Aprendendo a aprender: mapeamento de programas de competência em informação no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Natália Leite da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25189
Resumo: A Competência em Informação investiga as formas pelas quais indivíduos identificam a necessidade, acessam, avaliam e utilizam informações em diversos níveis e modalidades educacionais e contextos de atuação profissional e, nesse sentido, destacam-se os Programas de Competências em Informação. Baseado na escassez de produções científicas acerca do assunto proposto, o presente estudo tem como objetivo entender como vem sendo desenvolvidos os Programas de Competência em Informação nos últimos anos no Brasil. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura em periódicos indexados nos últimos três anos, publicados em português e que estivessem disponíveis na íntegra. Observou-se que os Programas de Competência em Informação se desenvolveram devido à necessidade que teóricos observaram de colocar em prática discussões conceituais acerca do que significa acessar, avaliar e absorver informações na atualidade. Assim, ressalta-se a importância da criação e manutenção de Programas de Competência em Informação, especialmente os voltados para a educação profissional.
id UFF-2_dc807abf21c41c9577cae0201062c224
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25189
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Aprendendo a aprender: mapeamento de programas de competência em informação no BrasilCompetência em informaçãoLetramento informacionalHabilidade de pesquisaCapacitação profissionalServiço de referênciaLetramento informacionalServiço de referênciaInformation literacyResearch skillsProfessional competenceReference serviceA Competência em Informação investiga as formas pelas quais indivíduos identificam a necessidade, acessam, avaliam e utilizam informações em diversos níveis e modalidades educacionais e contextos de atuação profissional e, nesse sentido, destacam-se os Programas de Competências em Informação. Baseado na escassez de produções científicas acerca do assunto proposto, o presente estudo tem como objetivo entender como vem sendo desenvolvidos os Programas de Competência em Informação nos últimos anos no Brasil. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura em periódicos indexados nos últimos três anos, publicados em português e que estivessem disponíveis na íntegra. Observou-se que os Programas de Competência em Informação se desenvolveram devido à necessidade que teóricos observaram de colocar em prática discussões conceituais acerca do que significa acessar, avaliar e absorver informações na atualidade. Assim, ressalta-se a importância da criação e manutenção de Programas de Competência em Informação, especialmente os voltados para a educação profissional.Competence in Information is the ability that individuals have to access, evaluate and use a certain information, and should be applied at various levels and educational modalities, including professional education, through Information Skills Programs. Based on the scarcity of scientific productions on the proposed subject, this study aims to understand how information skills programs have been developed in recent years in Brazil in the last three years, thus seeking to identify in the national literature the use of programs that allow the acquisition of information skills and skills in the educational context. In order to achieve the proposed objective, an integrative literature review was carried out, based on journals indexed in the last 10 years, published in Portuguese and available in full. It was observed that the Information Competence Programs developed due to the need that theorists observed to put into practice conceptual discussions about what it means to access, evaluate and absorb information nowadays. Thus, it is indicated that there is the creation of theoretical and practical models of Information Skills Programs specifically aimed at Professional Education in our society.38 p.Milani, Suellen Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/2821128318835622Moraes, Marielle Barros dehttp://lattes.cnpq.br/2048406155037221Rubén Alvarez, Gonzalohttp://lattes.cnpq.br/5536314656072805Silva, Natália Leite da2022-06-13T17:06:55Z2022-06-13T17:06:55Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Natália Leite da. Aprendendo a aprender: mapeamento de programas de competência em informação no Brasil. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25189CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-14T13:36:29Zoai:app.uff.br:1/25189Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-06-14T13:36:29Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendendo a aprender: mapeamento de programas de competência em informação no Brasil
title Aprendendo a aprender: mapeamento de programas de competência em informação no Brasil
spellingShingle Aprendendo a aprender: mapeamento de programas de competência em informação no Brasil
Silva, Natália Leite da
Competência em informação
Letramento informacional
Habilidade de pesquisa
Capacitação profissional
Serviço de referência
Letramento informacional
Serviço de referência
Information literacy
Research skills
Professional competence
Reference service
title_short Aprendendo a aprender: mapeamento de programas de competência em informação no Brasil
title_full Aprendendo a aprender: mapeamento de programas de competência em informação no Brasil
title_fullStr Aprendendo a aprender: mapeamento de programas de competência em informação no Brasil
title_full_unstemmed Aprendendo a aprender: mapeamento de programas de competência em informação no Brasil
title_sort Aprendendo a aprender: mapeamento de programas de competência em informação no Brasil
author Silva, Natália Leite da
author_facet Silva, Natália Leite da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Milani, Suellen Oliveira
http://lattes.cnpq.br/2821128318835622
Moraes, Marielle Barros de
http://lattes.cnpq.br/2048406155037221
Rubén Alvarez, Gonzalo
http://lattes.cnpq.br/5536314656072805
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Natália Leite da
dc.subject.por.fl_str_mv Competência em informação
Letramento informacional
Habilidade de pesquisa
Capacitação profissional
Serviço de referência
Letramento informacional
Serviço de referência
Information literacy
Research skills
Professional competence
Reference service
topic Competência em informação
Letramento informacional
Habilidade de pesquisa
Capacitação profissional
Serviço de referência
Letramento informacional
Serviço de referência
Information literacy
Research skills
Professional competence
Reference service
description A Competência em Informação investiga as formas pelas quais indivíduos identificam a necessidade, acessam, avaliam e utilizam informações em diversos níveis e modalidades educacionais e contextos de atuação profissional e, nesse sentido, destacam-se os Programas de Competências em Informação. Baseado na escassez de produções científicas acerca do assunto proposto, o presente estudo tem como objetivo entender como vem sendo desenvolvidos os Programas de Competência em Informação nos últimos anos no Brasil. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura em periódicos indexados nos últimos três anos, publicados em português e que estivessem disponíveis na íntegra. Observou-se que os Programas de Competência em Informação se desenvolveram devido à necessidade que teóricos observaram de colocar em prática discussões conceituais acerca do que significa acessar, avaliar e absorver informações na atualidade. Assim, ressalta-se a importância da criação e manutenção de Programas de Competência em Informação, especialmente os voltados para a educação profissional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-06-13T17:06:55Z
2022-06-13T17:06:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Natália Leite da. Aprendendo a aprender: mapeamento de programas de competência em informação no Brasil. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25189
identifier_str_mv SILVA, Natália Leite da. Aprendendo a aprender: mapeamento de programas de competência em informação no Brasil. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838751518359552