation throughout our dissertation. This revision aims to propose an analysis’ methodology able to allow the comprehension of structural aspects of the so called comic serials.315f.Picado, BenjamimCastellano, MaykaMancini, RenataSouza, Maria Carmem Jacob deMendes, Cleise FurtadoNeri, Jéssica2021-01-17T16:39:49Z2021-01-17T16:39:49Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16690Aluno de Doutoradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-20T16:02:07Zoai:app.uff.br:1/16690Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:49.686356Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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