Penny bloods: o horror urbano na ficção de massa vitoriana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salles, Karina dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3115
Resumo: Esta dissertação busca analisar como o horror se apresenta na ficção de massa produzida durante a era vitoriana na Inglaterra, mais especificamente a que se enquadra em um subgênero do romance vulgarmente conhecido como penny blood. Para cumprir esse propósito, duas obras representativas desse subgênero foram escolhidas como objeto de estudo: The Mysteries of London (1844-1848), de G. W. M. Reynolds, e The String of Pearls: A Romance (1846-1847), de autor anônimo. Nesta pesquisa, aborda-se a penny blood como uma das formas inauguradoras da ficção de massa, uma vez que ela surgiu a partir da combinação de fatores como a urbanização, a alfabetização em massa e o crescimento do mercado editorial e se caracterizou pela publicação extensiva de histórias sensacionalistas com o objetivo de atender à crescente demanda por leitura de entretenimento da classe trabalhadora e de produzir uma cultura impressa acessível e barata. Além disso, considera-se a penny blood como uma narrativa que se expressa por meio do gótico urbano, retratando a cidade como um lugar dominado pelo submundo do crime e povoado por vilões monstruosos. Desse modo, a penny blood, transpondo o horror para a cidade, refletiu certas ansiedades da sociedade vitoriana concernentes ao novo espaço urbano que se desenvolveu tão rapidamente ao longo do século XIX
id UFF-2_dbb8904d472777d5e0a6644534aed8e2
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/3115
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Penny bloods: o horror urbano na ficção de massa vitorianaPenny bloodLiteratura vitorianaFicção de massaGótico urbanoFicção inglesaCultura de massaVictorian literaturePopular fictionUrban gothicEsta dissertação busca analisar como o horror se apresenta na ficção de massa produzida durante a era vitoriana na Inglaterra, mais especificamente a que se enquadra em um subgênero do romance vulgarmente conhecido como penny blood. Para cumprir esse propósito, duas obras representativas desse subgênero foram escolhidas como objeto de estudo: The Mysteries of London (1844-1848), de G. W. M. Reynolds, e The String of Pearls: A Romance (1846-1847), de autor anônimo. Nesta pesquisa, aborda-se a penny blood como uma das formas inauguradoras da ficção de massa, uma vez que ela surgiu a partir da combinação de fatores como a urbanização, a alfabetização em massa e o crescimento do mercado editorial e se caracterizou pela publicação extensiva de histórias sensacionalistas com o objetivo de atender à crescente demanda por leitura de entretenimento da classe trabalhadora e de produzir uma cultura impressa acessível e barata. Além disso, considera-se a penny blood como uma narrativa que se expressa por meio do gótico urbano, retratando a cidade como um lugar dominado pelo submundo do crime e povoado por vilões monstruosos. Desse modo, a penny blood, transpondo o horror para a cidade, refletiu certas ansiedades da sociedade vitoriana concernentes ao novo espaço urbano que se desenvolveu tão rapidamente ao longo do século XIXThis dissertation aims to analyse how horror is represented in the popular fiction that was produced during the Victorian era in England, especially in the subgenre that came to be known as the penny blood. To this end, the selected body of work comprises two romances that have been considered typical of this subgenre: The Mysteries of London (1844-1848), by G. W. M. Reynolds, and The String of Pearls: A Romance (1846-1847), by an anonymous author. In this research, the penny blood is claimed to be one of the earliest forms of popular fiction, for it emerged from a combination of factors such as urbanisation, mass literacy and the development of the publishing market, and it was also characterised by the massive publication of sensational stories catering to the growing demand for light reading by the working class and creating an accessible, cheap kind of print culture. In addition, the penny blood is studied here as a set of narratives that incarnates the urban Gothic, since it often depicts the criminal underworld of the city and the monstrous villains that inhabit it. In this sense, the penny blood, by placing horror within the city, reflected certain anxieties displayed by Victorian society regarding the new urban space that developed itself so rapidly throughout the nineteenth centuryCardoso, André Cabral de AlmeidaPortilho, Carla de FigueiredoAbrantes, Elisa LimaSalles, Karina dos Santos2017-03-27T13:22:35Z2017-03-27T13:22:35Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3115CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-09T21:11:38Zoai:app.uff.br:1/3115Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-09T21:11:38Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Penny bloods: o horror urbano na ficção de massa vitoriana
title Penny bloods: o horror urbano na ficção de massa vitoriana
spellingShingle Penny bloods: o horror urbano na ficção de massa vitoriana
Salles, Karina dos Santos
Penny blood
Literatura vitoriana
Ficção de massa
Gótico urbano
Ficção inglesa
Cultura de massa
Victorian literature
Popular fiction
Urban gothic
title_short Penny bloods: o horror urbano na ficção de massa vitoriana
title_full Penny bloods: o horror urbano na ficção de massa vitoriana
title_fullStr Penny bloods: o horror urbano na ficção de massa vitoriana
title_full_unstemmed Penny bloods: o horror urbano na ficção de massa vitoriana
title_sort Penny bloods: o horror urbano na ficção de massa vitoriana
author Salles, Karina dos Santos
author_facet Salles, Karina dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, André Cabral de Almeida
Portilho, Carla de Figueiredo
Abrantes, Elisa Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Salles, Karina dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Penny blood
Literatura vitoriana
Ficção de massa
Gótico urbano
Ficção inglesa
Cultura de massa
Victorian literature
Popular fiction
Urban gothic
topic Penny blood
Literatura vitoriana
Ficção de massa
Gótico urbano
Ficção inglesa
Cultura de massa
Victorian literature
Popular fiction
Urban gothic
description Esta dissertação busca analisar como o horror se apresenta na ficção de massa produzida durante a era vitoriana na Inglaterra, mais especificamente a que se enquadra em um subgênero do romance vulgarmente conhecido como penny blood. Para cumprir esse propósito, duas obras representativas desse subgênero foram escolhidas como objeto de estudo: The Mysteries of London (1844-1848), de G. W. M. Reynolds, e The String of Pearls: A Romance (1846-1847), de autor anônimo. Nesta pesquisa, aborda-se a penny blood como uma das formas inauguradoras da ficção de massa, uma vez que ela surgiu a partir da combinação de fatores como a urbanização, a alfabetização em massa e o crescimento do mercado editorial e se caracterizou pela publicação extensiva de histórias sensacionalistas com o objetivo de atender à crescente demanda por leitura de entretenimento da classe trabalhadora e de produzir uma cultura impressa acessível e barata. Além disso, considera-se a penny blood como uma narrativa que se expressa por meio do gótico urbano, retratando a cidade como um lugar dominado pelo submundo do crime e povoado por vilões monstruosos. Desse modo, a penny blood, transpondo o horror para a cidade, refletiu certas ansiedades da sociedade vitoriana concernentes ao novo espaço urbano que se desenvolveu tão rapidamente ao longo do século XIX
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2017-03-27T13:22:35Z
2017-03-27T13:22:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/3115
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/3115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135256064589824