Dinâmica musical para sensibilização dos acadêmicos de enfermagem frente os cuidados paliativos em oncologia pediátrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Cintia Fonseca
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3458
Resumo: A dinâmica musical para sensibilização para acadêmicos de enfermagem frente aos cuidados paliativos em oncologia pediátrica foi o objeto deste estudo, que teve como objetivos aplicar uma dinâmica musical como forma de sensibilização dos acadêmicos de enfermagem nos cuidados paliativos em oncologia pediátrica e discutir o uso da dinâmica musical como estratégia de sensibilização dos acadêmicos de enfermagem frente aos cuidados paliativos em oncologia pediátrica. Pesquisa qualitativa com Método Criativo e Sensível, realizada na escola de enfermagem de uma universidade federal, localizada no Rio de Janeiro. Os participantes da pesquisa foram 10 acadêmicos de enfermagem, que estavam cursando o último período da graduação. A coleta de dados foi realizada outubro de 2016, por meio da dinâmica intitulada “Corpo-musical”. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob nº 1.786.838. As falas dos participantes foram transcritas na íntegra e analisadas através análise temática. Os resultados apontaram para o uso da dinâmica como forma de sensibilização dos acadêmicos para os cuidados paliativos em oncologia pediátrica, estes destacaram a importância da dinâmica na prática assistencial, e sua contribuição para devolver a qualidade da assistência, além de revigorar a equipe de saúde. Salientaram para a necessidade de o profissional ter empatia e abordaram a fragmentação das disciplinas, o despreparo e falta de oportunidade para vivenciar a oncologia pediátrica e o luto, trazendo a dinâmica como uma forma de aproximação com a prática. A dinâmica favoreceu a reflexão sobre estratégias de enfrentamento dos cuidados no momento final de vida, apontando a presença do enfermeiro e o ato de conversar com o paciente e família para tentar melhorar a qualidade de vida do paciente. Os participantes ressaltaram a possibilidade de utilizarem a dinâmica musical na prática profissional, frisando para os benefícios de auto cuidado que ela trouxe, como relaxamento, calma e facilitou o pensar em possibilidades terapêuticas. Conclui-se que a dinâmica musical demonstrou ser uma estratégia adequada para sensibilização dos acadêmicos de enfermagem para os cuidados paliativos em oncologia pediátrica, despertando neles a reflexão para um cuidado mais atento e para a necessidade de se abordar o tema em todo o processo de formação, de forma longitudinal.
id UFF-2_dbde63ab1af57752ddaff298d67c9e50
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/3458
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Dinâmica musical para sensibilização dos acadêmicos de enfermagem frente os cuidados paliativos em oncologia pediátricaCuidados paliativosCâncerEnfermagemPediatriaMúsicaNeoplasiasCuidados paliativosEnfermagem pediátricaEstudantes de enfermagemMúsicaPalliative careCancerNursingPediatrics; musicA dinâmica musical para sensibilização para acadêmicos de enfermagem frente aos cuidados paliativos em oncologia pediátrica foi o objeto deste estudo, que teve como objetivos aplicar uma dinâmica musical como forma de sensibilização dos acadêmicos de enfermagem nos cuidados paliativos em oncologia pediátrica e discutir o uso da dinâmica musical como estratégia de sensibilização dos acadêmicos de enfermagem frente aos cuidados paliativos em oncologia pediátrica. Pesquisa qualitativa com Método Criativo e Sensível, realizada na escola de enfermagem de uma universidade federal, localizada no Rio de Janeiro. Os participantes da pesquisa foram 10 acadêmicos de enfermagem, que estavam cursando o último período da graduação. A coleta de dados foi realizada outubro de 2016, por meio da dinâmica intitulada “Corpo-musical”. