Variáveis determinantes para formação do conceito preliminar de curso nas avaliações do ENADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Guilherme
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8720
Resumo: O desenvolvimento de modelos de mensuração da qualidade de cursos superiores e instituições ainda e assunto bastante discutido na literatura internacional dada a diversidade de dimensões e interesses de avaliação. Organismos multilaterais têm estimulado a avaliação como instrumento de aprimoramento e controle social. No que se refere as políticas públicas do Brasil, houve um considerável aumento de gastos em ensino, sobretudo na última década. Nacionalmente, uma das métricas de mensuração da qualidade do ensino superior e das instituições e o Enade, com provas realizadas em ciclos trienais de avaliação. Este trabalho tem como principal objetivo investigar os dados de avaliação de 2015 disponibilizados pelo INEP e verificar a composição do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) como indicador de qualidade. Com este intuito foram utilizadas três técnicas estatísticas: Análise exploratória de dados, análise do componente principal e análise do fator. Para diferentes configurações de amostragem, os resultados indicam que a organização didático-pedagógica, Infraestrutura e Instalações e oportunidades de ampliação da formação são as variáveis que mais exercem influência na composição do CPC
id UFF-2_dc1c52cdd7dbde041865d6f892712616
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/8720
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Variáveis determinantes para formação do conceito preliminar de curso nas avaliações do ENADEEnadeConceito preliminar de cursosQualidade do ensino superiorAdministraçãoPreliminar course conceptHigher education qualityO desenvolvimento de modelos de mensuração da qualidade de cursos superiores e instituições ainda e assunto bastante discutido na literatura internacional dada a diversidade de dimensões e interesses de avaliação. Organismos multilaterais têm estimulado a avaliação como instrumento de aprimoramento e controle social. No que se refere as políticas públicas do Brasil, houve um considerável aumento de gastos em ensino, sobretudo na última década. Nacionalmente, uma das métricas de mensuração da qualidade do ensino superior e das instituições e o Enade, com provas realizadas em ciclos trienais de avaliação. Este trabalho tem como principal objetivo investigar os dados de avaliação de 2015 disponibilizados pelo INEP e verificar a composição do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) como indicador de qualidade. Com este intuito foram utilizadas três técnicas estatísticas: Análise exploratória de dados, análise do componente principal e análise do fator. Para diferentes configurações de amostragem, os resultados indicam que a organização didático-pedagógica, Infraestrutura e Instalações e oportunidades de ampliação da formação são as variáveis que mais exercem influência na composição do CPCThe development of models for measuring the quality of higher education and institutions is still very much discussed in the international literature given the multiplicity of evaluation optics and interests. Multilateral organizations have stimulated evaluation as an instrument of improvement and social control. With regard to public policies in Brazil, there has been a considerable increase in education spending, especially in the last decade. Nationaly, one of the higher education quality measurement metrics is Enade with its trienal exams. The main objective of this study is to investigate the evaluation data of 2015 made available by INEP and verify if the Preliminary Course Concept is an indicator of quality. In this regard, three statistical methodologies has been used: Exploratory Data Analysis, Principal Component Analysis and Factor Analysis. Through di erent sampling arrangements, results indicate that Didactic pedagogical Organization, Infrastructure and Facilities and Opportunities for Expansion of Training are variables that influence the most in the composition of the Preliminary Course Concept59 f.NiteróiLevy, ArielCastro Júnior, Joel de Lima PereiraSilva, Eduardo Camilo daSouza, Guilherme2019-02-22T19:33:51Z2019-02-22T19:33:51Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSouza, Guilherme. Variáveis determinantes para formação do conceito preliminar de curso nas avaliações do Enade / Guilherme Souza; Ariel Levy, orientador. Niterói, 2018. 59 f.https://app.uff.br/riuff/handle/1/8720Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-28T23:31:49Zoai:app.uff.br:1/8720Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-04-28T23:31:49Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Variáveis determinantes para formação do conceito preliminar de curso nas avaliações do ENADE
title Variáveis determinantes para formação do conceito preliminar de curso nas avaliações do ENADE
spellingShingle Variáveis determinantes para formação do conceito preliminar de curso nas avaliações do ENADE
Souza, Guilherme
Enade
Conceito preliminar de cursos
Qualidade do ensino superior
Administração
Preliminar course concept
Higher education quality
title_short Variáveis determinantes para formação do conceito preliminar de curso nas avaliações do ENADE
title_full Variáveis determinantes para formação do conceito preliminar de curso nas avaliações do ENADE
title_fullStr Variáveis determinantes para formação do conceito preliminar de curso nas avaliações do ENADE
title_full_unstemmed Variáveis determinantes para formação do conceito preliminar de curso nas avaliações do ENADE
title_sort Variáveis determinantes para formação do conceito preliminar de curso nas avaliações do ENADE
author Souza, Guilherme
author_facet Souza, Guilherme
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Levy, Ariel
Castro Júnior, Joel de Lima Pereira
Silva, Eduardo Camilo da
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Guilherme
dc.subject.por.fl_str_mv Enade
Conceito preliminar de cursos
Qualidade do ensino superior
Administração
Preliminar course concept
Higher education quality
topic Enade
Conceito preliminar de cursos
Qualidade do ensino superior
Administração
Preliminar course concept
Higher education quality
description O desenvolvimento de modelos de mensuração da qualidade de cursos superiores e instituições ainda e assunto bastante discutido na literatura internacional dada a diversidade de dimensões e interesses de avaliação. Organismos multilaterais têm estimulado a avaliação como instrumento de aprimoramento e controle social. No que se refere as políticas públicas do Brasil, houve um considerável aumento de gastos em ensino, sobretudo na última década. Nacionalmente, uma das métricas de mensuração da qualidade do ensino superior e das instituições e o Enade, com provas realizadas em ciclos trienais de avaliação. Este trabalho tem como principal objetivo investigar os dados de avaliação de 2015 disponibilizados pelo INEP e verificar a composição do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) como indicador de qualidade. Com este intuito foram utilizadas três técnicas estatísticas: Análise exploratória de dados, análise do componente principal e análise do fator. Para diferentes configurações de amostragem, os resultados indicam que a organização didático-pedagógica, Infraestrutura e Instalações e oportunidades de ampliação da formação são as variáveis que mais exercem influência na composição do CPC
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-02-22T19:33:51Z
2019-02-22T19:33:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Souza, Guilherme. Variáveis determinantes para formação do conceito preliminar de curso nas avaliações do Enade / Guilherme Souza; Ariel Levy, orientador. Niterói, 2018. 59 f.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/8720
Aluno de Graduação
identifier_str_mv Souza, Guilherme. Variáveis determinantes para formação do conceito preliminar de curso nas avaliações do Enade / Guilherme Souza; Ariel Levy, orientador. Niterói, 2018. 59 f.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/8720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135479201562624