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob nº 1.786.838. As falas dos participantes foram transcritas na íntegra e analisadas através análise temática. Os resultados apontaram para o uso da dinâmica como forma de sensibilização dos acadêmicos para os cuidados paliativos em oncologia pediátrica, estes destacaram a importância da dinâmica na prática assistencial, e sua contribuição para devolver a qualidade da assistência, além de revigorar a equipe de saúde. Salientaram para a necessidade de o profissional ter empatia e abordaram a fragmentação das disciplinas, o despreparo e falta de oportunidade para vivenciar a oncologia pediátrica e o luto, trazendo a dinâmica como uma forma de aproximação com a prática. A dinâmica favoreceu a reflexão sobre estratégias de enfrentamento dos cuidados no momento final de vida, apontando a presença do enfermeiro e o ato de conversar com o paciente e família para tentar melhorar a qualidade de vida do paciente. Os participantes ressaltaram a possibilidade de utilizarem a dinâmica musical na prática profissional, frisando para os benefícios de auto cuidado que ela trouxe, como relaxamento, calma e facilitou o pensar em possibilidades terapêuticas. Conclui-se que a dinâmica musical demonstrou ser uma estratégia adequada para sensibilização dos acadêmicos de enfermagem para os cuidados paliativos em oncologia pediátrica, despertando neles a reflexão para um cuidado mais atento e para a necessidade de se abordar o tema em todo o processo de formação, de forma longitudinal.The musical dynamics for sensitizing for nursing students to palliative care in pediatric oncology was the object of this study, which aimed to apply a musical dynamics as a way to sensitize nursing students in palliative care in pediatric oncology and to discuss the use of dynamics as a strategy to raise the awareness of nursing students about palliative care in pediatric oncology. Qualitative research with a Creative and Sensitive Method, carried out at the nursing school of a Federal University, located in Rio de Janeiro. Participants in the survey were 10 nursing students, who were attending the last graduation period. Data collection was performed in October 2016, through the dynamics entitled "Corpo-musical". The research was approved by the Research Ethics Committee under No. 1,786,838. The speeches of the participants were transcribed in their entirety and analyzed through thematic analysis. The results pointed to the use of dynamics as a way of raising the awareness of academics for palliative care in pediatric oncology. They emphasized the importance of the dynamics of care practice and its contribution to restoring care quality, as well as invigorating the health team. They emphasized the need for the professional to have empathy and addressed the fragmentation of the disciplines, the lack of preparation and lack of opportunity to experience pediatric oncology and grief, bringing the dynamics as a way of approaching the practice. The dynamics favored the reflection on coping strategies in the final moment of life, pointing out the presence of the nurse and the act of talking with the patient and family to try to improve the quality of life of the patient. Participants emphasized the possibility of using the musical dynamics in professional practice, emphasizing the benefits of self care that it brought, such as relaxation, calmness and made it easier to think about therapeutic possibilities. It is concluded that the musical dynamics has proven to be an adequate strategy to raise the awareness of nursing academics for palliative care in pediatric oncology, awakening in them the reflection for a more careful care and the need to approach the theme throughout the training process , longitudinally.Silva, Liliane Faria daSilva, Liliane Faria daMachado, Maria Estela DinizEspírito Santo, Fátima Helena doSilva, Luciana Rodrigues daMachado, Maria Estela DinizNunes, Cintia Fonseca2017-05-05T18:51:54Z2017-05-05T18:51:54Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNunes, Cintia Fonseca. Dinâmica musical para sensibilização dos acadêmicos de enfermagem frente os cuidados paliativos em oncologia pediátrica. 2016. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, 2016.https://app.uff.br/riuff/handle/1/3458http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-09T21:33:21Zoai:app.uff.br:1/3458Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:16:38.081349Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Dinâmica musical para sensibilização dos acadêmicos de enfermagem frente os cuidados paliativos em oncologia pediátrica
title Dinâmica musical para sensibilização dos acadêmicos de enfermagem frente os cuidados paliativos em oncologia pediátrica
spellingShingle Dinâmica musical para sensibilização dos acadêmicos de enfermagem frente os cuidados paliativos em oncologia pediátrica
Nunes, Cintia Fonseca
Cuidados paliativos
Câncer
Enfermagem
Pediatria
Música
Neoplasias
Cuidados paliativos
Enfermagem pediátrica
Estudantes de enfermagem
Música
Palliative care
Cancer
Nursing
Pediatrics; music
title_short Dinâmica musical para sensibilização dos acadêmicos de enfermagem frente os cuidados paliativos em oncologia pediátrica
title_full Dinâmica musical para sensibilização dos acadêmicos de enfermagem frente os cuidados paliativos em oncologia pediátrica
title_fullStr Dinâmica musical para sensibilização dos acadêmicos de enfermagem frente os cuidados paliativos em oncologia pediátrica
title_full_unstemmed Dinâmica musical para sensibilização dos acadêmicos de enfermagem frente os cuidados paliativos em oncologia pediátrica
title_sort Dinâmica musical para sensibilização dos acadêmicos de enfermagem frente os cuidados paliativos em oncologia pediátrica
author Nunes, Cintia Fonseca
author_facet Nunes, Cintia Fonseca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Liliane Faria da
Silva, Liliane Faria da
Machado, Maria Estela Diniz
Espírito Santo, Fátima Helena do
Silva, Luciana Rodrigues da
Machado, Maria Estela Diniz
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Cintia Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidados paliativos
Câncer
Enfermagem
Pediatria
Música
Neoplasias
Cuidados paliativos
Enfermagem pediátrica
Estudantes de enfermagem
Música
Palliative care
Cancer
Nursing
Pediatrics; music
topic Cuidados paliativos
Câncer
Enfermagem
Pediatria
Música
Neoplasias
Cuidados paliativos
Enfermagem pediátrica
Estudantes de enfermagem
Música
Palliative care
Cancer
Nursing
Pediatrics; music
description A dinâmica musical para sensibilização para acadêmicos de enfermagem frente aos cuidados paliativos em oncologia pediátrica foi o objeto deste estudo, que teve como objetivos aplicar uma dinâmica musical como forma de sensibilização dos acadêmicos de enfermagem nos cuidados paliativos em oncologia pediátrica e discutir o uso da dinâmica musical como estratégia de sensibilização dos acadêmicos de enfermagem frente aos cuidados paliativos em oncologia pediátrica. Pesquisa qualitativa com Método Criativo e Sensível, realizada na escola de enfermagem de uma universidade federal, localizada no Rio de Janeiro. Os participantes da pesquisa foram 10 acadêmicos de enfermagem, que estavam cursando o último período da graduação. A coleta de dados foi realizada outubro de 2016, por meio da dinâmica intitulada “Corpo-musical”. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob nº 1.786.838. As falas dos participantes foram transcritas na íntegra e analisadas através análise temática. Os resultados apontaram para o uso da dinâmica como forma de sensibilização dos acadêmicos para os cuidados paliativos em oncologia pediátrica, estes destacaram a importância da dinâmica na prática assistencial, e sua contribuição para devolver a qualidade da assistência, além de revigorar a equipe de saúde. Salientaram para a necessidade de o profissional ter empatia e abordaram a fragmentação das disciplinas, o despreparo e falta de oportunidade para vivenciar a oncologia pediátrica e o luto, trazendo a dinâmica como uma forma de aproximação com a prática. A dinâmica favoreceu a reflexão sobre estratégias de enfrentamento dos cuidados no momento final de vida, apontando a presença do enfermeiro e o ato de conversar com o paciente e família para tentar melhorar a qualidade de vida do paciente. Os participantes ressaltaram a possibilidade de utilizarem a dinâmica musical na prática profissional, frisando para os benefícios de auto cuidado que ela trouxe, como relaxamento, calma e facilitou o pensar em possibilidades terapêuticas. Conclui-se que a dinâmica musical demonstrou ser uma estratégia adequada para sensibilização dos acadêmicos de enfermagem para os cuidados paliativos em oncologia pediátrica, despertando neles a reflexão para um cuidado mais atento e para a necessidade de se abordar o tema em todo o processo de formação, de forma longitudinal.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-05-05T18:51:54Z
2017-05-05T18:51:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Nunes, Cintia Fonseca. Dinâmica musical para sensibilização dos acadêmicos de enfermagem frente os cuidados paliativos em oncologia pediátrica. 2016. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, 2016.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/3458
identifier_str_mv Nunes, Cintia Fonseca. Dinâmica musical para sensibilização dos acadêmicos de enfermagem frente os cuidados paliativos em oncologia pediátrica. 2016. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, 2016.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/3458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823710066180096